Virginia Costa

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Macarons - Variações sobre o tema.

Não se pode falar de macarons sem falar dos mais famosos, os da Maison Ladurée. Essa marca tem uma identidade e arquitetura comum em todas as filiais do mundo.
 As casas de chá são um simbolo do estilo de vida parisiense e do luxo. Eu conheci duas lojas em Londres. As de Paris eu não conheci. 
Caros, mas realmente maravilhosos. Como não gosto muito de doces acho que eles são perfeitos, e realmente você sente o sabor do que levou um tempão para decidir. As cores são tão lindas que também atrapalham na escolha. 
“A bela história da Maison Ladurée começa em 1862, quando Louis Ernest Ladurée abre uma padaria em pleno coração de Paris no número 16 da rua Royale. Naquela época, La Madeleine era um bairro comercial em plena ascensão, onde os grandes artesões do luxo frânces haviam se estabelecido.
Foi em 1872, depois de um incêndio, que a pequena padaria se transformou em doceria. A decoração foi então confiada a Jules Cheret, famoso pintor e desenhista da época.
No início do último século, Jeanne Souchard, a esposa de Ernest Ladurée, teve a ideia de combinar dois gêneros: o café pariesense e a doceria. Assim teve origem uma das primeiras casas de chá parisiense.
Em 1993 essa bela adormecida foi assumida por Francis Holder e David Holder, fundador do grupo Holder.
A casa tornou-se uma verdadeira instituição em 1997 com a abertura do restaurante – casa de chá Ladurée Champs Élysées, decorada por Jacques Garcia, um dos marcos da gastronomia parisiense.
A seguir houve o Grand Magasin du Printemps, depois a abertura da Salon Rive Gauche e a estreia da aventura internacional com inaugurações em Londres, Genebra e Tóquio.
Em 15 anos, David Holder restituiu à Ladurée todos os seus traços de nobreza e conferiu-lhe uma notoriedade internacional graças ao seu célebre macaron. Ladurée é um tributo à gastronomia, onde cada momento de criação é vivido intensamente.
Philippe Andrieu, Chef confeiteiro da casa, cria, duas vezes ao ano, no ritmo das estações e acompanhando as coleções da moda, os novos sabores para os digníssimos e santificados macarons…
Fonte: “Doces: Maison Ladurée”, de Philipe Andrieu, Ed.Senac.
Existem varias receitas na internet e achei esse link que deu umas dicas legais e pode ser útil para quem quer tentar fazer. O site se chama Honest Cooking, veja AQUI , em inglês. 
Bom, mas o que eu queria mostrar são as variações sobre o tema. 




Completando com dicas de leitoras: para São Paulo, os macarons da Nina Veloso e em São José dos Campos, Av Heitor Vila Lobos 1027, Sweet Mel. Foram bem recomendados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Virginia
A Nina Veloso (www.ninaveloso.com.br) faz macarons em formato de coração. São lindos para Casamentos!!!!