Pular para o conteúdo principal

A artista pela artista

The Golden Lion - Oil on canvas - Virginia Costa
Nunca imaginei que um dia encontraria tanto prazer em pintar. Só lamento o fato de ter demorado tanto para descobrir essa habilidade.
Óleo sobre tela, Virginia Costa, Pub em Gênova
Talvez seja por isso que eu consiga passar tantas horas pintando, como se tentasse recuperar o tempo perdido. Por outro lado, o acesso à internet me permite estudar história da arte, pesquisar técnicas e estilos, visitar museus e galerias, enfim, me ajuda a fazer os cursos que não tive oportunidade de fazer.
Oil on canvas - Virginia Costa - primeira fase, quando achei que sabia desenhar
Como qualquer pessoa que começa a se descobrir, passei por algumas fases na pintura, experimentei várias técnicas e temas nessa busca, sempre tentando achar minha “cara”, procurando aquela pincelada que me deixasse confortável e por outro lado cuidando para que não me deixasse influenciar a ponto de copiar os artistas que admiro. Hoje, com a série “Viagens”, acho que encontrei o tema e o estilo que me realizam. O tema é fascinante e inesgotável.
Fancy That Of London - oil on canvas - Virginia Costa
Quanto ao estilo, essa é uma coisa que me aborreceu muito no início, pois eu queira pintar quadros enormes, decorativos e impactantes. É interessante, simplesmente não acontece ! Começo valente, com um pincel grande, muita tinta e com o tempo começo a alisar, alisar, inserir detalhes, demarcar os contornos, ressaltar o claro-escuro e a pintura volta a mostrar aquele meu estilo “realista”.
Talvez seja por isso que eu tenha gostado tanto de fazer retratos em grafite. Gosto da precisão.
Bath Arms - oil on canvas - Virginia Costa
Um outro dilema foi o tamanho dos quadros. Essa série é 20x30 cm. Quanto menor o quadro, mais difícil é de pintar, ou seja, eu demoro muito pra terminar. Para completar, as pessoas tendem a valorizar a pintura de acordo com suas dimensões. Conclusão: minha produção caiu pela metade, mas nunca me senti tão realizada. A ansiedade para terminar um quadro e começar outro e a busca interminável pelo aperfeiçoamento da técnica continuam. Precisarei de mais algumas vidas pra pintar tudo que gostaria.
Óleo sobre tela - Praia de Jabaquara - Ilhabela - Virginia Costa
Muitas vezes, quando olho para um quadro que pintei há algum tempo, vejo algum detalhe que poderia ser melhorado e começo a corrigir, só que acabo pintando o quadro todo novamente o que resulta em mais tempo, novas fotos, atualização dos registros etc. Mas não tem importância. Isso faz parte do meu crescimento artístico. No futuro espero poder divulgar minhas obras pela multiplicidade, serigrafias ou giclês. Talvez essa seja a saída. Virginia 20/02/2007

Comentários

Anônimo disse…
Olá Virginia!Estava pesquisando imagens na net e deparei-me com uma foto de uma vitrina com vestidos de bailarinas...Que riqueza para os olhos a alma e o coração todos os seus registros. Falam silenciosamente limpando nosso espírito. como estou trabalhando dedicarei mais tempo depois para transcender no seu blog.Indicarei seu blog a amigos.
Um grande abraço
Sam (José Alves)

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalmente entretenimento aos seus m