Pular para o conteúdo principal

Carmel-by-the-sea - Uma Cidade De Contos De Fadas

Minha primeira impressão foi de cidadezinha de contos de fadas. E eu estava certa! Não é que tem lá duas casinhas que se chamam Hansel e Gretel (João e Maria)?
Casa feita por Hugh Comstock em Carmel by the Sea, CA
Quem as construiu foi Hugh Comstock. A esposa dele, uma artista chamada Mayotta, fazia bonecas de pano para vender.
Eram bonecas mais para colecionadores do que para crianças. Ela as chamava “Otsy -Totsys”. O negócio de bonecas estava indo muito bem, vinha gente de fora para comprar e ela precisava de mais espaço. Pediu então ao marido para construir uma casa de bonecas para servir como lojinha e showroom.Hansel located on Torres Street between Fifth and Sixth Avenue
 Sem a menor experiência em construção ou arquitetura, mas muito inspirado pelo ilustrador inglês Arthur Rackham, ele construiu um primeiro "cottage" de contos de fadas atrás de um carvalho retorcido, com uma lareira torta de pedra de giz cuja chaminé parece um chapéu de elfo, telhado bem pontudo onde assentou telhas shingle de cedro cortadas e colocadas sem precisão. Fez a  porta arredondada em cima, feita com pranchas de madeira rústica presas com barras de ferro forjado. Os batentes das portas e janelas, todas cortadas à mão.
Casa feita por Hugh Comstock em Carmel by the Sea, CA
 Acrescentou muitos detalhes encantadores inclusive no jardim. Propositalmente ele não usou um nivelador e a casa acabou ficando meio tortinha, com cara de livro. Este cottage ganhou o nome de Hansel. Isso foi em 1924.
Carmel-by-the-sea, CA
Em 1925 o casal resolveu construir o segundo cottage no mesmo terreno e colocaram o nome de Gretel. 
O "The Carmel Pine Cone", jornal local, declarou que Hansel e Comstock eram geniais. Não demorou para que as pessoas batessem na porta dele pedindo por designs de casas de boneca.
Casa feita por Hugh Comstock em Carmel by the Sea, CA
 Os vizinhos também começaram a reformar suas casas no mesmo estilo. Carmel, na época, tinha muitos artistas e escritores, Jack London, Mary Austin, Sinclair Lewis, Upton Sinclair e George Sterling , entre eles. Este estilo singular "colou"  e a cidade se tornou famosa. 
Casa feita por Hugh Comstock em Carmel by the Sea, CA
Comstock construiu por volta de 30 cottages por um período de cinco anos, transformando totalmente a aparência da cidade. Hoje restam 21.
Carmel by the Sea, CA
 A maioria deles vem sendo bem preservada e restaurada por décadas e por um bom motivo: tem-se registro de que Comstock comprou lotes de terra onde construiu os cottages por 100 dólares. O material usado na construção era muito barato. Eles estão em pé até hoje! Atualmente, um cottage pequeno e original custa aproximadamente $4,000,000. Nada mal como investimento.
Todas as casas tem nomes muito apropriados e difíceis de traduzir sem contar uma longa história. 
Carmel by the sea
Tem a Tuck Box, o único estabelecimento comercial. Esta foi construída para ser seu escritório ou casa em 1928 mas se tornou um restaurante no começo dos anos 30 e assim permaneceu até hoje. Foi onde comemos e eu nem sabia. 
The Honeymoon Cottage, Carmel by the sea, CA
 The Honeymoon Cottage (lua-de mel). Muita história neste aqui. Foi usado em vários filmes nos anos 50.  
 Casanova; 
Fables (fábulas);
 Sunwiseturn; 
Curtain Call etc
Carmel by the sea
Esta arquitetura tão característica de Carmel inspirou muitos livros e artistas. A seguir, alguns que eu adoraria comprar e estou de olho: The fairy tale houses of Carmel by Joanne Mathewson, Cottages by the Sea by Linda Leigh Paul e o último, Carmel’s Fairy Tale Cottages by Mike Barton.
 
Chegando em Carmel, procure a avenida principal  que começa na praia, a Ocean Drive. A partir dela, passeie a pé pelas transversais e você vai descobrir essas casinhas lindas. 
Existem tours onde você pode conhecer algumas casas por dentro.
Para chegar lá, vindo de Monterey, o caminho é belíssimo. 
Vários campos de golf, a 17mile-drive, um trecho de estrada que passa por um condomínio particular chiquérrimo. Para passar por esse trecho tem-se que pagar US 10,00 por carro. Eu acho que nunca vi umas casas tão lindas. Os terrenos enormes, todas com arquitetura bem diferentes, clássicas, portões imponentes, vista para o mar.
17 Mile Drive, California
 Pena que não dava para parar para fotografar. Devem valer uma fortuna, imagine, no filet mignon da costa da Califórnia. 

Veja  os anúncios nas imobiliárias! Acho que este trecho se chama Peeble Beach, onde tem as casas maravilhosas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount