Virginia Costa

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Conheça São José dos Campos - Prédios Históricos

Embora more aqui há 26 anos, nunca havia entrada em nenhuma dessas lindas edificações. Me sinto envergonhada, mas, antes tarde do que nunca.
A Matriz, por exemplo, tão bonita, eu só namorava por fora. Achei bonita, mas não tanto quanto a Catedral de Santo Antonio em Guaratinguetá.  
Uma ironia, quando os altares são muito rebuscados a gente reclama e quando não são a gente não acha graça.Esse foi o caso, achei tão simplesinho. Mas minha impressão pessoal não é importante. Deixe-me contar o que aprendi com a F.C.C.R.
Nos escritos do viajante francês Saint Hilaire, que percorreu a região entre 1816 e 1822, são encontradas as primeiras referências à existência da Igreja Matriz. Ele descreveu a igreja como sendo pequena e com apenas uma torre pouco levantada. No período Imperial, entre 1830 e 1850, documentos atestaram a necessidade de reedificar a matriz que ruíra, tendo restado apenas a capela-mor.
 
Em 1870 a Igreja Matriz é construída em taipa de pilão. Em 1930 deu-se o início de sua demolição, passando a Igreja de São Benedito a ser a matriz provisória. Em 1933 inicia-se a construção da nova Matriz no local atual, Foi inaugurada em 1934 com a transferência da imagem do padroeiro São José que estava na matriz provisória.  
 O prédio que a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo ocupa atualmente foi construído em 1909, como o primeiro Teatro Municipal da cidade. Com arquitetura do inicio do século XX e fachada com traços originais, o imóvel é um patrimônio preservado por lei municipal.
A Biblioteca possui um acervo com cerca de 70 mil livros para pesquisa e leitura. Dispõe também de 25 títulos entre jornais e revistas de várias épocas, vídeos com assuntos diversos, CDs, mapas e partituras, além de um vasto material com escrita em Braille e livros e revistas em áudio.Fone: 3921-7682 e 3921-6330.
 Esse é uma unanimidade! Não tem quem não goste. O Vinícius Valverde fez uma matéria muito rica sobre ele. Veja AQUI.
 
 E a Igreja de São Benedito, essa sim eu acho encantadora.
  A Igreja São Benedito, na Praça Afonso Pena, foi construída em 1870 com recursos das festas e quermesses em louvor ao santo. 
Quando o antigo prédio da matriz foi demolido, nos anos 30, ela serviu como sede da paróquia. Hoje é tombada pelo patrimônio histórico e vai se tornar um museu.
 A Igreja sofreu diversas reformas ao longo do tempo, perdendo de certa forma a sua robustez.

Nenhum comentário: