Pular para o conteúdo principal

Santa Branca, SP, o que tem para fazer lá?

Câmara Municipal de Santa Branca
Nem passa pela minha cabeça recusar passeio que pega estrada. Minha amiga tinha que buscar uma encomenda de boneca em Santa Branca e lá fomos nós. Estive lá duas vezes para tomar chopp no Choppi há anos mas foi só o que visitei.  Aliás, recomendo.
Bonecas de pano da Margarida de Santa Branca
Conhecer a artesã Margarida, que faz as bonecas, foi o melhor da cidade. Eu já havia comprado dela um livrinho de feltro com as pecinhas com velcro para a criança ir montando vários cenários.Uma joia.
Agora ela está fazendo as Catarinas. Um capricho só. Muito bem acabadas. Elas vem com a caminha, três roupas, bolsinha e sapatos. Tudo feito com tecido de algodão e enchimento de lã de carneiro. A produção dela é pequena e pode-se encomendar que ela despacha.
Bonecas de pano da Margarida de Santa Branca
É daqueles brinquedos que não existem mais e para guardar para sempre. (12) 98204-9147.  No Facebook é Marga Artesanato.
Arte em lápis de cor do João Pedro, Santa Branca
Na casa dela, esses quadros de pássaros me chamaram a atenção. O filho dela, João Pedro é quem faz. Ele tira fotos dos passarinhos no quintal deles e depois pinta com lápis de cor.
Tiê Sangue
Já fez camisetas, canecas e calendários com os modelos. Pensem numa pintura delicada, rica em detalhes, maior bom gosto e  precisão. Lápis de cor, gente! Ele vende os originais ou as reproduções com molduras.
Pintura com lápis de cor
Lindo presente! (12) 98205-1059 e (12) 3972-0576. São passarinhos da região que ele também fotografa no Restaurante Engenho Velho que foi nosso próximo passeio.
Restaurante Engenho Velho
É uma fazenda antiga onde tem um restaurante e vários cantinhos gostosos para relaxar.
A casa tem uns 200 anos. Sr Toninho herdou a fazenda do pai e para ajudar nas despesas acabou fazendo uma reforma adaptando-a para restaurante.
Roda d'água no Restaurante Engenho Velho, Santa Branca
A comida é mineira e quem coordena tudo é a esposa, Dona Cida, com receitas do tempo da mãe dela.
Engenho Velho, Santa Branca
O restaurante fica a 500 metros de Santa Branca e fica bem cheio nos fins de semana.
Engenho Velho, Santa Branca
A família Porto mantem um pequeno museu com os objetos da época. Não almoçamos lá e se não me engano li em algum lugar que eles não aceitam cartão. Atualizando em agosto de 2020, me foi dito que a Fazenda está fechada por causa da pandemia. Eles mantinham o restaurante com buffet e ficou difícil para a família. Vamos aguardar. Um lugar tão agradável merece continuar.
Restaurante Toca do Leitão, Santa Branca
Próxima parada foi a Toca do Leitão. Na verdade, pelas fotos eu achei que era um parque mas é só um restaurante com vista para a represa.
Toca do Leitão, Santa Branca
Algumas pessoas levam jetski para lá ou vão pescar. Vi várias famílias com crianças pequenas na outra margem curtindo um banho.
Represa de Santa Branca
A natureza ali é bonita sim e a represa é de uso público e gratuito.
Toca do Leitão, Santa Branca, SP
O almoço estava gostoso e o atendimento simpático. Tilápia frita bem sequinha, molho de camarão e salada de batatas.
O atual dono desse restaurante era dono do Deck, um restaurante que ficava na beira do Rio Paraíba e era bem conhecido. Ele sabe das coisas.
Mercado Municipal de Santa Branca
Não percam seu tempo para conhecer o Mercado Municipal. O antigo mercado foi construído em finais da década de 1860 e funcionou até 1920 quando foi demolido e deu lugar ao atual prédio cuja obra terminou em 1928.
Mercado Municipal de Santa Branca
Era para abrigar os pequenos produtores locais mas aos poucos foi ficando cheio de produtos manufaturados. Em 2002 um grande incêndio destruiu parte do prédio. Foi então reinaugurado em 2004. Acontece que só tem uns quatro box funcionando. Decepcionante. Não entendi.
A Igreja Matriz de Santa Branca é bonita. A construção por escravos da primitiva capela teve início em 1828 levantada sobre alicerces e paredes de taipa de pilão.
Igreja Matriz de Santa Branca
Santa Branca é padroeira da paróquia e deste município.
Altar lateral na Igreja Matriz de Santa Branca
A cidade teve como ponto de origem a Capela em homenagem à santa de devoção da família dos fundadores. A imagem existente na Matriz da cidade foi doada pelo Capitão Bibiano José Nogueira que liderou o movimento para a construção da capela. Ela é representada de joelhos e com uma corrente de ferro presa ao pescoço.
Pracinha em Santa Branca
A praça em frente tem um coreto e fica num lugar bem alto.
Edifício Ajudante Braga, Santa Branca
Algumas casas antigas ao redor, como o Edifício Ajudante Braga. Construído pelo Ajudante Braga na época imperial com mão de obra escrava, o prédio ainda conserva seus lustres, constituindo um marco histórico da época áurea do café. Atualmente o edifício pertence à Câmara Municipal de Santa Branca, mas recebe também visitantes que se interessam pelo prédio histórico. Faltou visitar:  a Igreja do Rosário que está sendo restaurada, a Ponte Metálica, a cachoeira do Putim, Hotel Fazendão e a Capela São Sebastião. Lembrando, gente, que Santa Branca fica pertinho de Guararema onde tem muita coisa boa para visitar. Eu contei AQUI
ATUALIZAÇÃO: Infelizmente, me sinto no dever de comentar aqui que esse rapaz tão talentoso, o João Pedro, faleceu ainda em Agosto. Vai deixar saudades a todos que o conheceram. Foi um rapaz sensível, alegre e deixou sua marca na vida como artista e fotógrafo dos passarinhos que tanto amava. Sua obra permanece, porém. 

Comentários

lis vissotto disse…
A cidade é pequena mas você como sempre sabe valorizar os encantos do lugar! Parabéns! 😘
Unknown disse…
Muito bom de se ver uma cidade pequena com tantos lugares lindo
Parabéns a Santa Branca 😘😍
Unknown disse…
Ah...a Margarida das Catarinas...pessoa de alma leve e mãos de fadas que tive a grata oportunidade de me tornar amiga. O Rio Paraíba que nadei desde criança,os moradores do bairro D'Angola, a Praça da Matriz com a sua Festa do Divino,enfim, Santa Branca faz parte da minha vida!!!❤
virginia costa disse…
Querida pessoa que o Google não me permite identificar quem é , fico muito feliz que você se sentiu em casa através do meu olhar.

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Aperitivos De Festa