Pular para o conteúdo principal

Museu Casa de Portinari e Brodowski

Sabendo o tanto que eu gosto de arte, minha amiga me levou para conhecer o Museu Casa de Portinari em Brodowski, interior de São Paulo. 
Museu Casa de Portinari - Brodowski
Eu havia estado lá com minha mãe em 1970 quando a casa foi considerada patrimônio histórico e artístico nacional e estadual. Só me dei conta dessas datas agora.
Que surpresa agradável ver a forma como fizeram a restauração em 2013-2014 preservando fielmente as características com alguns toques de modernidade como um painel interativo muito gostoso de acessar. Foi um belo trabalho!
Tudo permaneceu como num filme de antigamente com toda a simplicidade da vida que nossos avós tiveram o privilégio de viver. A casa fica numa praça típica de cidadezinha de interior.
A maioria das obras no interior da casa é de cunho religioso.
Nos murais ele usou várias técnicas.
Fiquei feliz por ver ônibus com estudantes conhecendo esse artista que é um orgulho nacional. A casa é muito simpática e foi pintada com o mesmo tom de amarelo que tinha originalmente.
A paixão dele pela pintura e sua religiosidade está estampada em murais por quase todas as paredes. Durante a cuidadosa restauração foi descoberto numa parede um afresco, Madona com Menino Jesus, que havia sido coberto por quinze camadas de tinta.
Ele gostava demais da avó e como ela estava tendo dificuldades de locomoção para frequentar a missa ele construiu a Capela da Nonna para ela e pintou nas paredes seus santos favoritos. Para os rostos dos santos usou como modelo alguns amigos e pessoas da família.
Capela de Santo Antonio - Brodowski
Em frente à casa Museu fica a Praça Cândido Portinari e a pequena Capela de Santo Antônio. A praça antes era um largo onde Portinari brincara na infância e onde os circos se instalavam na cidade. Foi inaugurada como praça em 1969 com um busto do artista.
A capela foi a primeira igreja matriz de Brodowski. No seu interior uma obra muito especial, um óleo sobre tela de Santo Antônio, seu santo padroeiro. O quadro foi pintado para cumprir uma promessa que fez pelo restabelecimento da saúde de seu único filho, João Cândido. A obra estava sofrendo com cupins e infiltrações e foi restaurada em 2003.
Santo Antônio, de Portinari, Brodowski
O rosto do santo é de um amigo. Portinari deixou no Termo de Doação do quadro que não queria que essa obra saísse desse local. A igrejinha fica fechada mas é só pedir para os funcionários do museu que eles abrem e acompanham a visita. Acho que foi minha obra favorita. A foto não consegue passar como esse quadro é bonito. 
Gostei especialmente da atenção que tiveram tiveram na restauração ao manter no jardim as plantas que eram comuns naquela época. Me lembrou demais o jardim da casa da minha avó em Barretos.
Durante o processo de criação e pintura dos painéis Guerra e Paz, Portinari adoeceu gravemente devido à intoxicação pelas tintas. Morreu em 1962 com uma sólida carreira artística tendo pintado mais de cinco mil obras. Mais AQUI sobre a extensa obra desse artista.
E aproveitando que você foi até lá, passe para ver a antiga estação de trem da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro inaugurada em 1894.
A cidade se Brodowski se formou a partir dessa estrada de ferro e quando a família de Portinari, que nasceu numa fazenda de café, mudou-se para a estação Brodowski, a cidade tinha só duas ruas.
Como não podia faltar, tem um coreto muito bem cuidado em frente à estação. O coreto foi inaugurado em 1922 e tem o nome de Lauro J. Almeida Pinto, um jornalista que se manteve no piso térreo do coreto de  1940 a 1982 e que mantinha um serviço de auto falante. Anunciava festas, falecimentos, encontros e desencontros. A vida girava em torno do coreto.
Próximo dali o antigo bebedouro público para os animais e um modelo do trole que é um veículo com quatro rodas e puxado por animais. Era a única maneira de ir da cidade para as fazendas. Nesse bebedouro os animais que também chegavam pelo trem, tomavam água antes de pegar as estradas empoeiradas.
E na busca por conhecer mais obras de Cândido Portinari fomos até Batatais, ali pertinho.
No Santuário Bom Jesus da Cana Verde dos Batatais a Via Sacra foi pintada por Cândido Portinari assim como outras obras.

Retrato de José Martins de Barros, rico cafeicultor que patrocinou a produção por Portinari de 7 murais e dos 14 quadros da Via Sacra para a igreja de Batatais. Este quadro fica numa parte interna da igreja. José Martins colaborou substancialmente durante toda sua vida com o hospital da cidade, Seminário, Instituto de Menores e com o asilo para idosos além de ter fundado uma creche. Este quadro foi pintado por Portinari e acabaram se tornando muito amigos. 

.
O altar com o Bom Jesus da Cana Verde.

Comentários

lis vissotto disse…
Que passeio interessante! Ótimo relato pra quem gosta de arte e quer visitar a fonte de tantas obras importantes desse "nosso" artista consagrado! Adorei o Santo Antônio meu santinho protetor!

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount