Pular para o conteúdo principal

Curitiba, Museu Oscar Niemeyer (MON)

MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba.
Dei sorte de estar no MON (Museu Oscar Niemeyer) quando estavam montando a terceira edição da intervenção coletiva do Projeto Cerâmica Contemporânea Curitiba. Fiquei encantada.
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
Uma revoada de pássaros se espalhava ao longo do espelho d´água e pelo jardim frontal do Museu. Aos poucos fui reparando na variedade das peças.
 
O total é de mais de quatro mil peças criadas por 103 artistas entre aprendizes e artistas já consagrados. 
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
O conjunto, mesmo com técnicas diversas, ficou delicado e harmonioso. Gosto de coisas que a gente vai desvendando aos poucos. Quando vi, já estava lá no meio da grama com guarda-chuva tirando fotos.
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
O Projeto Cerâmica Contemporânea Curitiba nasceu em 2012, liderado pela artista Marília Diaz e hoje é formado por um grupo de sete artistas da cidade que, unidos a mais de uma centena de outros, realizam diversas ações para divulgar a arte cerâmica na capital.
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
A iniciativa já foi replicada em outras localidades do país e serviu também como inspiração para outros coletivos.
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
Atualmente, o grupo gestor do coletivo é formado por Lígia Borba, Márcio Medeiros, Sada Mohad, Priscila de Ferrante, Glaucia Flügel, Daniélle Carazzai e Lúcia Misael. A mostra ficará aberta ao público até 12 de fevereiro e a entrada é gratuita.
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
Já contei que tem umas coisas lá em Curitiba que são bem exageradas, tipo maior do mundo, né? Então, o MON não é diferente, ele é o maior museu de arte da América Latina e tem cerca de 35 mil metros quadrados de área construída sendo 17 mil metros quadrados de área expositiva.
MON, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
O projeto é lindo, arrojado, como tudo que o nosso Niemeyer faz. O pessoal o chama de Museu do Olho mas me disseram que a inspiração do arquiteto foi a copa dos pinheiros da região. Faz sentido, mas o povo é que manda, né?
Luz do Mundo, MON, Curitiba
Estava acontecendo a Bienal de Curitiba com o tema Luz do Mundo. Os trabalhos estão expostos também em muitos outros locais da cidade. O tema não poderia ser melhor. A gente caminha pelas instalações e fica querendo entender onde começa, onde termina, se pode pisar, se vai tropeçar. 
Luz do Mundo, MON, Curitiba
Ficamos muito desconcertados na ausência da luz. 
Lars Nilsson, MON, Curitiba
 Um dos trabalhos que mais me impressionou foi o de Lars Nilsson, um artista sueco que vive e trabalha entre Malmö na Suécia e Londres. Ele sempre faz exposições que dão o que falar no mundo todo.
Lars Nilsson, MON, Curitiba
 Esta série de trabalhos dele se chama "Ghosts". Eu cheguei bem pertinho, as esculturas são bem realistas, com as ruguinhas nas dobrinhas das mãos e  tem cheiro de mel, acreditam? O material que ele usa parece barro mas é o composite (uma mistura de materiais). 
Lars Nilsson, MON, Curitiba
A ideia aqui é mostrar como seriam as figuras humanas se delas fosse retirada a luz. Devido ao grande talento do artista, fica tudo meio fantasmagórico mesmo.
MON, Curitiba.
 O museu tem um restaurante/café gostoso, uma lojinha e vários outros espaços com exposições. É uma ótima opção para um daqueles conhecidos dias chuvosos de lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalmente entretenimento aos seus m