Virginia Costa

quinta-feira, 9 de abril de 2009

WABI SABI- Aprendendo a ver o invisível

Wabi sabi is...
Vamos aprender juntos. Como disse antes, não sou decoradora, só fã e simpatizante. Li este nome em algum lugar e fiquei curiosa. Comecei a pesquisar e vi que o termo é muitíssimo amplo e super interessante. Tentarei resumir por que afinal, blog não é livro.
Chawan Wabi Sabi Japanese Style Shigaraki Clay Tea Bowl Matcha Tea Ceremony Teabowl George Watson
Tentar definir o que é wabi sabi em termos físicos seria como explicar o sabor de um pedaço de chocolate pela sua cor e forma a alguém que nunca o experimentou.
O que é wabi sabi ? Pergunte para um japonês e haverá um longo silencio. Faça a mesma pergunta para um americano e ele responderá rapidamente – “ É a beleza das coisas imperfeitas!” Por que os japoneses relutam na hora de responder sobre o significado de wabi sabi ? Estariam eles procurando por uma resposta diferente ?
Wabi Basins,   Artist: Stone Forest,   Solid Green-Grey Granite,   Dimensions: 5"
Kakuzo Okakura, autor do clássico The Book of Tea, tenta traduzir –“ como se fosse o avesso de um brocado, todas as linhas estão lá, mas não a sutileza da cor e do desenho.
Os ocidentais tendem a associar wabi sabi a características físicas como imperfeição, rusticidade, velho ou gasto, etc. 
DZine Trip | Wabi Sabi: Nothing lasts, nothing is finished and nothing is perfect! | http://dzinetrip.com
Embora wabi sabi até engoble essas qualidades, essas não são nem suficientes nem adequadas a essência do conceito. Wabi sabi não está atrelado rigidamente a uma lista de traços físicos. Ao contrário disso, é uma consciência profunda que transcende a aparência estética. Pode ser sentido, raramente verbalizado e muito menos definido.
Wabi Sabi may be seen in pottery where the pieces appear rustic and simple-looking, such as Japanese Hagi pottery with shapes that are not quite symmetrical, and colors or textures that appear to emphasize an unrefined or simple style. Wiki
 Se você focar o físico, verá somente o avesso do brocado e sua beleza real permanecerá escondida. Para se ver a verdadeira essência deve-se olhar além das aparências. TIM Wong, Ph.D. & Akiko Hirano, Ph.D.
Wabi Sabi decor:  Wabi Sabi is the Japanese art of finding beauty in imperfections and in nature. it’s the uneven wood grain or vintage piece with a tiny chip.  DO IT!:    do it wabi sabi style by accenting your surfaces and walls with natural, imperfect elements and enjoy their refreshing beauty and simplicity.
Na decoração seria uma preferência pela simplicidade e paz, com toques sutis de rusticidade, padrões como os encontrados nos bambus, palhas, barro e pedras. Refere-se ao que foi feito pelo homem e pela natureza. Refere-se a patina pelo desgaste, ao valor e beleza que um objeto passa a ter devido ao uso. Incorpora uma apreciação pelos ciclos da vida e pelos cuidadosos e delicados reparos feitos a esse objeto.
Simple and chic [ Wainscotingamerica.com ] #Bathrooms #wainscoting #design
Richard R. Powell summarizes by saying "It (wabi-sabi) nurtures all that is authentic by acknowledging three simple realities: nothing lasts, nothing is finished, and nothing is perfect."
Gray | Grey | Gris | グレー | Grigio | серый | Gurē | Colour | Texture |
Um bom exemplo pode ser visto em alguns estilos de cerâmica japonesa. Na cerimônia do chá, as xícaras usadas são frequentemente rústicas e de aparência simples, as Hagi ware, com formas que não são bem simétricas e cores e texturas que parecem enfatizar o estilo simples e pouco refinado. As xícaras até podem ser bem caras mas no fundo vai depender do conhecimento e observação do participante perceber a discernir os sinais escondidos de um excelente design ou verniz. É como se fosse saber apreciar um diamante bruto.
Wabi Sabi: The Art of the Imperfect: The elegant withering of an old ladder and chair  — via Wabi Sabi Style.
Algumas características da estética do wabi sabi são assimetria, aspereza, simplicidade, modéstia, intimidade e também sugere um processo natural.
Patricia Larsen's home in Baja
Wabi e sabi sugerem sentimentos de desolação e solidão. No Mahayana Buddhist , a solidão e desolação podem ser vistas como características positivas representando a liberação do mundo material e transcendência para uma vida mais simples. Entretanto, a filosofia mahayana em si alerta que o verdadeiro entendimento não pode ser alcançado através de palavras ou linguagem. Sendo assim, aceitar o wabi sabi em termos não verbais pode ser o approach mais apropriado.
Le Marché St. George

Nenhum comentário: