Virginia Costa

terça-feira, 3 de março de 2015

Carmel-by-the-sea - Uma Cidade De Contos De Fadas

Minha primeira impressão foi de cidadezinha de contos de fadas. E eu estava certa! Não é que tem lá duas casinhas que se chamam Hansel e Gretel (João e Maria)?. 
Quem as construiu foi Hugh Comstock. A esposa dele, uma artista chamada Mayotta, fazia bonecas de pano para vender.
Eram bonecas mais para colecionadores do que para crianças. Ela as chamava “Otsy -Totsys”. O negocio de bonecas estava indo muito bem, vinha gente de fora para comprar e ela precisava de mais espaço. Pediu então ao marido para construir uma casa de bonecas para servir como lojinha e showroom.Hansel located on Torres Street between Fifth and Sixth Avenue
 Sem a menor experiência em construção ou arquitetura, mas muito inspirado pelo ilustrador inglês Arthur Rackham, ele construiu um primeiro "cottage" de contos de fadas atrás de um carvalho retorcido, com uma lareira torta de pedra de giz cuja chaminé parece um chapéu de elfo, telhado bem pontudo onde assentou telhas shingle de cedro cortadas e colocadas sem precisão. Fez a  porta arredondada em cima, feita com pranchas de madeira rustica presas com barras de ferro forjado. Os batentes das portas e janelas, todas cortadas a mão.
 Acrescentou muitos detalhes encantadores inclusive no jardim. Propositalmente ele não usou um nivelador e a casa acabou ficando meio tortinha, com cara de livro.  Este cottage ganhou o nome de Hansel. Isso foi em 1924.
Em 1925 o casal resolveu construir o segundo cottage no mesmo terreno e colocaram o nome de Gretel. 
O "The Carmel Pine Cone", jornal local, declarou que Hansel, e Comstock eram geniais. Não demorou para que as pessoas batessem na porta dele pedindo por designs de casas de boneca.
 Os vizinhos também começaram a reformar suas casas no mesmo estilo. Carmel, na época, tinha muitos artistas e escritores, Jack London, Mary Austin, Sinclair Lewis, Upton Sinclair e George Sterling , entre eles. Este estilo singular "colou"  e a cidade se tornou famosa. 
Comstock construiu por volta de 30 cottages por um período de cinco anos, transformando totalmente a aparência da cidade. Hoje restam 21.
 A maioria deles vem sendo bem preservada e restaurada por décadas e por um bom motivo: tem-se registro de que Comstock comprou lotes de terra onde construiu os cottages por 100 dólares. O material usado na construção era muito barato. Eles estão em pé até hoje! Atualmente, um cottage pequeno e original custa aproximadamente $4,000,000. Nada mal como investimento.
Todas as casas tem nomes muito apropriados e difíceis de traduzir sem contar uma longa historia. 
Tem a Tuck Box, o único estabelecimento comercial. Esta foi construída para ser seu escritório ou casa em 1928 mas se tornou um restaurante no começo dos anos 30 e assim permaneceu até hoje. Foi onde comemos e eu nem sabia. 
 The Honeymoon Cottage ( lua-de mel). Muita história neste aqui. Foi usado em vários filmes nos anos 50.  
 Casanova; 
Fables (fábulas);
 Sunwiseturn; 
Curtain Call etc
Esta arquitetura tão característica de Carmel inspirou muitos livros e artistas. A seguir, alguns que eu adoraria comprar e estou de olho: The fairy tale houses of Carmel by Joanne Mathewson,Cottages by the Sea by Linda Leigh Paul e o ultimo, Carmel’s Fairy Tale Cottages by Mike Barton
 
Chegando em Carmel, procure a avenida principal  que começa na praia, a Ocean Drive. A partir dela, passeie a pé pelas transversais e você vai descobrir essas casinhas lindas. 
Existem tours onde você pode conhecer algumas casas por dentro.
Para chegar lá, vindo de Monterey, o caminho é belíssimo. 
Vários campos de golf, a 17mile-drive, um trecho de estrada que passa por um condomínio particular chiquérrimo. Para passar por esse trecho tem-se que pagar US 10,00 por carro. Eu acho que nunca vi umas casas tão lindas. Os terrenos enormes, todas com arquitetura bem diferentes, clássicas, portões imponentes, vista para o mar.
 Pena que não dava para parar para fotografar.Devem valer uma fortuna, imagine, no filet mignon da costa da Califórnia. 

Veja  os anúncios nas imobiliárias! Acho que este trecho se chama Peeble Beach, onde tem as casas maravilhosas.

Nenhum comentário: