Pular para o conteúdo principal

Ubatuba em 2022 - o que fazer

Muitas coisas mudaram desde que estive lá há anos. O programa que fazia com as crianças era passear no centro, feirinha de artesanato e tomar sorvete no Rochinha.
Não me lembrava da imponência do Sobradão do Porto, o único casarão que restou dos áureos tempos do café na segunda metade do século XIX.
É uma cópia do Palácio Imperial do Rio de Janeiro. Aliás, Sobradão era o nome dado a lugares onde a casa ficava na parte superior e embaixo era comércio.
O prédio foi erguido em 1846, por um rico comerciante, fazendeiro, plantador de café, proprietário de uma vasta área da região litorânea, o armador português Manoel Baltazar da Cunha Fortes, que aportou no Brasil com a vinda da Família Real, em 1808. O primeiro pavimento servia como um armazém para guardar e negociar as sacas de café, algodão, fumo, cana-de-açúcar e aguardente. Tanto produção de Ubatuba como de toda a região do Vale do Paraíba.
O segundo andar era a residência da sua numerosa família. Em 1981, o Sobradão foi desapropriado pela Prefeitura Municipal e, em 1987, tornou-se a sede administrativa da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FundArt.
Bem em frente tem a Pistache Gelateria
.
Escolhi um com sabor de café e outro de figo com nozes. Tem jeito de ser ruim?
Ao lado há uma loja de artesanato com o diferencial de ser organizada por cinquenta artesãos locais.
Eles se revezam no atendimento.
Dentre eles, algumas peças de muito bom gosto.
Gente muito talentosa.
É por ali também que ficam as peixarias e um conhecido e recomendado bar e restaurante chamado Patto Loco.
Os barcos chegam cedinho e já entregam os peixes nos fundos das peixarias.
Por lá ficam bandos de garças esperando o que sobra da limpeza.
De manhã deve ser um movimento danado.
É uma parte da cidade que merece ser visitada.
Mais adiante fica a igreja que estava muito fotogênica com as paredes recém-pintadas (só na parte da frente).
A Igreja Matriz Exaltação da Santa Cruz é um dos patrimônios históricos e tem um curioso altar em forma de canoa, uma homenagem a São Pedro pescador. A imagem de São Pedro foi entalhada na mesma madeira da canoa.
Minha amiga constante de viagens em frente à bela porta da matriz de Ubatuba
A igreja só tem uma torre concluída. Uma das justificativas para não ter a segunda torre é financeira, pois além do investimento para a construção, o imóvel também pagaria mais imposto. Tem-se a informação que esta torre foi construída entre os anos de 1885-1890. Na torre havia um relógio de amplas dimensões que por muitos anos marcou a hora oficial da cidade. Foi substituído por outro de idênticas dimensões, atualmente inativo.
No coreto (construído em 1971) em frente à igreja, normalmente aos domingos após a missa da noite, a Banda Lira Padre Anchieta se apresenta, com um espetáculo gratuito e de boa música. Ao lado do coreto tem a pipoca com queijo muito bem servida no carrinho do Toninho da Pipoca.
A pousadinha da vez foi a Vila do Sossego.
Bem decente, espaçosa, sem charmezinho e principalmente bem localizada, no bairro do Itaguá.
Não recomendo para quem tem criança pequena por causa da escada vazada.
Não tem café da manhã, mas tem fogão, louças, panelas,TV, ar condicionado, estacionamento fechado e o rapaz que cuida (Jorge) mora lá e é atencioso.
O comércio bonitinho está agora no Itaguá e não mais no centro.
De noite fica tudo iluminado e animado com vários restaurantes com música ao vivo.
Entrei em alguns para fotografar os detalhes da decoração.
Foi uma felicidade ver a vida voltando ao normal.
Ali mesmo fica o Aquário de Ubatuba. Eu visito todos os aquários por onde passo.
Aliás, não vejo a hora de conhecer o de Campo Grande, MS.
O aquário é pequeno, mas vimos jacarés, tubarão, águas- vivas e até cavalo-marinho.
Sabiam que eles são carnívoros e que o macho é o responsável pela gestação?
Em Ubatuba tem também o Projeto Tamar.
Não fomos por falta de tempo, mas tem uma lojinha bonitinha deles ao lado do Aquário.
A região de Ubatuba tem praias para todos os gostos. Nem vou entrar em detalhes, pois isso todo mundo sabe.
Nos dois dias que passamos lá ficamos na praia do Tenório por comodismo, por ser bem pertinho da pousada. Por mais de um século essa praia foi moradia da família Regalado, tendo em vista que nela viveu por 77 anos, Pedro Tenório de Regalado. Embora ele tenha falecido em 1879 seu sobrenome ultrapassou a mudança do século, pois seus descendentes ainda ali permaneceram. Nas décadas de 1930 e 1940 foi chamada de Prainha.
É uma praia pequena, de águas mansas, como eu gosto. Agora em 2022 estava bem tranquilo e não sei como é na alta temporada. Uma dica, quem tiver cartão de idoso de estacionamento, mesmo que de outra cidade, leve. Em Ubatuba o estacionamento é isento para idosos. Fora isso, em todos os lugares tem zona azul. Chato isso, né?
O fato de nossa pousada não oferecer café da manhã acabou sendo ótimo.
Fomos um dia ao Café Veranda e Confeitaria. Fica dentro de uma galeria no Itaguá.
Reparem no capricho da louça!
A torta de maçã é a especialidade da casa. Tirei foto da mesa do vizinho, hehe.
Outro dia fomos ao Maria Farinha Pães Artesanais.
Eles têm uma coleção de remos impressionante como decoração nas paredes.
A padaria atravessa até à orla.
Misto quente e pão na chapa com requeijão. Maria Farinha Pães Artesanais, Ubatuba
Muito aconchegante e os pães são ótimos, fresquinhos e cheirosos.
Pertinho da padaria fica a Praça Capricórnio por onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio e Ubatuba é a única cidade litorânea do Brasil por onde a linha do trópico passa.
Pousada Papaya Container, Ubatuba
Em frente à nossa pousada visitamos uma outra, a Pousada Papaya Containers.
Os quartos são pequenos, mas bem arrumadinhos, todos com ar condicionado.
É outro estilo, toda verde, muitas plantas e quadros coloridos.
Laguinho com carpas no centro, passarinhos e tartarugas. A vantagem desta é que tem uma piscininha e servem um bom café da manhã, segundo o Daniel, que nos recebeu.
Morador na cidade há vinte anos, Daniel nos disse que as melhores praias de Ubatuba são: Praia do Português e de Santa Rita, onde tem uma pedra do sino, igual a de Ilhabela.  Quanto ao preço, sai mais barato tratar diretamente com ele do que reservar pelo Booking.com.
Ubatuba é conhecida como a capital do surf e também tem o apelido de Ubachuva. Pois é, a chance de chover durante uma visita é grande. Por outro lado, o fato de ter mais de 100 praias catalogadas é irresistível, isso sem mencionar as cachoeiras e ilhas ao redor. Em Ubatuba chove tanto por que está entre o mar e a Serra do Mar. As nuvens que chegam provenientes do oceano acabam barradas pela Serra do Mar, fazendo com que elas precipitem na região.
Na ida, fomos de São José dos Campos por Taubaté para Ubatuba e voltamos pela Rio-Santos.
Na volta paramos no Hotel Costa Verde Tabatinga. É coisa minha, um hotel onde sempre tive vontade de me hospedar.
Gosto da decoração de lá.
Pouco mudou e continua charmoso o danadinho. Acho um dos hotéis mais bonitos dessa parte do litoral.
É pé na areia e a praia da Tabatinga é limpa e bonita.
Mesmo sem novidades, o hotel continua charmoso e passei para conferir. Sonhar não custa nada.
Em Caraguatatuba passeamos pelo centro e entramos no Santuário Diocesano de Santo Antônio. 
O altar principal é todo esculpido em madeira. Almoçamos no tradicional Tapera Branca, ali mesmo na praça da igreja. Visitei uma amiga querida que se mudou para lá e depois subimos a Serra para São José dos Campos pela Tamoios, curiosas para passar pelos túneis que finalmente ficaram prontos.
Gente, impressionante! Que obra robusta! Há uns quatro túneis sendo que um deles tem 5,5 km de extensão. Essa obra demorou tantos anos para ser concluída que eu até havia me esquecido dela. Era assim, como um sonho distante. Lembram-se daquele caos que era a subida depois dos feriados? Pois é, acho que agora vai ser uma beleza. 

Comentários

Anônimo disse…
Como se.pre você arrasa nos textos , nas fotos!!! Adoro esse seu olhar!!! Parabéns!!!
LisVissotto disse…
Que bom que você guarda tão bem as memórias das nossas viagens! Assim quando ficarmos velhinhas vamos poder recordar todos estes momentos!😄 Como sempre texto bem humorado e cheio de boas dicas pra quem vai ao destino! Parabéns! 😘

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount