Pular para o conteúdo principal

Nuremberg no Verão

Hauptmarkt - Nuremberg
Eu me lembrava demais do mercado de Natal na praça Hauptmarkt. Estive aqui há 40 anos e era muito mágico, desde o cheiro de vinho quente, as luzes, as barraquinhas listradas de vermelho e branco com ornamentos de Natal de madeira feitos à mão, até à música natalina de coral infantil. Sabia as letras de cor. Era uma coisa intimista e imagino que hoje continue a ser um dos Natais mais marcantes do mundo.
Frauenkirche - Nuremberg
Continua tudo isso lá só que com muito mais turistas, barraquinhas e vários prédios modernos que foram construídos dentro da muralha antiga.

Pois é, o progresso que avança pelas cidades como um polvo. Fazer o que? 
Schöner Brunnen- Nürnberg
Lembrava-me também da Schöner Brunnen, literalmente, a Fonte Linda. Foi construída por Heinrich Beheim de 1385 a 1396. É adornada por 40 imagens. O gradil, no entanto, foi feito ao redor da fonte em 1587. Nesse gradil tem dois anéis, um de cada lado, um de latão e outro de ferro. As pessoas giram três vezes esses anéis para que seus desejos se realizem. Mal não faz, não é?

Verdade é que a cidade estava lotada e com muitas barracas de comida e bebida nas ruas, várias servem um tipo de ponche, com vinho. Você pede um drink ( aprox. 6 euros) e leva o copo. Se devolver o copo, recebe dois euros de volta. Assim é também com a cerveja. Os drinks acima são mais bonitos que gostosos. Leticia, que mora no Canadá, estranhou as pessoas poderem beber andando pelas ruas. Beber em público no Canada é inimaginável. Também nunca vi tantos músicos de rua como lá, a cada 50 metros um grupo diferente. 
 O primeiro lugar que fiz questão de levar minha filha foi no Spielzeug Museum, o Museu de Brinquedos. Não tem nada mais especial! As casas de boneca são um capítulo à parte. O povo antigamente sabia brincar. 
Reparem, essas cestinhas são miniaturas! 
Minúsculas panelinhas de cobre com tampinhas e alça! Forminhas de bolo, cuco e tábua de carne. 
Verdadeiras joias.Tinha uma ala inteira só sobre elas. 
Tem outros setores do museu com cavalinhos de madeira, brinquedos de metal de Ernst Paul Lehnmann e outros mais recentes, lugar para as crianças brincarem, enfim, é um museu encantador. Nuremberg é famosa pela International Toy Fair que existe desde 1950.
    O rio Pegnitz, que atravessa a cidade, proporciona recantos lindos.

 Essa construção medieval é o Heilig Geist Spital. O Hospital do Espírito Santo foi estabelecido em 1332-39 por Konrad Gross, um patrício rico, para cuidar dos idosos e dos necessitados. Foi a maior doação particular durante o Sacro Império Romano/Germânico até o ano 1500. Depois de 1500 o complexo foi expandido sobre o rio Pegnitz de acordo com o projeto de Hans Beheim, o Velho. Estava no projeto do Velho fazer a estrutura atravessar o rio. É um lugar para ser explorado com calma pois tem um pátio, um restaurante, igreja e muita história. Não tive tempo para isso, uma pena.

 O outro lado do Spital que hoje funciona como um asilo.
Hangman's Residence Museum
 A torre do carrasco. Obviamente, na época ninguém queria qualquer tipo de relacionamento com o dito cujo por isso ele tinha que morar isolado. A residência oficial do carrasco da cidade hoje é um museu. Tem o diário dele lá contando como era o dia a dia por volta de 1600!
Henkersteg ou Ponte do Carrasco.Nueremberg 
A Ponte do Carrasco, no início (1320/1325) era uma "pinguela" para unir os bairros Sebald e Lorenz. Hoje ela vai dar direto na torre. Em 1595 teve uma enchente e o rio Pegnitz congelou. As pessoas curiosas que estavam em cima da ponte vendo o degelo foram arremessadas na água quando um bloco de gelo atingiu a ponte de madeira. Quinze curiosos caíram na água gelada. Oito sobreviveram e sete morreram inclusive o carrasco. Mais tarde construíram a ponte coberta mais para o oeste. Foi reformada várias vezes. Ela vem sendo melhorada e reconstruída desde então.
St Lorenz Kirche - Nuremberg


Visitamos rapidamente a Saint Lorenz Kirche. Difícil tirar uma foto boa com tantos turistas. 
 A Saudação Angelical, belíssima obra de Veit Stoß (1518) é um destaque assim como os vitrais. Uma coisa que constatei, nossas igrejas são todas fresquinhas. As da época medieval são um forno.
A construção começou por volta de 1250. Repare que as torres são diferentes. Não se sabe o motivo disso, inclusive pode ter até sido desavença entre os arquitetos. 
Salsichas de Nuremberg
Paradinha para comer a salsicha tradicional da cidade. São pequenas e deliciosas. Eles servem sempre três de cada vez com pãozinho redondo. Eles a chamam de Drei im Weckla, algo como três num pãozinho.
Drei im Weckla
Reza a lenda que um homem muito querido na cidade foi preso e que adorava as tais salsichas. Os amigos então levaram salsichas para ele na cadeia num tamanho que passasse pelo buraco da fechadura. Legal, né? Essa eu ouvi no passeio num trenzinho de city tour que sai do Hauptmakt. Não entendi metade do que foi dito, ou já me esqueci, mas foi ótimo para ter uma visão geral da cidade, ficar sentada por 45 minutos e ver alguns pontos que não conseguiríamos visitar pelo tempo e pelo calor. Um dos que perdemos foi o Castelo Imperial que fica bem no alto da cidade e é um verdadeiro complexo.

Craftsmen's Courtyard - Nürnberg
No espaço entre as duas torres redondas, chamado de Waffenhof, funciona desde 1971 o Handwerkerhof. Algo como um pátio dos artesãos. Aliás, as torres eram quadradas até 1558. 
Handwerkerhof- Nürnberg
Esse pátio com artesãos foi criado para comemorar os 500 anos do aniversário de Albrecht Dürer. Era para ser só mais uma atração naquele ano mas acabou permanecendo.
É uma graça! Só artesanato tradicional e único.
Peças em estanho super delicadas, cerâmica, vidro, etc.
Kekse Modeln
Todas as lojinhas são encantadoras. Acima, forminhas de madeira para fazer bolachas.
Essa senhora teve tanta boa vontade, nos mostrou como fazer, deu a receita e tudo. Entregam para o mundo todo no site deles aqui .
Quando bateu a fome de novo, perguntei para uma pessoa de lá onde poderíamos comer uma comida bem tradicional. Ela recomendou o Zum Gulden Stern. Foi difícil de achar. Fomos parar na zona, literalmente.  Fica a uma quadra de onde o bicho pega de noite. Tem red light e tudo. De noite pude ver a muralha vermelha e as profissionais mais antigas do mundo. De boa, hehehe.
Demos sorte. A casa é incrivelmente antiga, de 1419. O Brasil nem tinha sido descoberto! Fico chocada quando o lugar é assim tão histórico. Tem um leitãozinho lindo dourado no telhado. 
É bonito por dentro também. Puro cenário de filme.
 A especialidade da casa é a salsicha de Nuremberg, grelhada no fogo de faia. É a taberna de salsichas mais antiga da cidade e já foi premiada pela sua qualidade várias vezes. Tudo servido ali é com ingredientes frescos e a salsicha é feita por açougueiros de Nuremberg de acordo com as receitas antigas e sempre colocadas frescas na grelha, não são pré-cozidas.
Nürnberger Würzen mit Sauerkraut und warm Kartoffelsalat
A comida estava excelente, servida no tradicional prato de estanho. Pode-se pedir a salsichinha de Nürnberg em múltiplos de três. Tradição é tradição! Quer saber? Acho que de todas que provei nesse curto roteiro, essa foi mesmo a mais saborosa.
E para acabar de matar, apfelstrudel de sobremesa.              
Lebküchnerei- Wicklein
Outra delícia famosa de Nuremberg: o pão de mel (Lebkuchen). Li sobre todas os fornecedores tradicionais e no fim acabei neste do prédio acima, na Hauptmark: Die Lebküchnerei- Wicklein. O prédio em si já foi praticamente destruído duas vezes e é do século XV. 
Lebküchnerei- Wicklein
Hoje está reformado, tem ar-condicionado, servem café e assam os Lebkuchen na hora. Fica um cheirinho divino no ar.
As latas para presente são lindas. Algumas são caixas de música que giram. A fábrica de pão de mel (gingerbread) tem 400 anos. O pão de mel alemão não tem nada a ver com o nosso. O nosso lembra bolo, o alemão é mais embatumadinho, dura mais, bem mais cheiroso pois usam muitas especiarias e tem no máximo 10 % de farinha de trigo.
Nassauer Haus
C
omo chegamos lá: De Frankfurt fomos de ônibus para Nürnberg. Não consegui, ou melhor, fiquei com medo de errar na compra da passagem de trem pelo site da DB (trem) então comprei no Brasil pelo site da Flixbus, uma empresa de ônibus bem atuante na Europa. Saiu muito mais barato do que o trem, por volta de 20 euros para duas pessoas com assento reservado. Os ônibus partem bem ao lado da Hauptbahnhof de Frankfurt. Era bem perto do Ibis Hotel e eu fui antes lá para checar o local do embarque.
Para ir de Nuremberg para Dinkelsbuehl pegamos um trem em Nuremberg e depois...
...um ônibus regional em Dombühl pois em Dinkelsbühl não tem estação de trem. Dois minutos de conexão mas na verdade é só descer do trem e entrar no ônibus.
Reisezentrum do lado direito, Praça de Alimentação ótima do lado esquerdo
Para comprarmos a passagem de trem em Nuremberg tivemos que pedir ajuda no Reisezentrum que fica na parte de cima da estação. Tinha um mar de gente também precisando de ajuda mas a partir do momento que você é atendido já sai com a passagem do trem e do ônibus, tudo impresso, uma beleza.
No andar de cima da estação também tem uma excelente praça de alimentação e banheiros melhores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount