domingo, 12 de novembro de 2017

Canela, RS- O Que Fazer

Catedral de Pedra de Canela
A gente quase não percebe quando sai de Gramado e entra em Canela.  As duas cidades são praticamente interligadas.
Mundo a Vapor
 No curto trajeto, muitas lojas enormes de móveis, sapatos e parques temáticos.
O Reino do Chocolate
Fábricas de chocolate, Museu dos Beatles, Super Carros, Terra Mágica Floribal, Museu de Cera, uma infinidade de atrações. Um paraíso para crianças.  
 Lá eu já tinha umas coisinhas anotadas para fazer. Planejei meses essa viagem e sabia que não daria tempo para tudo. Ainda bem que a Lisbeth foi comigo e dirigiu o tempo todo. Com o pé recém quebrado eu estaria em apuros.
Castelinho Caracol-Canela
O primeiro da lista era o Castelinho Caracol, a casa da família Franzen. É um misto de casa de chá e museu. Chegamos num horário super razoável mas estava fechada. Bati na porta e disseram que estavam numa pausa para lanche (?). Não quisemos esperar. É que a Lisbeth estava querendo comer uma apfelstrudel e li que a deles é ótima. 
Castelinho Caracol - Canela
A casa é  linda, foi construída entre 1913 e 1915 com madeira de araucária e sistema de encaixes sem pregos. 
Caminho das Graças - Canela
Ali pertinho tem o Caminho das Graças mas não vale a pena, Deus que me perdoe. Esperava, não sei por que, mini capelinhas mas elas são mini demais, não tem onde parar. Não vale a pena.

Se gostam de comida alemã, indico o Schnitzelstubb. O próprio dono, alemão há dezenove anos no Brasil, cozinha. Pensem numa comida boa. 
Me disseram que antes ele só fazia apfelstrudel no mesmo local mas depois resolveu servir comidas. Agora, só quem almoça ou janta lá pode comer a famosa apfelstrudel. 
Ela ficou famosa e o pessoal volta para come-la mas ele não serve, só se almoçar. Coisa de alemão hehehe. O local tem cara de Alemanha mas merecia uma repaginada. 
O importante é que a comida é uma delícia. Rua Baden Powell 246.
Canela- Fábrica de Velas
 Visitamos também uma fábrica de velas, a Flammi Mundo da Vela. Rua Julio Fúlvio Schmitt,90 
Lá tem uma grande variedade a preços bons.
O Espaço 273 é da decoradora Claudia Peressoni e de sua filha.Cláudia é autora de muitas produções que decoram a cidade em datas e eventos especiais.É um espaço com café, arte e artesanato local bem selecionado. Queria um passarinho do Zé Passarinho (José Carlos Assumpção da Silva) mas não tinha por que ele não estava encontrando nó de pinho. Ele só trabalha com materiais ecológicos. É uma figura tão querida na cidade que em 2014, após ter a casa incendiada, viu a comunidade se unir para ajudá-lo a reconstruir seu ninho.R. Ten. Manoel Corrêa, 273
A construção da Igreja Matriz de Canela teve inicio em 1953 com projeto do arq. Bernardo Satori, em estilo gótico. É realmente muito marcante e linda. Tem 65 metros de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze.
Interior da catedral de Canela
Outra verdadeira obra de arte é o altar esculpido em madeira pelo uruguaio Júlio Tixe. Como tema da escultura: a Santa Ceia. A Via Sacra que ornamenta os dois lados internos foi confeccionada por Pablo Orona Herrera, escultor e restaurador de arte sacra. Os quadros são feitos de madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila.Os coloridos vitrais que iluminam a Catedral de Pedra de Canela representam a ladainha de Nossa Senhora. No altar, três painéis pintados pelo artista gaúcho Marciano Schimitz retratam a aparição de Nossa Senhora, a alegoria dos anjos e a anunciação. O mesmo artista assina os brasões dos quatro evangelistas. Nossa Senhora de Lourdes foi escolhida padroeira da paróquia pela comunidade canelense. A paróquia Nossa Senhora de Lourdes foi fundada em 1937.
E depois, pegamos a estrada de novo rumo a Porto Alegre. Em vários trechos vimos esta cena na estrada, pessoas vendendo pinhões cozidos e mel.

Nenhum comentário: