Pular para o conteúdo principal

Você ama ou odeia pequi?

Pequi com casca

Pequi em conserva
Nessa minha última viagem experimentei o famoso pequi. Nunca quis comprar em conserva pois queria experimentar o fresquinho.
Não é que me apaixonei? Ainda bem que comi com gente que entende porque eu nem sabia que tinha espinhos por dentro. O gosto é difícil de explicar, não conheço nada parecido. É para amar ou detestar pois é muito peculiar e acho que não é para se comer sempre. Mas é danado de especial!
Pequi com pimenta
É impressionante a versatilidade desse fruto. Dá para extrair o óleo, usar na farinha, fazer conserva, licor, sabão, colocar na conserva junto com pimenta, e por aí vai.
Pequi
O normal é vir com uma fruta dentro, nesse caso acima fomos premiados.
Castanha do pequi
E tem mais! Dá para comer a castanha que tem dentro depois de deixar uns dias secando. É uma operação delicada. Eu segurei ao meio com um facão e depois bati com uma madeira. A castanha que tem dentro sai com facilidade mas alguns espinhos grudam na faca. Cuidado mesmo! Vale a pena. Tem um sabor delicado de coco com pequi. Os índios usam a casca dura para fazer chocalho.
Pequi na beira da estrada
A beira da estrada de Cáceres para Pontes e Lacerda é um exemplo do que acontece nas regiões de cerrado. Tem um rancho atrás do outro vendendo pequi.
Caryocar brasiliense, known as pequi or "souari nut"
Sempre tem uma rede no rancho para relaxar enquanto espera o freguês. 
Pequi, descascando
 Acabou que meus amigos compraram um saco enorme.
Pequi
Na fazenda uma parte foi preparada em conserva com azeite, outra parte foi congelada e o restante comemos com frango.
Caryocar brasiliense ou souari nut
Quando é servido inteiro a gente tem que roer a polpa, sem morder. Tem que pegar com a mão mesmo e ter cuidado.
É provável que a palavra pequi seja de origem indígena e signifique pele espinhosa.
Pequi
Para completar, o pequi é rico em óleo insaturado (aquele do bem), vitamina A , C e betacarotenos. É conhecido também como o Viagra do Cerrado.
Pequi, pratos com pequi
Na estrada, voltando da Chapada dos Guimarães, experimentei na galinhada. Agora virei fã ao ponto de querer levar para casa duas compotas que a moça da fazenda fez, nem que seja no colo. Conclusão, atualizando, hoje, 5 de agosto, nesse meio tempo abri dois vidros em jantares que fiz em casa apresentando essa delícia. O povo ciscou, experimentou, mas não caiu de boca como eu. Vai que estraga? Vou roer logo esse negócio. Enfim, eu acabei comendo 80% do pequi que a Adriana preparou com óleo no vidro. Ele borbulhou na hora que abriu mas estava muito bom. Matei minha vontade e queria poder encomendar para várias estações. Poderia comer pequi o ano todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Aperitivos De Festa