Pular para o conteúdo principal

Campos do Jordão Off The Beaten Track

 
Aventurei-me numa trilha com 4x4 até Luminosa. Fui de carona, claro.
Estávamos em oito carros e foi bem mais tranquilo do que eu imaginava. Ninguém maluco. Famílias com crianças, inclusive.
Nessas estradas, depois do tanto que choveu, só dá mesmo para passar de carro 4x4.
A paisagem é belíssima. Repare na pequena Luminosa lá embaixo, no vale.
Se trocar a raça das vaquinhas a gente até acha que está na Suíça.
Paradinha estratégica para banheiro.
Almoço no Alambique Cachaça Luminosa.
Dona Eloá e marido estavam nos esperando com um almoço muito gostoso: torresmo, salada de banana (delícia), arroz e feijão, farofa de banana, carne com batata, linguiça, mandioca frita, frango caipira etc.
Essa foi novidade, salada de banana. Só temperar normal. De lá para cá sempre faço em casa.
Pode-se reservar pelo (035)3641-4095. Tem muita banana boa nessa região, toda orgânica. Aproveite para trazer. Instagram : @alambiqueluminosa
O negócio lá é simples mesmo, mas é disso que o povo gosta.
O salão é igualmente simples, mas todos ficam muito à vontade. Lá tem também uma pousada que não fui conhecer. Antes da pandemia, R$ 60,00 por pessoa com café da manhã e tem as cachaças no alambique. Pelo cardápio singelo dá para se ter ideia dos preços. Lembrem-se de atualizar todas as informações antes de ir pois as coisas abrem e fecham, principalmente nessa época que estamos vivendo.
Aliás, Luminosa tem essa carinha aí. Não nos demoramos lá.
Em 2017 fui com minha amiga até o Viveiro Frutopia que é do mesmo dono do Restaurante Entre Vilas, o Rodrigo Veraldi.
Estou louca para voltar lá para almoçar no fim de semana, que é quando eles abrem. No site do restaurante mostra também a hospedagem.
O conceito é de slow food, ou seja, você praticamente passa a tarde toda por lá, admirando a vista, o pomar, as parreiras, sem pressa. Tudo que é servido é produzido lá mesmo ou vem de produtores da redondeza. Passear pelo pomar é uma aula de botânica. Quem nos recebeu foi o Francisco, apaixonado pelo que faz, agrônomo e Chef de cozinha.
Olhem só o capricho nas parreiras!
Duvido que você saiba do que é essa plantação!
É lúpulo, acredita? Nunca tinha visto. Rodrigo conta AQUI numa entrevista para a Wine Up sobre o vinho produzido na fazenda. Logo depois que estive lá minha amiga recebeu do próprio Rodrigo um vídeo mostrando uma oncinha no meio da plantação de lúpulo. Emocionante!
A entrada da adega.
Eles vendem mudas de árvores frutíferas também e produzem mel. Tem muitas, mas muuuuitas castanheiras, árvore de kiwi, pinheiros exóticos, avelã, amora chilena e outros tipos de berries.
Essa é o sabugueiro. Fiquei enrolando para postar, esperando ir ao restaurante, mas sei lá quando vou poder ir e acho importante deixar aqui a dica, embora não tenha comido lá. Senti firmeza conhecendo o local e ouvindo de gente que foi e adorou.
Agora, em 2021, por falar em off the beaten track, ontem fui até o Pico do Imbiri que fica a 1862 metros de altitude. Embora fique a apenas uns sete quilometros do centro de Campos do Jordão, a sensação é de que você está muito distante. No céu, digamos :).  A vista realmente é linda mas o acesso é muito precário.
Para falar a verdade, foi a pior estrada da minha vida inteira. Minha amiga tem um Jimmy e dirige muitíssimo bem. Não fosse isso acho que eu iria chorar de arrependimento. Então, lembre-se, só com carro 4x4 e motorista confiável, viu?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Aperitivos De Festa