Virginia Costa

domingo, 27 de abril de 2014

Ho'opono'pono

As frases abaixo provem de uma antiga técnica de cura havaiana chamada Ho'opono'pono. Vieram em boa hora para minha vida e decidi pintá-las para me lembrar sempre. Abaixo, uma tradução/interpretação que fiz de um texto a respeito do Ho'opono'pono. Espero que de para entenderem.  
Responsabilidade e Aceitação: Você é 100 % responsável pelo que está sentindo, pensando, causando, planejando ou vivendo neste mundo. A partir do momento que você assume a responsabilidade por essa experiência ou vivencia, você retoma o poder de transformá-la. Aceitando os fatos, vamos ao próximo passo.
Perdão e Reconciliação - Quando você escolhe perdoar e se reconciliar com o que quer que seja que você percebeu que está errado, removemos a ilusão da separação, da distancia e entramos na essência da compaixão. O perdão é uma viagem que vai da ferida, do sofrimento, até a palavra "Obrigada". Perdoar verdadeiramente é nos libertar do que nos ressentiu ou ofendeu. Desapegar, deixar para trás de verdade. Quando projetamos culpa ou raiva em alguém ou alguma coisa estamos machucando a nós mesmos. Justamente o nosso "eu", aquele que deveríamos tratar com o maior amor, justamente o "eu" é quem mais sai ferido.
Gratidão: Deveríamos agradecer por ter tido a oportunidade do desafio e a chance de perdoar verdadeiramente e de corrigir nossos erros. Algumas vezes é um longo processo para chegar até aqui. Essencialmente, começa com uma escolha e essa escolha é encontrar bençãos nos desafios e nas situações que estamos enfrentando, na pessoa com a qual estamos lidando.  
Amor: Depois de ter passado por esse processo completamente , o resultado é o amor. Quando você olha para o seu desafio (pode ser uma pessoa, uma situação) e sente um amor incondicional por ele, você sabe que está completamente curado e pode seguir adiante.

Um comentário:

Adla disse...

Vivi estes estagios. Acho que estou quase no ultimo. Vc. est'a certa, achar sua producao foi um processo de atracao. Achamos o que precisamos na hora certa. Foi o caso. Obrigada por ser uma pessoa tao gentil.Adla