Oficina do Fabio- O danadinho do moço faz luminárias e objetos decorativos com tampinhas de garrafas! Não resisti e comprei esta luminária sereia. Rua São Bento 372. Bichinho, MG.
Adorei o colorido destas pipas e estandartes. Algumas pipas são luminárias. A loja se chama Anjos Astrais. Uma das que tem a fachada mais bonitinha em Bichinho. Eles, inclusive têm uma pousada ali mesmo muito lindinha. Em Bichinho ou Tiradentes, a região de comércio é muito pequena e não tem como deixar de ver alguma coisa. Reparem só no colorido !!! Não é encantador ?
Loja Ponto e Nó - A lojinha da Carmen fica nos fundos da casa dela. Nesta, te juro, eu enlouqueci, queria tudo. Me controlei, comprei algumas coisinhas moderadamente. Daí voltamos lá no outro dia e “derramamos o caminhão de mexerica”. Estávamos em quatro. Compramos almofadas, jogos americanos, aventais, panos de prato, tudo com detalhes de fuxico. Tinha também crochê e colchas de retalho em chitão.
A luminária feita de latas, com a forma de um vestido rendado comprei na Oficina de Agosto. Esta oficina , cujo responsável e idealizador é o Toti, merece uma postagem especial que farei mais tarde.
O casal de pavões (nuns tons que me lembraram o mar do Caribe) eu comprei diretamente do artista, Antônio, na casa dele. Tetê sabe tudo!
Villa Adobe. Outra lojinha incrível. Na verdade, é um anexo à Pousada com o mesmo nome. Fica a 5 minutos do Centro Histórico de Tiradentes. Quem cuida da loja é o filho simpático e criativo da Maity. Todos os bordados são criados por ele. Uma ótima sugestão para quem gosta de peças muito finas para enxoval. Tem também biscoitos de polvilho deliciosos, daqueles “honestos” e outras peças muito requintadas em estampas de decoração.
Antiquário Nobre Decadência. Fica perto da Matriz. As fotos são da Tetê que esteve lá e amou a réplica de uma cozinha de antigamente montada lá.
Atelier Thereza Oliveira. Esta artista faz delicados trabalhos com conchas em tons cuidadosamente escolhidos. Adorei a fachada !
Cuia Brasil. Imperdível. É uma verdadeira mostra do talento de diversos artistas. A cerâmica da foto é a Saramenha, trazida para o Brasil no século XIX. Ornamentou as casas das tradicionais famílias mineiras, substituindo as caras e raras louças européias. Foi considerada extinta até que se encontrou, em Ouro Branco , o último artesão: Mestre Bitinho, que faleceu em 1998. Antes, porém, ensinou a técnica a um discípulo jovem e talentoso (Leonardo), que vem resgatando esta arte de incalculável valor histórico.
![]() |
Brasileirinho. Uma loja grande que fica um pouco antes de chegar em Tiradentes. Tem uma ótima seleção de artesanato de Minas, Pernambuco, Alagoas e Santa Catarina. Av. Governador Isael Pinheiro 555-
Demóstenes Vargas. Na verdade, os bordados são feitos em conjunto pela família dele (a mãe e cinco filhos, um deles é o Demóstenes). A foto não faz justiça. São lindos, delicados, coloridos. Uma verdadeira pintura em linhas coloridas que hoje ilustram vários livros. Você pode ver o trabalho dele no Cuia Brasil.
Comentários