sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Dia da Lembrança (Remembrance Day ) em Calgary, Canadá

Calgary - Campo de Cruzes
No começo achei que era um cemitério mas depois fui saber que o Dia da Lembrança é celebrado em mais de cinquenta países, em sua maioria ex-colonias inglesas, no dia 11 de novembro.  Foi justamente nesse dia em 1918 que o armistício foi assinado, o que colocou fim à Primeira Guerra Mundial.
Calgary - Field of Crosses
Em Calgary, voluntários tiveram o capricho de lavar, repintar, identificar e colocar carinhosamente as poppies ( as flores vermelhas) em mais de  3400 cruzes. Em cada uma delas, infelizmente, uma história muito triste. Os voluntários fazem isso há dez anos. Essas cruzes ficam expostas por 11 dias e depois são armazenadas. 
Calgary - Remembrance Day
Justamente para que não nos esqueçamos do sacrifício feito por tantas pessoas é que todos visitam o Campo de Cruzes. 
Dia da Lembrança, Calgary, Canadá
Os pais levam seus filhos e as escolas levam os estudantes para que se conscientizem de que a liberdade de hoje teve um preço pago pelas combatentes de guerra de ontem. 

A flor símbolo do Dia da Lembrança
As poppies são o símbolo dessa data e um mês antes elas aparecem em prédios públicos pela cidade e em forma de broches na lapela de homens e mulheres.
Como ler o que está escrito na cruz.
Diz-se que se tornaram símbolo por que após uma batalha muitos homens morreram e tiveram que ser enterrados no próprio campo. Tempos depois essas flores vermelhas como sangue começaram a brotar no local.
Dia da Lembrança no Canadá
Fiquei impressionada com a seriedade das crianças, todas muito compenetradas em ler sobre a vida dos soldados.
Remembrance Day, Calgary
Algumas cruzes tem uma espécie de biografia. É de partir o coração. Alguns tão jovens!

O Field of Crosses foi ideia do executivo e filantropo Murray MacCann. Neste site  pode-se ler mais a respeito, fazer doações para o projeto e conhecer a história de alguns soldados. Esse campo homenageia somente os combatentes do sul do estado de Alberta. 

Nenhum comentário: