Pular para o conteúdo principal

Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé

Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé
O festival, já na sua décima edição, foi o motivo principal da nossa ida à Maria da Fé e recomendo muito ir nessa época pois a pacata cidade fica animada com shows à noite. Ao contrário do que normalmente vivenciamos em qualquer festival que se torna conhecido demais, esse tem o tamanho ideal, pelo menos por enquanto. Consegue-se estacionar, comer, sentar e visitar os stands com calma.
Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé
Aprendi que a família real trouxe consigo azeite de Portugal e mudas das primeiras oliveiras que se tem registro. Isso foi em 1808. Em 1821 a Família Real voltou para Portugal e mandou queimar todas as oliveiras do Brasil com medo da "concorrência". A história é longa. Na região de Maria da Fé foi só em 1950 que Emídio Ferreira dos Santos plantou as primeiras mudas.
Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé
É difícil escolher.
Gente de Fibra, Maria da Fé
Adorei conhecer lá no festival o trabalho da oficina Gente de Fibra, uma iniciativa do artista Domingos Tótora com  mais cinco mulheres da comunidade.
Gente de Fibra, Maria da Fé
Em dias normais pode-se visitar a oficina e ver como processam a fibra de bananeira e dão acabamento com papelão que foi descartado. O resultado é lindo e fica muito leve. 
O pavilhão onde acontece o festival é muito agradável e os stands são bem bonitinhos.
Sabores da Mantiqueira, Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé
Pude assistir parte da palestra do Chef Vitor Pompeu, criador do projeto Sabores da Mantiqueira. Com direito à degustação e tudo. Foi muito interessante.
EPAMIG ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) 
O maior apoio aos produtores vem da EPAMIG ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) que visitamos durante o dia.
EPAMIG ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) 
Nessa fazenda experimental produzem e vendem mudas de dois tipos de oliveiras e extraem o azeite para diversos produtores em seu maquinário.
EPAMIG ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) 
Dá para ir visitar a pé. 
Bombocado de mandioca no Festival de Inverno de Maria da Fé
Muitas opções de comida local no pavilhão.
Pastel de milho no Festival de Inverno de Maria da Fé
Entre nós, o pastelzinho de milho foi um sucesso. A massa é bem fininha, feita com farinha de milho. Lembra o bolinho caipira típico de São José dos Campos. 
Cerveja artesanal
Reparem bem no nome dado aos diversos tipos de cerveja. Trouxe uma Nossinhora para meu filho.
E não se esqueçam de levar um bom casaco pois de noite chegou a 5 C.

Comentários

Unknown disse…
Que programa gostoso, espero conseguir ir no próximo. Obrigada por compartilhar essa experiência :)

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount