Pular para o conteúdo principal

Vale Histórico - Areias

Meia horinha depois de Silveiras já se está em Areias.
Hotel Santana, Areias, SP
 A cidade  já serviu de pouso para Dom Pedro I e sua comitiva durante a viagem na qual proclamaria a Independência do Brasil em 1822. Ele ficou nesse hotel, o Santana, no apartamento lá em cima. 
Hotel Imperial, Areias, SP
Hoje ainda funciona e se chama Hotel Imperial. Manteve a carinha de antigamente mas tem um anexo mais moderninho nos fundos. Repare na largura das tábuas do piso na imagem da direita! Os apartamentos da parte antiga tem banheiro coletivo. 
Solar do Capitão-Mor, Areias, SP
O prédio, de 1798, era conhecido como Solar do Capitão-Mor. Em 1888 foi palco de uma das últimas festas da monarquia organizada pela princesa Isabel para comemorar a abolição da escravatura.
Areias, SP
Algumas casas ainda conservam características da época do apogeu do café. A proprietária dessa farmácia disse que em Areias as pessoas demoraram para acordar e que esteve em Bananal e ficou impressionada com a restauração das casas.
Casarão de 1825 em Areias, SP
Por muitos anos funcionou neste casarão de 1825 a Santa Casa de Misericórdia e, depois da restauração em 1997, passou a sediar uma escola.
 Esse prédio foi erguido em 1833 para servir de Casa de Câmara e Cadeia (na parte de baixo). Em 1873 passou a abrigar também a Comarca. Entre 1907 e 1911 o escritor Monteiro Lobato trabalhou aqui como promotor. A cadeia hoje é uma biblioteca. 
Areias, SP
 Os barões do café de Areias foram os primeiros a trazer professores estrangeiros para educar seus filhos. A cidade é repleta de construções  históricas. 
A Igreja Matriz, cuja obras começaram em 1792 só foi terminada em 1874 é outro exemplar da  imponência da cidade. Pena que estava fechada. Eu ando adorando visitar igrejas.
Esta figueira viu muita coisa desde 1725, que é desde quando se tem notícias dela. Na sua sombra paravam os tropeiros de passagem para o Porto de Mambucaba, próximo de Paraty. Eles levavam o café vindo da Província de São Paulo. Em 1748 foi o local escolhido para a criação da Vila de Sant'Anna da Paraíba Nova.
Recanto dos Pássaros, Areias
 Eu estava querendo uns passarinhos sem pintura para brincar de pintar e estava difícil de achar quem os produzia. Pergunta daqui e dali, achei literalmente o ninho deles. O Recanto dos Pássaros, do casal Sonia e Marcio. Os dois trabalham juntos.
Fica a dica para quem quiser brincar também. Av. Benedito de Oliveira Ramos n. 646. tel: (12) 3107-1404.
Faltou conhecer a Fazenda Vargem Grande que, pelo que li, é um show de história e beleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...