Domingo com 65% de chance de chuva, amigas viajando, peguei o guarda-chuvas e resolvi arriscar uma escapada até Guararema. Já contei AQUI sobre esta cidade cheia de atrativos. É claro que na ida eu errei o caminho e já estava quase voltando para Jacareí. O Google Maps não facilita para mim. Estacionei na Paróquia Nossa Senhora da Escada. Horário de missa. A igreja é de 1652, feita em taipa de pilão.
Antes esta praça era bem mais arborizada. Nesta igreja está a única imagem de São Longuinho que existe no Brasil. Já viram a carinha dele?Este bairro é bem residencial e é daqueles que a gente tem uma recaída de querer morar em cidade pequena. Adorei esta casa. Reparem no gatinho de louça de olho nas pombas do telhado. Desci a rua, estava chuviscando.
O Rio Paraíba do Sul é bem largo e vi uns telhados de sapé bem bonitinhos do lado esquerdo.
Atravessei a ponte e me deparei com este lugar todo colorido. Um pequeno e rústico café colombiano chamado Vivero del Quindio. A música alegre já me animou.Tomei um ótimo café colombiano. O rapaz que me atendeu era muito atencioso.Tudo muito alegre e cheio de plantas. Curti o café olhando para o verde da montanha e passarinhos.
Daí pedi um bolinho de yuca (mandioca) com carne acompanhado de guacamole. Bem gostoso. O cardápio, com poucas e interessantes opções, como a limonada de coco. E eles vendem lá um dos melhores cafés colombianos.Eu adoro este tipo de lugar com personalidade, autêntico e sem frescuras. Dalí fui conhecer o Restaurante e Cafeteria Empório da Roça. O tempo estava ajudando, ainda bem. É bem grande o lugar. Vai até a beira do rio. Muito verde ao redor e muitos galos cantando.
Eles servem um café da manhã com opções interessantes nos finais de semana. De lá fui conferir aquele telhadinhos de sapé que vi da ponte. Era o Restaurante Mirante do Paraíba. Este me impressionou. Pelo tamanho, eles devem ser muito bons.
Vários tachos de paella em exposição e cozinha daquelas que a gente observa o pessoal cozinhando.Eles fazem uma noite de paella e uma de cozinha show italiana às quintas e sextas.
O lugar é bem bonito, com muitas flores.Vários ambientes inclusive um só para quem tem pets. Não vi playground. Vista bonita para o rio. Os telhados de sapé que vi da ponte.Tem também um pequeno fogão bem lindinho com café e produtos na entrada. Voltei pelo mesmo caminho até à igreja e fui espiar o Restaurante Maricota. Ele é bem conhecido. Há dois salões amplos. Muito bem arrumado e com um jardim bonito.
A moça, muito gentil, me falou das especialidades da casa, uma das quais é uma costela daquelas defumadas por muitas horas. Acontece que fui até Guararema para provar um arroz de pato que é servido no Bistrô Villa de Sophia. Fica bem ao lado da igreja.
É muito bonitinho e a cozinha é portuguesa e brasileira. Sempre observo os detalhes da decoração. O arroz estava gostoso, veio saindo da panela, bem úmido, com pedaços de embutidos que fazem lá mesmo.
Como sempre, não consigo comer meu prato todo e trouxe a metade para casa. Fiquei de olho em outra especialidade deles, o bolinho de alheira. Vai ficar para a próxima.
Neste outro post AQUI eu conto com mais detalhes sobre a Nossa Senhora da Escada e diversas curiosidades sobre Guararema. Não deixem de ler para aproveitar ao máximo a viagem.
Guararema - Paróquia Nossa Senhora da Escada |
Guararema, Rio Paraíba do Sul |
Guararema,Vivero del Quindio |
Guararema, Vivero del Quindio |
Guararema, Restaurante Empório da Roça |
Guararema, Restaurante Mirante do Paraíba |
Guararema, Restaurante Mirante do Paraíba |
Guararema, Restaurante Maricota |
Guararema, Bistrô Villa de Sophia |
Guararema, Bistrô Villa de Sophia |
Imagem de Nossa Senhora da Escada em Guararema |
Comentários