Pular para o conteúdo principal

Calgary Stampede

Não consegui até agora estar no Canadá na época do Calgary Stampede. Como estou em Calgary, li que havia um Open Doors e fui conferir.
Calgary Stampede
O Calgary Stampede já completou 100 anos e é uma organização que preserva e promove a herança canadense, aquela coisa de cowboys e pioneiros, sabe? É sem fins lucrativos e todo conduzido por voluntários. O evento agita e promove a cidade. Vem muita gente de fora, todo mundo gasta e é ótimo para a economia local.
Para receber os visitantes, panquecas com calda (syrup) e hambúrguer (sausage). De graça.

Campeões de montaria em touro
Na entrada tem uma instalação em forma de ferraduras homenageando os campeões de 1912 a 2012. 
Nosso querido Adriano Morais
Achei o nome do meu ídolo, Adriano Moraes, entre eles. Adriano é um orgulho para nós, brasileiros. Foi tri campeão mundial em montaria em touro da PBR (Professional Bull Riders). Esta é minha modalidade favorita.
Autêntica chuckwagon
No Stampede, pelo que percebi, a grande atração é a corrida de carroças (chuckwagon race). Algumas equipes participam há gerações. Essa corrida foi criada pelo fundador em 1923.
Num grupo pequeno, fomos percorrendo todo o recinto, arquibancadas, o palco, cabine da imprensa e dos juízes até os currais e baias.
Bulls at the Calgary Stampede
Bastidores do Calgary Stampede
 Descemos na arena de rodeios também.
Bastidores do Calgary Stampede
Em cada setor, diferentes voluntários explicavam o que estávamos vendo.
Calgary Stampede Arena
Com meu inglês limitado, entendi que em junho de 2013 houve uma grande enchente em Calgary. Olha aí o rio passando do lado direito na foto! 
Foi uma catástrofe na cidade e também todo o piso de terra das pistas do Stampede foi contaminado pelas águas do rio. Voluntários tiveram que retirar todo o barro e recolocar as camadas apropriadas de terra em praticamente 10 dias. Já imaginaram que correria? Fizeram uma campanha enorme vendendo camisetas com os dizeres "Come Hell or High Water". Arrecadaram $ 2,1 milhões para a Cruz Vermelha, abriram as portas para os rodeios, fizeram desfiles e deram um grande exemplo de determinação e união.
Sendo de Barretos, não tem como evitar algumas comparações. Os canadenses  dizem que é o "Maior Evento ao Ar Livre Do Mundo". Peraí, fiquei na dúvida. Para começar, a arena do Stampede acomoda 25 mil pessoas e a de Barretos, 35 mil pessoas sentadas. Aliás, o nosso Barretão cheio é de arrepiar!
Pode até ser que o Stampede arrecade mais dinheiro e certamente é o que paga os maiores prêmios aos competidores. Isso eu acredito. Mas maior evento não é não!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalmente entretenimento aos seus m