Pular para o conteúdo principal

Guarapari - ES - Segunda parada a caminho de Porto Seguro

Monumento do Marlin, Guarapari
Nossa passagem por Guarapari foi rápida também. Chegamos lá pelas 15h e logo fomos conhecer a cidade.
Guarapari, Espírito Santo
Eu não sabia nada da cidade. Como uma autêntica taurina só pensei na comida típica local. Me falaram de um tal peroá frito e bolinho de aipim. Também sabia da moqueca capixaba e da torta capixaba que fazem na época da Páscoa.
Guarapari, Monumento do Marlin
Fiquei muito surpresa quando vi o Monumento do Marlin. Ele tem 8 metros de altura. Nunca tinha visto imagem dele e achei lindo. Foi feito por um artista italiano, Juliano Filippi, há 19 anos. O monumento foi criado para homenagear e se tornar um marco da pesca do maior Marlim-Azul do Mundo. O marlin de 636 quilos foi pescado pelo empresário Paulo Amorim nas águas do município. Esse fato trouxe visibilidade internacional à cidade. De acordo com a prefeitura é um recorde internacional.
Praia das Castanheiras, Guarapari
Fomos conhecer a Praia das Castanheiras. Muito agradável com a sombra das árvores.
Lá tinha um gigante de areia. 
Guarapari
A cidade lembra o Guarujá. Muitas praias gostosas e prédios altos na orla.
Guarapari, Praia da Areia Preta
Cidade que muita gente escolhe para viver quando se aposenta.
Demos um bom giro pela cidade.
No fim do dia acabamos parando por acaso num quiosque na Praia do Morro. Lá pude experimentar o peroá frito. Eu nem sabia que era um peixe. Tem gosto suave, gostei de verdade.
Peroá frito, Guarapari
Vejam só, num quiosque tão simples, com cadeiras de plástico, fomos muito bem recebidas e comemos muito bem.
Bolinho de aipim - Guarapari, ES
O bolinho de aipim, provei também, claro, num posto na estrada. Delícia. Tem jeito de ser ruim? Massa de mandioca com recheio de carne moída. Comeria todos os dias.
Eu não conhecia o Espírito Santo. É bonito que só. Sua gente é um encontro de índios, negros, portugueses e imigrantes italianos, alemães, pomeranos, austríacos, espanhóis, holandeses, suíços, poloneses, libaneses, entre outros. 
Esse foi nosso roteiro de ida. 
Doces Nolasco com estacionamento fácil
Uma coisa importante, de Búzios para Guarapari, a BR101 atravessa a cidade de Campos de Goytacazes, RJ. Não deixe de parar na Nolasco Doces! Se deixar para passar lá na volta, fica complicado.
Chuvisco cristalizado da Nolasco, antes de colocarem as etiquetas.
Existe desde 1974 e é muito conhecida pela goiabada cascão.
Campos de Goytacazes - Doces Nolasco, chuvisco em calda e lata antiga.
Nos encantamos pelo chuvisco em calda e cristalizado. Comprar doce assim direto da fábrica é uma perdição.
Campos de Goytacazes, Doces Nolasco, doce de jaca e melado.
Havia também outras delícias como melado e doce de jaca. Nunca comi a jaca fruta, só uma cochinha de jaca e em escabeche. Gostei. Percebi durante a viagem toda, na ida e na volta, que é uma fruta muito abundante e que poderia ser melhor aproveitada.Tem para todo lado.
Campos de Goytacazes
Quanto a essas barracas, resista e pare na volta, senão não vai chegar nunca. Tem várias ótimas na volta em Campos dos Goytacazes com panela de barro, de pedra, chuvisco de outros fabricantes, panelas de alumínio e por aí vai. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Aperitivos De Festa