Pular para o conteúdo principal

São José dos Campos- 21a Festa do Mineiro


São José dos Campos, apesar de ser conhecida como uma cidade tecnológica, por ser o berço da Embraer, INPE, ITA e agora por ser uma Cidade Inteligente, por ter o CSI ( Centro de Inteligência e Segurança), temos 40 mil árvores cadastradas com QR code (metade da cidade), por ter a linha verde com veículos 100% elétricos e muito mais coisas, digamos, modernas, ela tem um lado do folclore e da tradição muito enraizado que adquiriu com tanta gente vindo de outros estados. Hoje o dia especial é para comemorar o Dia Municipal do Migrante Mineiro. Eles se instalaram, em sua maioria no Bairro de Santana, mas cá entre nós, tem mineiro pra todo lado aqui, graças a Deus.
Toda o clima desta festa me lembra Barretos, SP, onde nasci. Me sinto em casa. A festa é comemorada todos os anos, mas achei que desta vez foi mais especial.
Abrem as porteiras ao toque do berrante. Esta foto é de outro ano. Este ano foram dois berrantes tocando, duas gerações.
Depois teve missa.
Houve distribuição de café, café com leite e biscoito de polvilho de Minas. Biscoito dos bons!
Adorei esta iniciativa.
Festa do Mineiro em São José dos Campos
Enquanto isso o pessoal já estava preparando as comidas.
Todos capricham na decoração.

Comecei com um "cafezim" com bolinho de chuva.
Difícil decisão.
Carne de porco na lata, torresmo, arroz vermelho e outras delícias.
O ideal é ir no horário da abertura do dia, pois os pratos estão lindos.
Um caldeirão fumegante, no ponto para acrescentarem a mandioca.
Festa do Mineiro em São José dos Campos, Parque da Cidade.
O porco enorme no rolete estava impressionante.
Vá com fome!
Havia lá um grupo de Muladeiros e Tropeiros de Guaratinguetá.
Muladeiros e Tropeiros de Guaratinguetá 
Mostraram suas traias e contaram sua história. Me deu até saudade. Lembro-me de ver meu avô usando uma capa dessas a cavalo.
E o tanto que me lembro deste tipo de caneca feita com latas?
E a linguicinha em cima do fogão para defumar?
Alguns poucos entraram no clima na vestimenta. Essa menina estava uma gracinha.
Festa do Mineiro em São José dos Campos
Tem lugar para sentar e o clima estava fresquinho.
Tem todos os tipos de doces caseiros também.
Não conhecia a paçoca de corte.
Teve apresentação de moçambique com jovens e crianças. Dizem que o Moçambique representa os anjos que abrem caminho para o rei e a rainha do congo, enquanto o congo representa o próprio santo homenageado.  
É
sempre confortante saber que estão preservando nossa identidade e folclore. Mais tarde haverá Congada, Orquestra de Viola Caipira, Cordas da Mantiqueira, Jongo e muitas outras atividades que vão até de noite.A Congada e o Moçambique são as principais manifestações da cultura negra no Brasil. A Congada é uma manifestação cultural e religiosa de origem africana que também é usada para expressar a liberdade.
Trajando saia colorida, chapéu, fita na cintura e faixas, os congadeiros com seus instrumentos: tambor, pandeiro, sanfona, violão, viola, entre outros, fazem do congado um dos mais belos bailados. Amanhã tem mais. Ainda dá tempo.
Isso tudo acontece dentro e ao redor do Pavilhão Gaivotas, que foi originalmente construído para guardar as máquinas e equipamentos agrícolas da antiga Fazenda Sant'Anna do Rio Abaixo.
Em frente, uma exposição e venda de artesanato.
Lá sempre encontro o Edmilson (@artesedmilson), do qual sou fã, com suas panelinhas feitas com latinhas e o adorável homem de lata. Ele sempre cria coisas diferentes.
Minha amiga adorou esses bordados. Eu sou muito fã deste parque e sempre prestigio os eventos que acontecem ali. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalmente entretenimento aos seus m