Pular para o conteúdo principal

Você ama ou odeia pequi?

Pequi com casca

Pequi em conserva
Nessa minha última viagem experimentei o famoso pequi. Nunca quis comprar em conserva pois queria experimentar o fresquinho.
Não é que me apaixonei? Ainda bem que comi com gente que entende porque eu nem sabia que tinha espinhos por dentro. O gosto é difícil de explicar, não conheço nada parecido. É para amar ou detestar pois é muito peculiar e acho que não é para se comer sempre. Mas é danado de especial!
Pequi com pimenta
É impressionante a versatilidade desse fruto. Dá para extrair o óleo, usar na farinha, fazer conserva, licor, sabão, colocar na conserva junto com pimenta, e por aí vai.
Pequi
O normal é vir com uma fruta dentro, nesse caso acima fomos premiados.
Castanha do pequi
E tem mais! Dá para comer a castanha que tem dentro depois de deixar uns dias secando. É uma operação delicada. Eu segurei ao meio com um facão e depois bati com uma madeira. A castanha que tem dentro sai com facilidade mas alguns espinhos grudam na faca. Cuidado mesmo! Vale a pena. Tem um sabor delicado de coco com pequi. Os índios usam a casca dura para fazer chocalho.
Pequi na beira da estrada
A beira da estrada de Cáceres para Pontes e Lacerda é um exemplo do que acontece nas regiões de cerrado. Tem um rancho atrás do outro vendendo pequi.
Caryocar brasiliense, known as pequi or "souari nut"
Sempre tem uma rede no rancho para relaxar enquanto espera o freguês. 
Pequi, descascando
 Acabou que meus amigos compraram um saco enorme.
Pequi
Na fazenda uma parte foi preparada em conserva com azeite, outra parte foi congelada e o restante comemos com frango.
Caryocar brasiliense ou souari nut
Quando é servido inteiro a gente tem que roer a polpa, sem morder. Tem que pegar com a mão mesmo e ter cuidado.
É provável que a palavra pequi seja de origem indígena e signifique pele espinhosa.
Pequi
Para completar, o pequi é rico em óleo insaturado (aquele do bem), vitamina A , C e betacarotenos. É conhecido também como o Viagra do Cerrado.
Pequi, pratos com pequi
Na estrada, voltando da Chapada dos Guimarães, experimentei na galinhada. Agora virei fã ao ponto de querer levar para casa duas compotas que a moça da fazenda fez, nem que seja no colo. Conclusão, atualizando, hoje, 5 de agosto, nesse meio tempo abri dois vidros em jantares que fiz em casa apresentando essa delícia. O povo ciscou, experimentou, mas não caiu de boca como eu. Vai que estraga? Vou roer logo esse negócio. Enfim, eu acabei comendo 80% do pequi que a Adriana preparou com óleo no vidro. Ele borbulhou na hora que abriu mas estava muito bom. Matei minha vontade e queria poder encomendar para várias estações. Poderia comer pequi o ano todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount