Pular para o conteúdo principal

Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé

Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé
O festival, já na sua décima edição, foi o motivo principal da nossa ida à Maria da Fé e recomendo muito ir nessa época pois a pacata cidade fica animada com shows à noite. Ao contrário do que normalmente vivenciamos em qualquer festival que se torna conhecido demais, esse tem o tamanho ideal, pelo menos por enquanto. Consegue-se estacionar, comer, sentar e visitar os stands com calma.
Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé
Aprendi que a família real trouxe consigo azeite de Portugal e mudas das primeiras oliveiras que se tem registro. Isso foi em 1808. Em 1821 a Família Real voltou para Portugal e mandou queimar todas as oliveiras do Brasil com medo da "concorrência". A história é longa. Na região de Maria da Fé foi só em 1950 que Emídio Ferreira dos Santos plantou as primeiras mudas.
Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé
É difícil escolher.
Gente de Fibra, Maria da Fé
Adorei conhecer lá no festival o trabalho da oficina Gente de Fibra, uma iniciativa do artista Domingos Tótora com  mais cinco mulheres da comunidade.
Gente de Fibra, Maria da Fé
Em dias normais pode-se visitar a oficina e ver como processam a fibra de bananeira e dão acabamento com papelão que foi descartado. O resultado é lindo e fica muito leve. 
O pavilhão onde acontece o festival é muito agradável e os stands são bem bonitinhos.
Sabores da Mantiqueira, Festival do Inverno, Dia do Azeite em Maria da Fé
Pude assistir parte da palestra do Chef Vitor Pompeu, criador do projeto Sabores da Mantiqueira. Com direito à degustação e tudo. Foi muito interessante.
EPAMIG ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) 
O maior apoio aos produtores vem da EPAMIG ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) que visitamos durante o dia.
EPAMIG ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) 
Nessa fazenda experimental produzem e vendem mudas de dois tipos de oliveiras e extraem o azeite para diversos produtores em seu maquinário.
EPAMIG ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) 
Dá para ir visitar a pé. 
Bombocado de mandioca no Festival de Inverno de Maria da Fé
Muitas opções de comida local no pavilhão.
Pastel de milho no Festival de Inverno de Maria da Fé
Entre nós, o pastelzinho de milho foi um sucesso. A massa é bem fininha, feita com farinha de milho. Lembra o bolinho caipira típico de São José dos Campos. 
Cerveja artesanal
Reparem bem no nome dado aos diversos tipos de cerveja. Trouxe uma Nossinhora para meu filho.
E não se esqueçam de levar um bom casaco pois de noite chegou a 5 C.

Comentários

Unknown disse…
Que programa gostoso, espero conseguir ir no próximo. Obrigada por compartilhar essa experiência :)

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalmente entretenimento aos seus m