Pular para o conteúdo principal

Ho'opono'pono

As frases abaixo provêm de uma antiga técnica de cura havaiana chamada Ho'opono'pono. Vieram em boa hora para minha vida e decidi pintá-las para me lembrar sempre. Abaixo, uma tradução/interpretação que fiz de um texto a respeito do Ho'opono'pono. Espero que dê para entenderem.  
Ho'opono'pono - Aquarela - Virginia Costa
Responsabilidade e Aceitação: Você é 100 % responsável pelo que está sentindo, pensando, causando, planejando ou vivendo neste mundo. A partir do momento que você assume a responsabilidade por essa experiência ou vivência, você retoma o poder de transformá-la. Aceitando os fatos, vamos ao próximo passo.
Aquarela - Virginia Costa
Perdão e Reconciliação - Quando você escolhe perdoar e se reconciliar com o que quer que seja que você percebeu que está errado, removemos a ilusão da separação, da distância e entramos na essência da compaixão. O perdão é uma viagem que vai da ferida, do sofrimento, até à palavra "Obrigada". Perdoar verdadeiramente é nos libertar do que nos ressentiu ou ofendeu. Desapegar, deixar para trás de verdade. Quando projetamos culpa ou raiva em alguém ou alguma coisa estamos machucando a nós mesmos. Justamente o nosso "eu", aquele que deveríamos tratar com o maior amor, justamente o "eu" é quem mais sai ferido.
Aquarela - Virginia Costa
Gratidão: Deveríamos agradecer por ter tido a oportunidade do desafio e a chance de perdoar verdadeiramente e de corrigir nossos erros. Algumas vezes é um longo processo para chegar até aqui. Essencialmente, começa com uma escolha e essa escolha é encontrar bençãos nos desafios e nas situações que estamos enfrentando, na pessoa com a qual estamos lidando.  
Aquarela - Virginia Costa
Amor: Depois de ter passado por esse processo completamente, o resultado é o amor. Quando você olha para o seu desafio (pode ser uma pessoa, uma situação) e sente um amor incondicional por ele, você sabe que está completamente curado e pode seguir adiante.
Ho'opono'pono - Aquarela- Virginia Costa

Comentários

Adla disse…
Vivi estes estagios. Acho que estou quase no ultimo. Vc. est'a certa, achar sua producao foi um processo de atracao. Achamos o que precisamos na hora certa. Foi o caso. Obrigada por ser uma pessoa tao gentil.Adla

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...