Pular para o conteúdo principal

Porto Seguro - O que fazer lá


Já na estrada a gente tem uma amostra do que nos espera. Vem coisa boa e diferente por aí! 
Gente, eu tenho muita sorte. As duas vezes que fui para Porto Seguro eu estava com minha amiga Lisbeth e ela já morou lá tendo inclusive trabalhado como guia.
Tem gente que só vai para lá por causa das praias e nem se lembra de visitar o Centro Histórico.
Então, por favor, não deixem de visitar o post completinho que fiz AQUI sobre as edificações de lá, tá?
Desta vez fomos em um dia de chuva e as fotos não ficaram boas. Mesmo assim valeu a pena. É um passeio.
Tem vista, cultura, acarajé, tapioca e algumas poucas barraquinhas de artesanato.
Claro que comi um acarajé 10 horas da manhã sem a menor culpa.
Havia muitos turistas e vários ônibus. Tem lá um lugar onde o pessoal da capoeira faz curtas apresentações, mas já vi bem melhores.  
Outro programa que não tem como escapar é a Passarela do Descobrimento. Se você passa de dia por lá dá bem para ver como as casas são bonitinhas.
Passarela do Descobrimento
É sossegado, portinhas e janelas fechadas.
Passarela do Descobrimento
Se você for de noite já é outro planeta. Os camelôs tomam conta da rua e os donos das lojas não gostam. Tipo de problema sem solução. Todas as lojas colocam suas coisas na calçada e as janelas se abrem. O que se vê é muito turista e comerciantes bons de prosa, felizes por poderem voltar a trabalhar. Eles chegaram a ficar quatro meses fechados por causa da pandemia.
Esse lugar também é conhecido como Passarela do Álcool por causa dessas barraquinhas pitorescas e também por que o povo vai para beber mesmo e ficar nos bares com mesas na calçada. 
A gente morre de rir com as bobagens que as donas das barracas de bebida falam. 
Cada bar tem um tipo de música ao vivo e aí as tribos vão se separando naturalmente. Ouve-se axé, rock, sertaneja, bossa nova e por aí vai. Como a gente sempre chega e volta cedo nunca vimos nada de exagerado por lá. Tem é família passeando com crianças e turistas que saem mesmo para comer e se divertir.
Comemos uma noite no Acarajé Gourmet.
Porto Seguro - Acarajé Gourmet Restaurante
Foi o melhor acarajé da minha vida além de ser o mais bonitinho. Veio numa cuia de coco. Repare na fitinha no guardanapo e jogo americano de capim dourado.
Porto Seguro - Acarajé Gourmet Restaurante
Lis preferiu essa tapioca linda que veio com carne seca, banana da terra e queijo coalho. Depois descobri que esse restaurante é o numero 2 no Tripadvisor. Decoração bonita e ótimo atendimento.
Logo em frente tem o Casarão Adega Restô. Vale a pena dar uma olhada pela beleza da construção interior com paredes largas de pedra e uma super adega.
Suba a escada para conhecer. Ele atualmente é o numero 1 no Tripadvisor.
Casarão Adega Restô - Porto Seguro
É do tipo chique, premiado, romântico e caro.
Logo em seguida tem a Sorveteria Coelhinho. Foi criada por um italiano há 26 anos e tem dez filiais. Esse coelhinho fica pedalando e as crianças adoram.
Entre uma lojinha simpática e outra a gente vê casarões loucos para serem restaurados.
Mas vê também cantinhos cuidados. 
Outro passeio gostoso para fim de tarde é passar pela Rua Marechal Deodoro.
Casario em Porto Seguro
Lá tem casinhas antigas coloridas e fica bem em frente ao mangue. É muito bonita, vale a pena passar por lá.
Esse tipo de coisa eu jamais saberia se não tivesse minha guia particular, hehe. 
Porto Seguro - Por do sol  do Rio Buranhém
O programa era ver o por do sol no porto onde tem a tal Tarifa. Foi realmente lindo.
Eu nunca tinha ouvido esse termo antes. É onde os pescadores chegam com os barcos e vendem seus peixes. Só então descobri que a Tarifa dali é que é legal para comprar peixe fresco, bem maior que a de Santa Cruz Cabrália. Como a gente cozinhava na pousada essa informação era importante. 
Ali mesmo tem um restaurante muito agradável, o Gallo.
Restaurante Gallo, Porto Seguro
Tem mesas dentro e na calçada, do outro lado da rua.
Eu fui ver os caranguejos que eles mantem vivos para servir. Sou meio fascinada por caranguejos e siris. Acho que é por que sou de Barretos e isso nunca fez parte da minha vida.
Comi uma coisa que estava com vontade, lambreta.
Outros pratos servidos.
O Gallo fica pertinho da Casa da Lenha. Essa construção histórica guardava antigamente os produtos que seriam embarcados no porto. Está bem preservada e hoje abriga a superintendência da Cultura de Porto Seguro.
Depois de um por de sol tão bonito ainda vimos a lua nascer no mar. 
Quase deixei a Lis doida de tanto falar que queria comprar farinha de mandioca na feira. Fomos parar na feira do Baianão. Foi fria. Estava lotada, parecia outro planeta. Muita gente sem máscara e gritando para vender os produtos. Comprei a farinha e voltamos rapidinho.
Porto Seguro - Mercado Pedro Abade
Outra coisa que não vale a pena é ir ao Mercado Pedro Abade. Pois é, lá tem sim um Mercado Central.
Porto Seguro - Mercado Pedro Abade
Eu queria comprar tempero baiano que vi correndo lá no Baianão e não deu tempo. Também queria camarão seco. Conclusão, achei o mercado meio desfalcado, talvez seja por causa da pandemia. Mas achei os temperos. A moça não estava com a menor paciência de me explicar o que eram e fez um mix de vários. Só insisti que queria sem sal. No final das contas já usei várias vezes, é ótimo mas não tenho ideia do que contém.
Achei o camarão seco defumado. Cheira para caramba e foi problemático trazê-lo no carro. Lis tem muita paciência comigo.
Porto Seguro - Mercado Pedro Abade
Eu até ficaria mais tempo por lá explorando, mas o fato de estar de máscara faz a gente se apressar para sair dos lugares.
Na parte externa tem uma feira de legumes e frutas. Não deixe de ver os post anteriores, sobre as praias, as placas e a viagem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount