Virginia Costa

terça-feira, 4 de junho de 2013

Turquia - Mısır Çarşısı - Bazar Egípcio

O Bazar Egípcio ( Mısır Çarşısı) é um dos bazares mais antigos e maiores de Istambul, apenas sendo ultrapassado em dimensões pelo Grande Bazar. Fica em Eminönü,  junto à Mesquita Yeni ( Mesquita Nova), perto da Ponte de Gálata e próximo da Estação de Sirkeci. Tudo no circuito que todos fazem.
O edifício faz parte do külliye (complexo) da Mesquita Yeni e a renda das lojas destinava-se a pagar as despesas do complexo. A estrutura foi projetada pelo arquiteto-chefe da corte otomana Koca Kasım Ağa, discípulo de Mimar Sinan, mas foi completada por um arquiteto de nome Mustafa em 1660. O Mimar Sinan foi um arquiteto super mega badalado e fez coisas incríveis por la.
O mercado tem uma planta em forma de L. As entradas são monumentais e ficam nas extremidades. 
O nome, Bazar Egípcio, provem do fato de que foi construído com dinheiro pago por impostos de importações  egípcias.  

Se você entrar na lojinha e aceitar um chá (fala-se "tchái), pode ter certeza de que vai acabar comprando algo. Eles servem bem quente para que você se demore, eles vão mostrando as coisas, negociando, já viu, né
Além da enorme variedade de temperos, lá também vendem de tudo, roupas, bijuterias, mel, castanhas, afrodisíacos, caviar, souvenires.


Os boxes são bonitos e bem decorados e é bem menos tumultuado que o imenso Grand Bazaar.
Este é o café mais famoso da Turquia e opera no mesmo lugar há 130 anos, fica bem numa saída do Bazar, você vai sentir o cheirinho delicioso. Caro para caramba.

O Bazar Egípcio, ou Bazar das Especiarias, foi o primeiro lugar que eu quis conhecer. As ruas em volta são ótimas, cheias de surpresas e foi onde acabei fazendo minhas comprinhas. 

Nenhum comentário: