Pular para o conteúdo principal

Porto Seguro - Qual é sua praia? Parte 2

Santa Cruz Cabrália
Suponho que tenham lido o post anterior sobre as praias em Santo André (clique AQUI). Agora continuando do Norte para o Sul. Para chegarmos às próximas praias paramos um pouco em Santa Cruz Cabrália. Dizem que aqui foi o lugar da chegada dos portugueses ao Brasil. O negócio é que o povo de Porto de Seguro e de Prado diz o mesmo.
Se você olha lá de cima, na parte alta da cidade, até que faz sentido embora lá da Cidade Histórica de Porto Seguro a gente também consiga imaginar as caravelas ao longe.
A povoação no platô começou em 1530 para dar mais proteção aos moradores. Índios aimorés e portugueses estavam em conflito e tinha ainda ataques de corsários e contrabandistas de pau-brasil. Quando as coisas se acalmaram eles foram aos poucos se mudando para a parte baixa.
Lá em cima tem a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Uma olhada no interior dela.
Tem ainda a Casa da Câmara e Cadeia. Essa construção foi primeiro uma residência e a partir do século 19 foi usada por diversos órgãos públicos.
Essa ruína ao lado da igreja não se sabe até hoje o que foi.
Lá de cima, atrás da igreja, tem uma vista espetacular e tem também um dos cemitérios mais antigos do Brasil.
Na parte baixa tem o pequeno cais de onde saem escunas de excursões para Coroa Alta.
Do outro lado o embarque da balsa para Santo André.
A cidade é bem pequeninha e meio que parou no tempo. Comparei com fotos que tirei da outra vez e achei que antes as casinhas estavam mais pintadinhas e bem cuidadas.
Tem na esquina esse café que é uma paradinha agradável.
Café coado e banheiro limpo. Logo em frente dele tem a Tarifa onde vendem peixes frescos trazidos pelos pescadores locais. Fomos um dia cedo lá comprar camarão direto na Tarifa, mas não achei que compensou. A Tarifa de Porto Seguro é bem melhor, mas só conheci dias depois.
Se estiver com fome há poucas opções mas a Lis morou lá e quis matar a saudade do Restaurante Garatéia.
É bem simples, muito antigo e tem comida realmente boa. Levamos até o que sobrou.
E lá tinha o biribiri.
Um tipo de pepino que fico intrigada todas as vezes que encontro. Parece que só tem por lá.
Camping Mutari
Depois vem a Praia do Mutari onde tem um camping excelente para quem tem motor home. É pé na areia e com muita sombra de árvore.
Um pouco antes de chegar na Coroa Vermelha, se bater uma fomezinha (gente, eu só penso em comida) tem a Empada da Cleide. É uma delícia.
Fica ao lado do Materiais de Construção Pataxó.
Coroa Vermelha – Dizem que nesse local foi rezada a primeira missa no Brasil. Hoje tem lá a cruz original (será?).
Vocês devem se lembrar desse quadro.
Daí fizeram outra cruz também, não sei para que.
A Lis morou lá há 30 anos e disse que dali dava para ver o mar, mas agora fizeram uns quiosques e está muito descaracterizado.

De qualquer forma o programa ali é dar uma olhada no "calçadão indígena" que é uma tentação.
Tem todo tipo de lembrancinhas bem em conta.
 Nesse bairro tem uma aldeia indígena pataxó com escola e tudo.
Shopping Indígena - Coroa Vermelha - Porto Seguro
Outro lugar bem gostoso para fazer comprinhas.
 Olha a Maya no carrinho. Ela faz o maior sucesso. Está velhinha e a Lis morre de pena.
A praia da Coroa Vermelha próxima ao comércio é bem movimentada, com vários quiosques com música alta, ambulantes e o mar tem ondas.
Ponta do Mutá
Nesse ponto o que eu mais me apaixonei foi pela Ponta do Mutá. Tem um banco de areia estreito que avança para o mar.
Quando a maré está baixa é uma cena impressionante. O mar recua até os recifes.
Porto Seguro, Ponta do Mutá
A gente vai muito longe caminhando no rasinho e a vista que se tem de lá para o continente é impressionante.
Dá o maior orgulho das nossas praias.
A seguir vem a Praia do Mutá onde ficam três das nossas barracas preferidas.
Cabana Macuco - Praia do Mutá - Porto Seguro
Na sequência, a  primeira é a Cabana Macuco que passou por uma grande reforma e hoje tem um restaurante bonito coberto.
Comemos lá algumas vezes. Tem mesas de plástico na areia, o banheiro é ótimo e chuveiro debaixo das árvores.
Lá tem música ambiente bem alta (normal por lá) e essas redes na água são um sucesso.
Sem dúvida um lugar agradável e com praia boa e rasinha. Tem sempre alguma novidade nos drinks e nos pratos.
Cabana Macuco - Praia do Mutá
Como é uma barraca movimentada e estamos no meio de uma pandemia resolvemos nos manter um pouco afastadas de lá.
Atravessando a rua da Cabana Macuco fica o Macuco Artesanato.
Macuco Artesanato- Porto Seguro
Pense numa loja enorme com artesanato trazido do Brasil todo. São vários ambientes. É um passeio e tanto.
Lá que eu vi essa árvore de cabaça carregada. Eles vendem muda dela lá também, entre outras.
Ali perto, na rua Malembar 27, fica um distribuidor de redes, tapetinhos, colchas de tear, jogos americanos etc. É um depósito, mas vendem no varejo também.
Barraca Praia Branca - Praia do Mutá - Porto Seguro
De volta à Praia do Mutá ficamos um dia na Barraca Praia Branca e adoramos. Confortável e com colchões. A praia ali é mais deserta e o mar é para crianças, praticamente sem ondas, do jeito que eu gosto.
A barraca é bem confortável e sossegada. Tirei até um cochilo. O que atrapalhou foi a música ao vivo. Acho louvável os donos das barracas darem oportunidade para os músicos mas eu, particularmente, nesta fase da vida quero mesmo é ouvir o som do mar e relaxar. A música até era tranquila, mas o músico era daqueles que canta no automático, sem emoção. Achei chatíssimo. Mas nem sempre é o mesmo músico, viu?
Mas não tem como não amar essa praia, não é?
Jinga Casa de Praia e Restaurante
Logo em seguida tem a Jinga Casa de Praia. Aí sim.
Fomos diversas vezes lá.
É muito confortável com sofás e almofadas e o mais importante, sombra de árvore.
Jinga Casa de Praia e Restaurante
Provamos vários pratos, sempre muito bem apresentados.
A disposição das mesas dava para manter uma boa distância das outras pessoas. Olha o capricho! Alguém pediu para prepararem essa mesa para comemorar um aniversário de casamento. O gerente e Chef Jimmy é muito atencioso, simpático e preocupado com o bem estar de todos.
Foi ali que a Lis acabou fazendo o lettering numa prancha para ele.
Chef Jimmy da Jinga Casa de Praia
Outra coisa, música ambiente com volume na medida tocando Amy Winehouse e outras ótimas.
Praia do Mutá- Porto Seguro
Elegi a praia do Mutá como a mais gostosa. É perfeita e cabe no meu bolso. Se você procura mais agito, vamos para Taperapuã.
No caminho a gente passa pela Ponta Grande.
É um lugar tão bonito que tirei foto todas as vezes que passei por lá. Vimos na maré alta e na baixa, com sol, com chuva e com arco íris.
Arte com pneus reciclados
Na estrada tem essa barraquinha vendendo esses pneus aproveitados de forma bem criativa. Embora essa ponta não tenha nenhuma infraestrutura nos fins de semana o pessoal para na beira da estrada, desce isopor, guarda sol etc. e se diverte também. É bem rasinho. Nesse caso é praia onde você não precisa dispor de cédulas.
Aí perto dessa ponta fica a entrada para a Reserva da Jaqueira, um passeio por uma tribo pataxó muito interessante que fiz da outra vez e gostei demais.
Leia aqui sobre a Reserva da Jaqueira.
Praia de Taperapuã - Cabanas de praia- Porto Seguro
Taperapuã é para onde o pessoal vai para paquerar, dançar, ouvir música alta e assistir a shows. É a praia mais popular. Têm umas cabanas de praia enormes, verdadeiros complexos de lazer com dançarinos ensinando dançar axé e vários palcos como na Axé Moi, Toa Toa.

Hotéis em Taperapuã - Porto Seguro
Nessa praia tem um hotel atrás do outro. Fica tudo lotado. Nessa época, claro, estava mais tranquilo, mas dizem que quando tem show da Ivete Sangalo, por exemplo, a terra literalmente treme. Muita gente ama e vai para lá em busca disso mesmo.
Nossa pousada ficava em Taperapuã, a umas quatro quadras da praia. Quem quiser mais informações ou fotos mande mensagem no meu Instagram (@virginia4731). Tenho umas dicas que merecem ser dadas antes de decidirem.
O café da manhã era entregue nessas cestas para evitar contato. As casas tem de um a quatro dormitórios com cozinha equipada e pudemos cozinhar. Isso foi muito bom.

Daí vem Porto Seguro. Suponho que as praias centrais não sejam boas para banho. Noutro post falo sobre os programas off the beaten track que tem na cidade para fazer.

Vou direto para Arraial D’Ajuda. Que belezinha de lugar. Tem que pegar a balsa em Porto Seguro, mas o percurso é rápido também. Eu adoro pegar balsa, tem sensação de férias e de aventura. Mas reclamamos do preço: R$ 23,50 por carro na ida e o mesmo valor na volta. Por oito minutos de percurso?
Quando a balsa atraca, bem ali mesmo, não deixe de comprar um picolé nessa sorveteria aí. É de fruta de verdade. Experimente o de pitanga, laranjinha kinkan e o de coco verde. Uma delícia. R$ 4,00.
Sugiro chegar em Arraial no fim da tarde e ir direto conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes.
Foi construída pelos jesuítas de 1549 a 1551.
Fica no alto e tem uma vista linda.
De um lado da praça tem essas casinhas lindas.
Bom, e do outro lado casinhas lindas também só que são lojinhas.
Dentre elas tinha uma que se destacou pelo artesanato de primeira.
E essa outra é uma farra para quem gosta de cama, mesa e banho. A continuação dessa rua chama-se Broadway e tem mais comércio.
Olhe só que interessante, todas as casas se renderam ao "progresso" mas esse casal de velhinhos, pelo visto, fincou o pé aí e continua na mesma rotina de vida. Fim de tarde é hora de sentar na calçada e ver o movimento.
Daí já anoiteceu e você vira para a Rua Mucugê que é onde se concentram restaurantes e lojas mais diferenciadas.
Arraial D'Ajuda - Entrada de um restaurante na Rua Mucugê.
Tudo iluminado, fica lindo. Mais tarde ferve de gente e os carros não podem mais passar nessa rua, só quem comprova que está numa pousada ou mora por ali.
Olha essa franquia que eu não conhecia que vende só latas com carinha vintage!
Arraial D'Ajuda - Só Latas
Eu queria todas. Vendem lá também os docinhos para o presente ficar ainda mais gostoso.
Ficamos de olho nos restaurantes bonitos mas com uma estadia tão longa a gente tem que ter juízo.
Hamburguer Lampião (queijo coalho com toque de melado de cana e cebola caramelizada
Acabou que comemos um ótimo hamburguer num square simpático atrás da Só Latas. Se continuar descendo essa Rua Mucugê vai acabar na Praia do Mucugê.
Praia do Mucugê - Arraial D'Ajuda
Essa foto é de lá, mas de outra vez que fui.
É otima e linda mas não diria que é das mais tranquilas.
 Na rua paralela à Rua do Mucugê vimos umas pousadas muito simpáticas.
Num outro dia fomos numa praia lá, a do Parracho.
Praia do Parracho- Arraial D'Ajuda
Boa também
, com o mar do jeito que eu gosto. Fui caminhando pela praia até a Praia da Pitinga encontrar o irmão de uma amiga na Cabana Carlitos. Gostei mais ainda da Pitinga, mais tranquila. Dalí dá para ver as falésias. Pena que não levei o celular.

Em seguida vem Trancoso. Conto no próximo post.