Pular para o conteúdo principal

Cappadocia- Museum Hotel


Fomos visitar esse hotel especial durante nossa estada na Capadócia. Devo dizer que agendei previamente a visita e fui muito bem recebida pela doce Nimet Gül ÖZCAŞ, Sales Executive, que parou tudo e me mostrou o hotel inteiro, contou histórias e nos abriu as suítes prontinhas para receber os privilegiados hóspedes. 
O Museum Hotel  fica em Uçhisar que em turco significa “ o castelo mais alto”. Por milhares de anos as pessoas tem vivido aqui em casas de pedra e em cavernas escavadas na tufa, um tipo de pedra macia. Dali, do ponto mais alto da Capadócia, os antigos habitantes encontraram proteção.
“Para sobreviver, as pessoas aprenderam que o único jeito de se esconder era em buracos. Para isso a tufa era perfeita, podia ser cortada como um bolo e grandes ambientes poderiam ser esculpidos por mãos habilidosas em pouco tempo. Esse tipo de pedra, depois de exposta ao ar, endurece e mantém a forma por centenas de anos” diz Ömer Tosun:” é o grande milagre da Capadócia.”
Ömer Tosun decidiu restaurar essas habitações abandonadas. Antes teve que pedir permissão ao Turkish Ministry of Culture pois a região é um parque nacional protegido pelo governo turco e pela UNESCO. Só a limpeza das casas levou um ano, algumas haviam desmoronado, algumas estavam inundadas, outras estavam sendo usadas como estábulos ou depósitos.
Depois de limpas, os anos de restauração e construção começaram, usando material da região sempre que possível. O hotel foi literalmente feito à mão.
 A obra de Ömer Tosun começou com umas doze suítes e hoje são 30, todas diferentes, separadas em cinco categorias e decoradas com peças de museu.
Um museu de verdade, com todas as peças inspecionadas regularmente e estão expostas nos quartos, nos corredores, no restaurante.
Este é um dos tapetes mais antigos do mundo, por exemplo.
Eu, particularmente adorei este tapete que vi em um dos quartos. Repare no bauzinho embaixo da bancada que esconde um frigobar e na iluminação dentro do pote.
A piscina, com fundo infinito, tem uma réplica de mosaico de algum lugar importante que Nimet falou e não consigo me lembrar, só sei que é muito significativo. 
Além do mais, estando ali, você vê todos os dias o espetáculo dos balões ao nascer do sol e pode ver algumas cidades próximas. 
Cada suíte tem seu charme, uma tem até cachoeira, outra tem torneiras de onde saem vinho branco e vinho tinto, outra tem uma vista magnífica, todas decorados com tapetes incríveis e antiguidades. Nunca vi nada igual.
Mesmo mostrando aqui as imagens, fica difícil descrever o quanto cada quarto é especial. Esta acima é a Gülistan suite deluxe.
A Nimet, a gerente que me mostrou o hotel, foi ficando muito empolgada com o meu entusiasmo e foi me mostrando mais e mais. Este acima é o Oriental Room.
 Eu não sabia se prestava atenção às palavras dela ou se fotografava. No fim ela me deu um extenso material fotográfico, CD com informações e duas garrafas de vinho com o rótulo do Museum Hotel. Pode? Saímos de lá encantados.
 Adorei o forro de palhinha.
Ante-sala de uma das suítes.
Sala de massagem exclusiva de uma das suítes.
Uma curiosidade: ela disse que o tal Ömer Tosun, o dono daquilo tudo, sempre estava por lá e usava chapéu. Não deu outra, ele apareceu enquanto tomávamos um drink, conversou, muito simpático e tive a oportunidade de elogiar sua obra.

Comentários

Lisbeth Vissotto disse…
Realmente incrível!!!!E que vista!!!É viajando que se vê como ainda temos tanto pra conhecer neste nosso lindo planeta!!! Parabéns pela reportagem, você é ótima nas descrições e nos relatos das sensações, nos transportamos para o local por alguns momentos!! Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalmente entretenimento aos seus m