A parte de Nova York que mais me impressionou foi essa. Tanta coisa para ver! E mal dava para tirar fotos de tanta gente que tinha, igualmente extasiada.
Dois altares foram desenhados pela Tiffany and Company e o baldachim acima, sobre o altar principal é todo de bronze.
Eu não estava preparada para tanta beleza, tantas obras de arte. O John D. Rockefeller Jr. foi um gênio. Passou a maior parte da sua vida envolvido com filantropia e acabou criando essa incrível "cidade dentro da cidade" durante os piores anos da Grande Depressão. Empregou 40 mil pessoas. Quando o Rockefeller Center foi oficialmente inaugurado, em maio de 1933, ele fez jus à crença da equipe de desenvolvimento de que arte era um ato de boa cidadania.
Estátua do Atlas em Nova York |
O escultor Lee Lawrie contribuiu com a maior parte das obras de arte, doze ao todo, incluindo a estátua do Atlas de frente para a 5th Ave e o notável relevo sobre a entrada principal do prédio da RCA. O Atlas segurando a abóbada celeste, conforme a lenda, é de bronze e foi feito em parceria com Rene Paul Chambellan. Em Art déco, pesa cerca de 7 toneladas e está posicionado na direção da Catedral de São Patrício.
No fundo da praça que vi em tantos filmes, fica a imponente estátua de bronze dourada do titã Prometheus trazendo o fogo para a humanidade. No inverno, essa praça se torna um popular (e caro) ringue de patinação. É centro de muitos eventos, inclusive o acendimento das luzes da árvore de Natal que é filmado ao vivo para o mundo todo.
Rockfeller Center |
Ao redor da praça, 200 bandeiras dos países membros das Nações Unidas, estados e territórios americanos.
Em 1962, a administração colocou uma placa na praça com uma lista de princípios nos quais John D. Rockefeller Jr. acreditava e que os tinha expressado inicialmente em 1941.
I believe in the supreme worth of the individual and in his right to life, liberty, and the pursuit of happiness.
I believe that every right implies a responsibility; every opportunity, an obligation; every possession, a duty.
I believe that the law was made for man and not man for the law; that government is the servant of the people and not their master.
I believe in the Dignity of labor, whether with head or hand; that the world owes no man a living but that it owes every man an opportunity to make a living.
I believe that thrift is essential to well ordered living and that economy is a prime requisite of a sound financial structure, whether in government, business or personal affairs.
I believe that truth and justice are fundamental to an enduring social order.
I believe in the sacredness of a promise, that a man's word should be as good as his bond; that character not wealth or power or position – is of supreme worth.
I believe that the rendering of useful service is the common duty of mankind and that only in the purifying fire of sacrifice is the dross of selfishness consumed and the greatness of the human soul set free.
I believe in an all-wise and all-loving God, named by whatever name, and that the individuals highest fulfilment, greatest happiness, and widest usefulness are to be found in living in harmony with His Will.
I believe that love is the greatest thing in the world; that it alone can overcome hate; that right can and will triumph over might.
O Rockefeller Center hoje é um complexo com 19 edifícios comerciais abrigando o Radio City Music Hall e a sede da NBC, onde no estúdio 8H é gravado o célebre Saturday Night Live. A série de televisão 30 Rock tem o nome inspirado no prédio. A série se passaria no edifício Rockefeller.
Channel Gardens, Nova York |
Outra coisa que me encantou foi essa promenade, chamada de Channel Gardens, um belo jardim bem em frente ao prédio G.E. com seis piscinas de granito com fontes encantadoras.
Channel Gardens, Nova York |
Todo mundo para ali para descansar e admirar. Li que a decoração dele muda constantemente. Em frente, nessa foto, a fachada da famosa loja de departamentos Sachs 5th Avenue.
Outras lojas de grife por ali têm a fachada tão bonita que não tem como não fotografar.
O edifício do G.E. tem 70 andares e dizem que do seu observatório tem-se a melhor vista da cidade. Chama-se Top of The Rock.
No lobby desse prédio antes havia um mural original do Diego Rivera que deu o que falar. Acabou sendo substituído pelos Rockefellers por causa do seu conteúdo supostamente comunista.
Rivera acabou recriando esse mural que hoje está no Palácio Nacional de Mexico. Detalhe de Luta de Classes mostrando um padre fazendo malandragem e comerciantes corruptos americanos, inclusive o senhor Rockfeller. Que ousado esse Diego!!
No lugar do mural de Diego Rivera hoje tem um mural de José Maria Sert chamado Progresso Americano. Dizem que os gigantes no topo dos pilares sempre te olham, não importa para onde você ande.
Sobre a entrada do prédio na 6th Ave há um mosaico chamado Intelligence Awakening Mankind ( A Inteligência Despertando a Humanidade), de Barry Faulkner. Foi feito com 1 milhão de pedaços de vidro colorido.
Bom, daí tem a lojinha da Lego, entre outras, com uma réplica perfeitinha do Rockefeller Center, com bandeirinhas e tudo.
Catedral de São Patrick |
E na Quinta Avenida tem a Saint Patrick's Cathedral, em estilo neogótico. Eu, que ando adorando visitar igrejas, não podia deixar de entrar, afinal, ela é a maior catedral católica dos Estados Unidos. Acomoda 2200 pessoas.
Catedral de São Patrick, New York |
Eu estava tããão cansada que tirei todas as fotos sentada num banco, sem me levantar. Olhem que maravilha esses vitrais! São mais de 2800 deles. A catedral abriu suas portas em 1879.
Catedral de São Patrick |
São Patrício é o santo padroeiro da Irlanda e esse nome foi dado à catedral em homenagem ao crescente numero de imigrantes desse país na cidade.
Catedral de São Patrick |
A catedral tem 21 altares e 19 sinos, cada um com o nome de um santo.
Oito arcebispos de Nova York estão enterrados na cripta embaixo do altar principal.Catedral de São Patrick |
Um dos dois órgãos tem 7855 tubos.
Lá há uma estátua da Pietá, criada em 1906 pelo escultor americano William O. Partridge. Ela é três vezes maior do que a feita por Michelangelo, na Basílica de São Pedro em Roma.
Comentários