Pular para o conteúdo principal

Dinkelsbühl- Lendas, Encantos e Curiosidades

Dinkelsbühl é puro charme. Tem hoje uns 12 mil habitantes e fica na chamada Franconia Central, na Alemanha. Embora tenha ficado sob cerco umas oito vezes (entre os católicos leais ao imperador e os reis suecos evangélicos), sobreviveu incólume às duas guerras mundiais e sofreu poucos danos na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648).
Dinkelsbühl
Vi uma foto na internet e não parei de pensar nela. A viagem de ônibus foi muito bonita. A gente desce fora dos muros da cidade. O muro tem uns 2,5 km, 16 torres e 4 portões.
Olha a Leticia empurrando as malas
Tem que andar um pouco por um parque agradável. Daí, a primeira coisa a fazer lá é perguntar pelo Tourist Information Center que fica no prédio da antiga prefeitura. Repare que em cima do telhado desse prédio tem um ninho de cegonhas e câmeras que acompanham o crescimento dos filhotes live. Acho que é um projeto e existem mais de 400 câmeras entre Alemanha e outros países. A chegada das cegonhas no início da primavera costuma ser um motivo de celebração. Essas aves migratórias estão associadas à felicidade e o momento de seu retorno para a Europa marcaria o fim do inverno. 
O atendimento é excelente e a gente sai com um mapa da cidade e aproveita para perguntar de tudo. Tem um museu bem documentado no porão sobre a época da caça às bruxas.
Dinkelsbühl viveu esse processo e no museu eles desmentem algumas coisas e acrescentam outros detalhes.
Dinkelsbuehl abriu mão do seu status de Cidade Imperial Livre em 1802, mas em 1806 o Rei Ludwig I da Baviera promulgou um decreto proibindo a destruição dos muros e torres. Isso era feito normalmente para aproveitamento de material. Que homem sábio!
Por causa da sua importância estratégica na rota comercial, Dinkelsbuehl já era extremamente fortificada e a muralha da cidade, os portões e as torres ainda estão em bom estado.
A cidade foi tomada pelas tropas suecas sem luta por causa de uma criança, Lore, filha de um sentinela.
Lagoa que eram fosso para dar mais proteção à muralha
Em 1632, a tropa sueca estava há dias acampada do lado de fora da cidade pronta para invadir. Mandado pelo rei da Suécia, o comandante, Coronel Klaus Dietrich von Sperreuth, já impaciente, exigia a rendição ou iria atear fogo na cidade. O Conselho já não sabia o que fazer. Durante as negociações, um dos suecos deixou escapar que o comandante estava de luto por causa da morte recente de seu jovem filho. Quando Lore soube disso, procurou o Conselho com um plano audacioso. O Conselho já tinha decidido que se renderiam mas Lore propôs que ela se encontraria com os suecos invasores com uma delegação de crianças para implorar misericórdia.
Rothenburger Tor - Dinkelsbühl
Os portões da cidade foram arrebentados e o exército sueco avançou cidade adentro galopando. Deram de cara com centenas de crianças implorando misericórdia lideradas pela corajosa Lore. O caminho ficou bloqueado. Reza a lenda que, no meio daquele mundo de crianças, havia um menino que era a cara do filho morto do comandante. Ele se comoveu, pegou o menino, colocou-o no seu cavalo e proclamou a cidade fora de perigo. Disse: " Seus filhos são os salvadores de Dinkelsbühl. Lembrem-se sempre da dívida de gratidão que vocês têm com eles." 
Die Schranne
Saindo dessa casa amarela que era um mercado, todos os anos, na mesma data, a cidade toda se une numa festa para homenagear as crianças e encenam esta lenda. Com mais de 1100 performers o evento é um espetáculo. Os atores são divididos em dois grupos e trocam os papéis anualmente para que todos tenham a oportunidade de participar. O festival Kinderzeche (Childre's Feast) dura duas semanas com várias atividades em julho.
Kinderzech - Zeughaus
Nesta casa enxaimel enorme, que era o celeiro da cidade, tinha um museu com as roupas e acessórios usadas no festival. Algumas vestimentas tem mais de 100 anos. A casa com 7 andares (tem um porão) está sendo restaurada com todo critério. Uma restauração dessas envolve muita gente, pesquisa, critério, documentação, supervisão, etc. 
 As placas de comércio são escritas em letras góticas.
Sparkasse
Olhando de fora ninguém diz que isso é um banco, por exemplo, mas é. Algo como a nossa Caixa Econômica. 
Casa enxaimel - Dinkelsbühl - Alemanha
Com tantas casas lindas com 200 a 600 anos de idade, fiquei desorientada, tudo era motivo para fotografar.
Não conseguíamos parar de caminhar, exploramos a cidade inteira.
Gasthaus zur Sonne - Dinkelsbüh
Nosso hotel, Gasthaus zur Sonne, era muito bem localizado e tinha um restaurante concorrido na calçada. Tem que reservar mesmo.
Gasthaus zur Sonne - Dinkelsbüh
O quarto foi construído numa ala nova e era como um apartamento, tinha sala, uma cozinha completa, um bom banheiro e até uma sacada grande com mesinha.
Nem contava com a cozinha!
Gasthaus zur Sonne - Dinkelsbüh
 O Gasthaus zur Sonne é uma casa patrícia do século XVI. A primeira evidência da sua existência é de 1655 quando o Conde palatino e o Duque da Baviera passaram para almoçar com esposa e séquito. Sua última restauração foi em 2012.
Dinkelsbuhl foi mencionada a primeira vez em documentos oficiais em 1188 mas acredita-se ter sido fundada 300 anos antes. Cresceu entre duas rotas comerciais importantes que com o tempo se tornaram vias turísticas percorridas até hoje. 
O cruzamento das duas vias era marcado com uma torre de defesa no seculo XII que mais tarde foi incorporada ao enorme Mosteiro de São George, na praça principal. 
Mosteiro de São George -Dinkelsbühl - Alemanha
Esta igreja sofreu várias modificações e restaurações através dos séculos mas se mantem essencialmente inalterada desde o século XVII.
Mosteiro de São George -Dinkelsbühl - Alemanha
Embora seja meio discreta, por fora a sua abóboda interior é uma das mais bonitas do sul da Alemanha.
Tem altares belíssimos inclusive o Altar of St. Sebastian que é de 1520. A porta em arco e a torre são 250 anos mais velhas que a igreja, em estilo românico.
Wine Market -Dinkelsbühl - Germany
Mas o que rende mais fotos são essas seis casas em frente à igreja. A da esquina é a Gustav-Adolf-Haus, era um lugar onde pesavam mercadorias e uma taberna  para os membros do conselho. Também já alojou pessoas renomadas como o Imperador Karl V(1546) e o Rei Gustav Adolf da Suécia (1632).
Gustav-Adolf-Haus - Dinkelsbühl
Quando os membros do conselho se reuniam ali para alguma deliberação eles fechavam as janelas. Depois abriam e já davam os resultados ali da janela direto para o povo na praça Weinmarkt. Hoje é a biblioteca da cidade. Reparem só na beleza do telhado!

Deutsches Haus - Dinkelsbuehl - Germany
Uma delas, a "Deutsches Haus" de tão linda já foi até selo em 2012. Foi de um patrício rico e na época, para mostrar pujança, as pessoas iam enfeitando a fachada. Ter muitas janelas também significava riqueza pois só ricos poderiam manter aquecida uma casa com tantas janelas. É um primor!
Casa enxaimel - Dinkelsbuehl - Germany
Hoje é um hotel quatro estrelas com um restaurante premiado pela comida típica da Baviera.
Bäuerlinsturm- Dinkelsbuehl
 Esta torre tem duas coisas diferentes. As duas janelinhas de baixo eram do alojamento para os carrascos que vinham de fora antes de Dinkesbuehl ter o seu oficial. Não poderiam ser vistos e ninguém queria te-los como hóspedes. A casinha em cima da torre era de um guarda que tinha que, além de tomar conta da torre e ficar de olho nos bandidos, ainda lidar com couro, coisa que cheira muito mal e para tratar o couro ele precisava de muita água que estava logo abaixo, no fosso que contornava parte da muralha. Ele fazia cintos, sapatos, bolsas, arreios, etc.

Night Watchman 
A iluminação da cidade de noite é com lampiões e conforme a tradição, o guarda noturno faz sua ronda. Ele veste roupa da época, carrega uma alabarda ( uma arma medieval), um lampião e uma corneta. Na Idade Média ele avisava os moradores sobre incêndios, ladrões, inimigos, vigiava o fechamento das portas das casas e dos portões da cidade, apartava brigas e podia interceptar suspeitos na rua. Hoje a sua ronda é bem mais tranquila e simbólica. Ele sai contando os casos pela cidade e as pessoas o seguem num tour gratuito. Ele para na porta de alguns restaurantes, toca o sino e o dono já sai oferecendo uma taça de vinho para ele. Eu não participei do tour, só o vi no restaurante onde estávamos. De abril a dezembro.
Nova Prefeitura de Dinkelsbuehl
Construída como habitação particular no ano de 1733 para a Família Bauer, Herr Bauer era responsável pela estação do correio, senador e mais tarde foi Presidente da Câmara da cidade. Em 1855 tornou-se Neues Rathaus ou a Nova Prefeitura e passou a abrigar a administração da cidade. No prédio da prefeitura nova tem um banheiro público ótimo. Aliás, na Alemanha isso não é um problema como em alguns países. É só olhar no mapa turístico que tem indicação de todos WC públicos da cidade. Na fachada tem uma frase falando que as corporações participam do regimento do Estado.
No moinho da cidade há muito tempo não se moe trigo. Hoje é aqui um museu muitíssimo interessante, The 3D Museum, onde você pode aprender tudo sobre ilusão de ótica, holografia e participar de muitas atividades. 
A construção amarela antiga à esquerda é o Spital, o antigo hospital para velhos, doentes e órfãos. Hoje é um asilo de idosos. No seu pátio é que acontece o Mercado de Natal.
Essa enorme construção enxaimel é de 1508. Era o celeiro de milho da cidade. O Reino cuidava do seu povo quando as colheitas eram ruins ou o inverno castigava muito. Hoje é um albergue bem equipado para jovens, escolas e famílias. Tem quadras, churrasqueiras, jogos e uma sala para pesquisas e experiências. 
Weib's Brauhaus
Fomos até a Weib's Brauhaus , cervejaria artesanal onde apenas mulheres fabricam a cerveja mas era o dia de descanso delas (Ruhetag). Elas têm no mesmo espaço uma pousada que me pareceu muito boa. 
Agora me diga uma coisa, é ou não é difícil ir embora de uma cidade dessas?
Dinkelsbühl
E falam que um dia só é suficiente. Não é não! 
 
 
Aqui, assim como em Rothenburg, o pessoal adora comer as Schnee Baelle, as bolas de neve, doce que existe há 300 anos mas antes era feito só em ocasiões especiais.

Comentários

Pé de Café disse…
Muito legal, parabens Virginia, adorei

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount