Virginia Costa

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Curiosidades sobre o Empire State Building

São 108 andares sendo o deck de observação no 86o andar. São 443 m de altura com a antena (381 m sem). 
Como sua construção (1931) coincidiu com a Grande Depressão, no início poucas salas foram alugadas. Chegou a ser chamado de Empty State Building. Nessa época a renda do observatório empatava com a dos aluguéis. Setenta e sete por cento das salas estavam desocupadas. Em 1951 foi vendido pelo maior preço pago até então por um imóvel na história imobiliária.
 Em 1945 um bombardeiro B-25 Mitchell, na neblina,  bateu contra o prédio, entre o 79o e o 80o andares. Um motor atravessou  para outro prédio incendiando uma cobertura. O outro motor e parte do trem de pouso caíram pelo poço de um dos elevadores.(mais info). Em 40 minutos o incêndio foi controlado.
Quatorze pessoas morreram. Três no avião e 11 no prédio. Uma ascensorista, dentro do elevador, sobreviveu à queda de 75 andares e até hoje mantem o recorde de maior, digamos, tombo,no Guinness Book.
Nesses anos todos, mais de 30 pessoas tentaram suicídio pulando lá de cima. Infelizmente, a grande maioria conseguiu. Em 1947 uma moça de 23 anos saltou do deck e caiu em cima de uma limousine estacionada embaixo.
Estranhamente, seu corpo ficou intacto, ela parecia dormindo segurando o colar de pérolas. Um rapaz, estagiário de fotografia, tirou umas fotos minutos depois do ocorrido e estas fotos foram publicadas na Life Magazine. Detetives encontraram no deck uma carta explicando os motivos junto ao seu casaco muito bem dobrado. Ficou conhecido como" o suicídio mais bonito", se é que isso é possível e Andy Warhol, mais tarde fez uma obra a respeito. Vinte e três anos!! Fiquei muito impressionada com essa história.
Dois anos depois de pronto (1933) o edifício já virou estrela de cinema no filme King Kong.
King Kong (1933)
 e em muitos outros como Sleepless in Seattle (adorei), Love Affair e em vários desenhos animados. 
O edifício é um ótimo pára raios para a região toda. É atingido por raios uma média de 100 vezes por ano.
Em dia claro pode-se ver até cinco estados. Tem 73 elevadores.
Tem um pessoal que compete todos os anos para ver quem chega primeiro, pela escada, até o 86o andar. Pode? O recorde é por volta de 9 minutos. 
Esse absurdo de  prédio foi construído em 11 meses por esses caras aí! Foto de Lewis Hine
Por causa de tantas empresas no prédio, ele tem seu próprio CEP. 
A restauração do lobby art deco levou dois anos. Mais tempo do que o prédio levou para ser construído e é considerado um Historic Landmark. 
Ele nem é o mais alto do momento mas é visitado por 3 milhões de pessoas anualmente. Para visitar você passa pela fila da segurança, da bilheteria e dos elevadores, mas vale a pena, não acham?

Nenhum comentário: