Pular para o conteúdo principal

Bodoquena - Toca do Quati, MS

Aquela amiga de adolescência, que sempre me convida para passear na fazenda dela em Mato Grosso, me chamou para conhecer a Toca do Quati, uma fazenda na Bodoquena, MS. Foi ano passado e acabou que eu não fiz post a respeito disso por que a casa da fazenda ainda estava precisando de um trato. Agora eles já têm um Instagram (@tocadoquatims) e contato para pessoas que queiram principalmente fazer escaladas. A Serra da Bodoquena tem paredões ótimos para isso.

Saímos de Campo Grande (link para Campo Grande AQUI). Olhem ao fundo o Aquário, que enorme! Ele agora foi inaugurado e não vejo a hora de visitá-lo.
Como é característico da minha amiga, o carro vai sempre lotado. Toda a maratona de nossas viagens anteriores vocês podem ler AQUI. Enfim, a estrada até a cidade de Bodoquena é ótima.
Paramos para almoçar na estrada, perto de Terenos, na Churrascaria Estrela do Sul que dizem servir a melhor carne de Mato Grosso do Sul.
De fato. Inclusive, o Bolsonaro comeu lá com sua comitiva.
Eu amei o churrasco.
Os garçons adoram mostrar a foto desse memorável dia.
Morro Paxixi, MS
Passamos pelo Morro Paxixi. O pessoal faz escalada lá e também ensaios fotográficos.
E mais uma parada.
E mais uma parada. Entendem por que o carro vai ficando lotado?
A cidade de Bodoquena em si, aparentemente, não tem atrativos, bem que eu pesquisei.
Tem o mais importante que é um ótimo supermercado com ar-condicionado, wi-fi e atendimento muito gentil. Agora quero ver como vão caber as compras no carro. Uma vez na fazenda, não pode faltar nada. Aliás, como voltei à cidade algumas vezes para acompanhar minha amiga para comprar material de construção, me chamou a atenção a gentileza das pessoas. Pense num povo simpático!
De Bodoquena para a Toca do Quati é perto e a estrada de terra é bem cuidada.
A casa é de madeira, antiga e todos os cômodos precisavam de reparos. Essa casa era um receptivo para os escaladores.
Eu pouco ajudei, só pintei uns cabideiros e outras coisinhas. Um calorão danado. Ainda bem que tem ar-condicionado em todos os quartos.
Quero ir para um lugar lindo e tranquilo. É aqui.
Bem perto da sede passa um rio com água limpinha e pedras no fundo. Dá para se ver peixes e vi até uma arraia pequena.
A minha felicidade indo pro rio. A vareta era para espantar os quero-quero bravos que estavam com ninhos ali perto.
Lugar para relaxar
Ficávamos horas ali só curtindo e vendo os peixinhos.
Essa foto mostra bem nossa euforia com aquela água gostosa.
Muitos passarinhos diferentes também.
 Repare que há dois passarinhos azul turquesa na foto acima.
O danado do rio é lindo de ponta a ponta. Fizemos churrasco ali na beirada.
Nessa região a carne realmente é maravilhosa. Mandioca amarela macia como esta não existe.
Dá para brincar com boia! Uma farra!
A gente namora os peixes mas a pesca é proibida. E começou a obra, cimento, eletricista, etc.
De repente, cadê o povo da obra? Tomando tereré, claro. E tem que ter água gelada!
Lá é outro ritmo.
Numa outra parte da fazenda tem um lugar ainda mais especial. O peão foi na frente de moto para abrir as porteiras.
Nunca vi nada igual. Diversos riachos.
Pequenas cachoeiras.
E fizemos churrasco ali também. Tudo já no espetinho para facilitar. Know-how do filho da amiga que é quem tempera tudo de forma muito louca e no final fica divino.
Escalada na Serra da Bodoquena, MS
Fomos ver os paredões que já estão demarcados.
Pensem num lugar intacto!
Olhem a transparência dessa água!
E para qualquer lado que você olhe tem recantos lindos.
Algumas placas legais no caminho.
Deu até para apanhar umas coisinhas no mato, na volta.
Tudo orgânico, como diz o povo hoje em dia.
De volta à sede. A casa dos caseiros é bem bontinha.
Tem muitos cantos encantadores ao redor.
Carneirinhos para o consumo próprio e galinhas.
Os cavalos da fazenda ao lado. Tem onça também! No dia que eu tirei essa foto não sabia que na véspera um casal de onças foi visto bem ali na ponte onde eu estava.
Conheci a maclura tinctoria é um tipo de amora-branca, também conhecida como taiúva, tajuva, tatajuva, tatajuba, tatajiba, amarelinho, amoreira, jataíba, moreira, limãorana, tatané, pau-amarelo, taúba e pau-de-fogo.uvaia, uma amora verde sem acidez, perfeita de gostosura.
A árvore dela é essa.
Consegui também matar a saudade da guavira que vimos vendendo num posto de gasolina na volta.
Guavira,MS
É uma frutinha deliciosa que dá em arbustos no serrado. Por causa de tantas plantações tem sido difícil de encontrar. Enfim, quem quiser conhecer esse lugar lindo, mesmo que não vá fazer escaladas, entre em contato pelo Instagram que coloquei no início. A casa tem cinco quartos, acomoda bem onze pessoas e a estadia é de no mínimo três dias. Me deu uma vontade danada de voltar para lá.

Lis Vissotto disse…
Pena ser tão longe! Adoro estes rios rasos com pedrinhas! Delícia de lugar !

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount