Pular para o conteúdo principal

Armação dos Búzios - Primeira parada a caminho de Porto Seguro

Armação dos Búzios, RJ
Minha amiga Lisbeth me convidou para ir até Porto Seguro de carro e eu topei, claro. A pandemia deu uma folga e achei que era agora ou nunca. Sabe-se lá o que o ano que vem nos reserva. Roteiro de ida com pernoite em Búzios, Guarapari e Teixeira de Freitas. Na volta, São Mateus, Marataízes e Teresópolis. No final, mudamos o roteiro da volta. Teresópolis ficou inviável, desandou a chover e acabou que não conheci Marataízes mas ficamos numa pousada pertinho, literalmente pé na areia. Isso tudo por que "enroscamos" em Anchieta, uma cidadezinha no litoral capixaba que nos encantou.

Saímos às 05h20minh da manhã de São José dos Campos no carro dela. Eu, ela e Maya, a sua cachorrinha já com 16 anos. A primeira parada foi em Búzios onde chegamos às 13h45min.

Arco Metropolitano, RJ
Filho meu preocupado com a estrada próxima ao Rio de janeiro, mas fomos pelo Arco Metropolitano que passa bem por fora do Rio. Tinha que mandar localização toda hora.
Esse trecho do Arco Metropolitano tem asfalto e muitas partes em obra, mas foi tranquilo. Descida da Serra das Araras também.

Pousada El Parador, Búzios
A pousada em Búzios, El Parador, era uma graça.
O ponto forte foi a localização a alguns passos da Rua das Pedras e da Orla Bardot.
Pousada El Parador, Búzios
Deu tempo de tomar um banho de piscina e passear.
Armação dos Búzios
Búzios é uma cidadezinha danada de fotogênica.

A Brigite Bardot continua lá, linda, contemplando o mar. Só as esculturas em bronze da Christina Motta espalhadas pela cidade valem a viagem.
Escultura na Orla Bardot em Búzios
Mais adiante tem a do Juscelino Kubitschek sobre um mapa do Brasil.
Escultura de Christina Motta
Quando entramos na cidade eu vi essa e adorei. Ainda bem que a Lis já está acostumada e nem reclama de parar o carro para eu fotografar.
É uma homenagem ao Quilombo da Rasa.
Obras de Ivone R em Búzios
No final da orla visitamos o atelier da Ivone R que faz peças numa técnica que mistura papel mache, papietagem e reciclagem. Não tem como não ver o atelier dela. As peças que ficam expostas ao tempo são revestidas com fibra e uma tinta especial.
Atelier de Ivone R, Armação dos Búzios
Atelier de Ivone R, Armação dos Búzios
A casinha de pescador onde tem seu atelier e mora desde os anos 90 pode ser visitada também e é cheia de arte e surpresas.
Igrejinha de Santana, Armação dos Búzios
Passeamos de tardezinha pela orla até a Igrejinha de Sant’Anna.
Olhe só a vista da igrejinha!
Orla Bardot, Armação dos Búzios
Passear na Orla Bardot foi bem gostoso, mas estava um calor úmido estilo Manaus.
Esquece maquiagem! Ainda com máscara, foi literalmente um sufoco.
Três Pescadores, esculturas em bronze
Essa escultura dos três pescadores puxando uma rede foi escolhida por um site internacional como uma das 26 mais bonitas esculturas do mundo na categoria de obras relacionadas com a história da cidade.
Armação dos Búzios
Christina Motta é brasileira e morou 21 anos em Londres onde trabalhou com a renomada Karin Jonzen. Ficou famosa por lá, fez exposições importantes e depois foi morar em Búzios em 1992.

O comércio é um charme. Adoramos essa loja que tinha sido inaugurada dias antes. 
Rua das Pedras em Búzios.
Já de noite o agito é na Rua das Pedras. Cá entre nós, nessa fase da vida a gente chega sempre no início da noite e lá pelas nove horas já estamos de pijama no hotel. É mais para ver o movimento e dizer que foi.

Menina na Fonte, Christina Motta
Na Travessa dos Arcos, mais uma surpresa. Outra escultura encantadora.
A delicadeza da Menina na Fonte.
E ao lado, o menino que tenta pegar a pipa. Fiquei encantada. Só depois soube que tem ainda por ali a escultura de um gato no telhado e tem várias outras esculturas pela cidade que eu deixei de ver na Praça dos Ossos e ainda uma tal vela de windsurf no Pórtico, por exemplo. 

Comemos uma pizza perto da Rua das Pedras e tomamos um pouco de chuva. Bastante movimento nos restaurantes. 

Demos de cara com essa placa. A frente da casa dá para o mar. Tinha bom gosto a Brigitte.
Lembrava-me desse lugar onde fazem uns crepes. Estão lá até hoje. 
No outro dia achamos mais uma escultura. Homenagem à Bíblia.
Homenagem à Bíblia, escultura em bronze
Pena que vândalos, pelo visto, levaram a Bíblia de bronze que era bem grande, pelo que vi numa foto antiga.

No dia seguinte, café da manhã gostoso na pousada e saímos às 08h20min da manhã rumo a Guarapari.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount