Pular para o conteúdo principal

Rothenburg ob der Tauber- Atrações que valem a pena

O Museu Medieval do Crime mostra o desenvolvimento do Direito desde o final da Idade Média até o século XIX.
Dama de Ferro
Algumas coisas são de arrepiar como essa dama de ferro, a capa do carrasco, cinto de castidade e castigos escolares. Nossa, só de lembrar já me embrulha o estômago.
Máscaras da vergonha
Máscaras destinadas a humilhar as pessoas que cometeram deslizes que para nós hoje seriam risíveis como cochilar durante a missa, fazer fofocas ou se exceder na bebida. Até os padeiros que fizessem pães muito pequenos ou muito grandes sofriam severas penalidades. O povo era bem sádico!
Uma das penalidades para casais que, segundo a mentalidade da época, não mereciam morar sob o mesmo teto que os protegia, era destelhar a casa. Quando o homem, por exemplo, não conseguia se defender das pancadas da sua esposa, a paz do lar ficava muito abalada. Os cidadãos então se juntavam para destelhar a casa deles.
Por apanhar da esposa e não conseguir revidar, o marido era obrigado a puxar um burro pela cidade com a mulher virada de costas no burro. Ou seja, eles estimulavam claramente o homem a bater na mulher.
 Casa dos Artesãos  (Handwerkerhaus) - Rothenburg ob der Tauber
Um museu bem mais singelo é a Casa dos Artesãos  (Handwerkerhaus) ou Antiga Câmara dos ofícios de Rothenburg. A casa é de 1270 e mostra como vivia uma família grande em onze pequenos cômodos.
Handwerkerhaus
A casa abrigou diversos tipos de artesãos ao longo dos séculos.
Ela permaneceu intacta por que o último morador era um sistemático que se fechou para a cultura e tecnologia.
Vivia isolado, colhia água da chuva, tinha um poço dentro de casa e passava bem sem energia elétrica. Um verdadeiro eremita.
 Casa dos Artesãos  (Handwerkerhaus)- Rothenburg ob der Tauber
Naquela época era comum as famílias terem quinze filhos. Dormiam várias crianças numa cama.
Acima é o quarto do casal. Cama estreita, né? E o teto bem baixo.
Käthe Wohlfahrt - Rothenburg ob der Tauber
Uma coisa que não pude ver mas não perderia por nada é o Museu Alemão do Natal. Fica dentro da Loja Käthe Wohlfahrt. Estava em reforma mas com certeza abrirão para o próximo Natal.
Judengasse 27
Uma curiosidade, o Padre argentino Jorge Mario Bergoglio morou nessa casa, no andar de baixo que era alugado pelo Goethe Institut para estudantes estrangeiros. Morou aqui para estudar alemão de 4 de agosto a 2 de outubro de 1986. Em 1985 ele estudou alemão no Goethe Institut de Boppard am Rhein, o mesmo onde eu estudei alemão!!! Que mundo pequeno, hehehe. Acabou sendo eleito Papa em 2013. Um querido por onde passou. As famílias de ambas as casas que o hospedaram foram privilegiadas por esse convívio.
Carrasco em Rothenburg ob der Tauber
Outro programa bem interessante é fazer esse tour com o carrasco. Enquanto a gente passeia pela cidade ele vai contando sobre as mazelas da sua profissão. Era uma profissão que passava de pai para filho mas o difícil era ele conseguir uma mulher que quisesse ser esposa do homem mais rejeitado da cidade. Além de morarem isolados, ninguém se aproximava nem dos filhos deles. Até na igreja tinham que ficar separados. O cemitério do verdugo era separado do cemitério público e não tinha lápide com inscrição mas sim grandes pedras marcando o túmulo. Tem muita coisa curiosa e horripilante sobre isso que eu li mas vou mudar de assunto.
De Rothenburg fomos de trem para Würzburg. De novo o rio Meno começa a aparecer na paisagem junto com vinhedos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount