Virginia Costa

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida  está muito bem  preparado para receber os quase 10,5 milhões de peregrinos de todas as partes do Brasil que para lá vão  agradecer, rezar e pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
 Estive lá recentemente e fiquei emocionada e surpresa com as melhorias que foram realizadas. Os arcos com os apóstolos,por exemplo, eu não conhecia.Achei lindo.
 A Basílica em si é muito alta, em forma de cruz, com várias capelas onde acontecem missas com frequência. Embora imponente pelo tamanho,com vitrais e mosaicos lindos, ela não parece rebuscada. Souberam fazer de uma forma que a gente fica a vontade e se sente acolhida para circular e orar. A energia positiva é "palpável".
 Escultura em madeira. 
 No centro desta coluna, embaixo, fica a Nossa Senhora. Dai a gente pode passar pertinho subindo uma rampa.Reparem na beleza das cores, nos vitrais.  
 O que a gente vê, estando na rampa.
 Um close do lindíssimo local onde ela fica.Reparem que tem uns peixinhos dourados ao redor.
 Acender uma vela pedindo pelas pessoas queridas faz parte da visita. 
 A Sala das Promessas ou ‘Sala dos Milagres’,  é o 2º lugar mais visitado pelos fiéis. Nesse espaço é possível conhecer um pouco sobre a força da fé dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Abriga uma exposição de ex-votos, maneira que o devoto encontra de tornar visível a ajuda espiritual que recebeu de Deus, através de seus santos. 
 Ver a quantidade imensa de graças realizadas pela santa mais querida do Brasil me fez renovar a fé. Reparem no teto forrado com fotos das pessoas que obtiveram graças.
 Tudo que vocês estão vendo são coisas que as pessoas  deixam lá em agradecimento. Mandam fazer placas, cartazes, deixam presentes, mantos bordados, capacetes de motos, quadros, antiguidades, absolutamente tudo, cada um com sua historia de gratidão. Emocionante e comovente.
 A palavra “ex-voto” vem da expressão latina ‘ex-voto suscepto’, que significa ‘por um voto alcançado’, ‘por uma promessa feita’.  A Sala das Promessas recebe uma média mensal de doações de 19 mil ex-votos. Nos meses de Outubro esse número chega a 30 mil. Cerca de 70 mil fotografias ornamentam a Sala.
Fora a Basílica em si, existe um mundo de coisas e lugares para visitar e fazer la mesmo. No site Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida vocês poderão ver mais detalhes.

Um comentário:

Celia Vicentini disse...

Realmente Virgínia o lugar e muito bonito mesmo. E comovente ver as pessoas pedindo ou agradecendo com tanta Fe. BjCelia