Depois da minha experiência em Derinkuyu, na Turquia, fico meio "cabreira" quando se trata de grutas e outros buracos mas esta gruta tem uma entrada bem ampla e clara, acabei me encantando.
O início da formação da Gruta do Lago Azul ocorreu há dezenas de milhões de anos. A foto abaixo não é minha. A grande entrada permite a incidência direta da luz do Sol. Os raios solares, ao penetrarem no lago presente no seu interior, fornecem efeito óptico de incrível cor azul.
Como tudo em Bonito, o passeio é seguro e bem organizado, com guia credenciado e com o máximo cuidado para preservar o local.Gruta Azul em Bonito, MS |
Udus em Bonito,Ms |
A água que se infiltra pelo teto da caverna, num contínuo gotejamento e deixa precipitar pequena quantidade de carbonato.
Através desse lento e persistente processo formaram-se e continuam se formando as inúmeras estalactites que ornamentam o teto da caverna e as estalagmites no piso. Eles são fundamentais para o estudo da variação climática do nosso planeta nos últimos milhares de anos.
No lago, ao fundo da gruta, vivem espécies raras de animais aquáticos, com tamanhos inferiores a 1 cm, encontrados apenas no ambiente subterrâneo, sem luz. Por isso são despigmentados e cegos. Foram também encontradas ossadas de animais que aqui viveram no Período Pleistoceno. Entre as ossadas, foram identificados fósseis de bicho-preguiça gigante, que atingiam 3 m de altura e do temido tigre-dente-de-sabre, entre outros. Estes animais aqui viveram quando o clima devia ser mais seco e a umidade da gruta deve te-los atraído, funcionando como uma armadilha natural.
Comentários