Pular para o conteúdo principal

Frankfurt - O Antigo e o Moderno em Harmonia

Frankfurt am Main
Frankfurt? Cidade grande não é minha cara. Paguei a língua. Cidade simpática, moderna e tradicional ao mesmo tempo, jovem, multiracial, tolerante e sobre duas rodas. Parece que todos os cidadãos tem uma bike.
Agora, no verão, as pessoas lotam os gramados ao longo do rio Meno (Main). Seria só um ponto de partida para conhecer cidades menores, mas acabou se revelando um ótimo destino turístico.
Hauptbahnhof - Frankfurt
Foi estressante chegar sozinha naquela enorme Hauptbahnhof (estação de trem principal), vinda do aeroporto, com duas malas e sem estadia. Por ali passam 350 mil pessoas por dia! Minha filha só chegaria em dois dias. Uma hora antes do meu voo recebi uma mensagem do host do AirBnB cancelando minha estadia. Taurinas odeiam mudança de planos. Daí me lembrei que li num bendito blog de viagem que alguém ficou num Ibis perto da estação, perto, pero no mucho. Existem muitos hotéis perto da estação, mas as ruas dessa região, como no mundo todo, não são "recomendadas'. Isso eu constatei logo. Alguns sem teto, refugiados e um povo mesmo muito estranho, tipo drogados. Frankfurt agora melhorou no ranking de periculosidade, passou do primeiro para o quarto lugar. Berlim é hoje a mais perigosa e Munique a mais segura.
Ibis - Frankfurt
Perguntei para uns e outros e consegui achar o tal Ibis. Gente, pense num calorão! E eu com uma mala de 23kg, uma de mão mais a bolsa. 
Ibis, Frankfurt
Tinha vaga, ar condicionado e wifi. Era tudo que eu precisava! O hotel fica na beira do rio Main e foi por ali que comecei meu passeio, ao longo do rio. Detalhe, o café da manhã custa 14 euros mas foi o melhor da viagem. Tinha salmão defumado, brie e uma massa divina pronta para fazermos o waffle na hora!
Eiserner Steg - Frankfurt
Deixei as malas no quarto e fui caminhando até a ponte mais famosa, a Eiserner Steg. Foi erguida em 1869 para ligar o centro antigo ao bairro de Sachsenhausen que hoje é um bairro bem animado, com muitas opções de restaurantes.

Eiserner Steg, Frankfurt
Essa ponte de ferro e concreto em estilo neogótico passou por diversas modificações sendo que a última foi em 1993.
Frankfurt - Rio Meno
Daqui saem os barcos grandes de passeio pelo rio, bem animados, com música super alta.
Atravessei a ponte e fui direto para o Gasthaus Zum Eisernen Steg.
Gasthaus Zum Eisernen Steg- Frankfurt
Foi como rever um filme da minha vida há 40 anos. A cidade grande ficou lá fora e começa a Alemanha que eu gosto. Tradição, história, eficiência e um certo mau humor.
Frankfurt - Gasthaus Zum Eisernen Steg.
Reparem na decoração, na forma como eles colocam a mesa com bancos na parede, os enfeites, a mostarda nos potinhos, que viagem no tempo! Que legal ver que tudo aqui ainda permaneceu como antes! Esse restaurante familiar existe há um século e serve comida bem típica de Frankfurt, chopp e o tradicional Äppelwoi ou Apfelwein, vinho de maçã ou cidra. 
Frankfurter, sauerkraut und kartoffel
Mais típico, impossível. Salsicha típica de Frankfurt e a cerveja local. Tudo ótimo de verdade. Sauerkraut ( chucrute) e salada quente de batata. Ao longo desse mesmo lado do rio Main, tem 13 museus dos 60 da cidade. Impressionante. É chamado de Museumufer.
Römerberg - Frankfurt
No lado oposto da ponte fica a cidade velha. Esse espaço chamado Römerberg é o coração da antiga cidade medieval. Foi palco de inúmeras coroações, feiras e é onde acontece o Mercado de Natal. Estas seis casas vem sendo restauradas de acordo com modelos originais de 1986 desde que a praça foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial. Cada uma tem um nome. Esta linda, na esquina, chamada Grosser Engel, foi um dia o primeiro banco de Frankfurt.
Römer - Frankfurt
Esse edifício é um marco importante na história da cidade, o 
Römer.
Frankfurt - Detalhe do Römer 
O  Römer tem sido sede da prefeitura desde 1405. Há 613 anos. Eu posso com tanta história? 
Alte Nikolaikirche- Frankfurt
Ainda no 
Römerberg, a Alte Nikolaikirche, do século XIII. Supõe-se que tenha servido como capela real para a nobreza stauferiana. Staufer ou Hohenstaufen, foi uma dinastia de reis alemães na Idade Média. Era o local de adoração preferido dos conselheiros da cidade. Em 1476 foi adicionada uma galeria em estilo gótico de onde os conselheiros podiam acompanhar as festividades. 
Não preciso nem dizer que é lotado de turistas, mas é imperdível.
Berliner Strasse - Frankfurt
Berliner Strasse, Frankfurt
Na Berliner Strasse, bem ao lado, tem um comércio bem refinado.
Uma das minhas lojas prediletas, ever, a Pylones. De novo, não comprei nada embora quisesse a loja todinha. 
Catedral Imperial de São Bartolomeu - Frankfurt am Main
Ali também fica a imponente catedral (Dom), oficialmente Catedral Imperial de São Bartolomeu. O prédio da igreja atual é a terceira igreja no mesmo local. Desde o final do século XIX, as escavações revelaram edifícios que remontam ao século VII.
Paulaner am Dom- Frankfurt
Atrás da catedral tem um restaurante muito bom, o Paulaner am Dom. Foi um alento, naquele calor, poder sentar nas mesinhas à sombra da catedral, comer bem e tomar a cerveja Paulaner, que dá nome ao restaurante. Os pratos são lindos e enormes! Eu que não sou muito de cerveja, adorei. Depois li que a cervejaria foi fundada pelos monges do monastério São Francisco de Paula em 1634, em Munique. Todos os seus produtos são elaborados de acordo com a Lei de Pureza da Baviera, utilizando somente ingredientes de alta qualidade, a cevada, leveduras de cultivo próprio, lúpulo de Hallertau e água pura glacial. 

 Pedimos Lachsfladen com salmão defumado, cebola, crème fraîche e endro fresco. Perfeito! 10,40 euros. Ainda bem que eu e minha filha temos o mesmo gosto.
Kleinmarkt-Halle, Frankfurt
Outro lugar gostosinho é o Kleinmarkt-Halle, um mercado pequeno com produtos bem regionais onde também servem comida.
Pfifferlinge (chanterelle)
É estação desse cogumelo agora e o Pfifferlinge (chanterelle) está por todo lado.
My Zeil - Shopping Center - Frankfurt
Um dia fui conhecer a Zeile, a rua das compras. Estava muito quente e não é meu passeio preferido. 

Entrei só na Primark e não sei como saí na Kaufhof. Tinha um restaurante calmo onde tomei um café com bolo. Estava tão fresquinho no lugar que dormi de roncar. Morri de vergonha. Mas a Primark vale a pena, tudo muito barato. Não comprei nada, mas tentei. Como eu não sabia onde estava, deixei de subir no último andar da Kaufhof onde tem um restaurante com vista linda da cidade. Dos 15 prédios mais altos da Alemanha, 14 estão em Frankfurt. Então, já sabem, não deixem de dar uma olhada lá de cima.
Hauptwache - Frankfurt
Bem pertinho, fica o Hauptwache, uma construção barroca erguida entre 1729 e 1731 pelo arquiteto Samhainger. No início funcionava como um quartel militar e desde 1904 é um café. Fica no meio de uma praça importante. 
                         
Tem uma parte da cidade chamada de Old Sachsenhausen, conhecida por seus pubs de Apfelwein, o vinho de maçã que só é produzido na região de Frankfurt. In vino veritas! Sachsenhausen era uma vila até o fim do século 19 e servia como um provedor de peixes, frutas e vegetais. 
Quem recomendou com muita ênfase o restaurante Zum Gemalten Haus foi o recepcionista do hotel.
Zum Gemalten Haus
O local tem vários ambientes e as paredes são todas pintadas com motivos, adivinha? Parreiras, uvas! É muito interessante. Não tinha turistas, só gente do bairro mesmo.
Zum Gemalten Haus
O pessoal pede o tal vinho em jarras de cerâmica azul e branca enormes. Tomam como se toma cerveja.
Zum Gemalten Haus- Frankfurt
Os pratos são bem fartos e o atendimento, obviamente, super rápido.
Zum Gemalten Haus- Frankfurt
Nossa opção foi esse mix de salsichas. Acho que identifiquei certo, mas a mais comum eu tenho dúvida. Acho que é Currywurst e não Knackwurst. Quanto ao vinho de maçã, não me apaixonei. Não gosto de falar pois não entendo de vinhos mas achei aguado.  

Essa é uma refeição bem alemã, com pão preto que é sempre gostoso, acho que é de centeio, mostarda e experimentei o Grüne Soße, esse molho verde que é típico de Frankfurt também. O molho é bem leve, com sabor mais acentuado da hortelã, entre outras ervas. A base é de crème fraîche.                                                                                                                       Durante a Idade Média, cerveja e vinho eram as bebidas disponíveis. Então, no meio do século XVI, a região do Reno/Meno passou por uma mudança climática que influenciou negativamente a produção de vinho daí para frente. Como resultado, muitos vinhedos se transformaram em pomares. Durante a era Goethe, tabernas de vinho acabaram aos poucos se tornando pubs de Apfelwein como esse. De Frankfurt fomos para Nuremberg.                                                                                                                                            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount