Pular para o conteúdo principal

São José dos Campos- 21a Festa do Mineiro


São José dos Campos, apesar de ser conhecida como uma cidade tecnológica, por ser o berço da Embraer, INPE, ITA e agora por ser uma Cidade Inteligente, por ter o CSI ( Centro de Inteligência e Segurança), temos 40 mil árvores cadastradas com QR code (metade da cidade), por ter a linha verde com veículos 100% elétricos e muito mais coisas, digamos, modernas, ela tem um lado do folclore e da tradição muito enraizado que adquiriu com tanta gente vindo de outros estados. Hoje o dia especial é para comemorar o Dia Municipal do Migrante Mineiro. Eles se instalaram, em sua maioria no Bairro de Santana, mas cá entre nós, tem mineiro pra todo lado aqui, graças a Deus.
Toda o clima desta festa me lembra Barretos, SP, onde nasci. Me sinto em casa. A festa é comemorada todos os anos, mas achei que desta vez foi mais especial.
Abrem as porteiras ao toque do berrante. Esta foto é de outro ano. Este ano foram dois berrantes tocando, duas gerações.
Depois teve missa.
Houve distribuição de café, café com leite e biscoito de polvilho de Minas. Biscoito dos bons!
Adorei esta iniciativa.
Festa do Mineiro em São José dos Campos
Enquanto isso o pessoal já estava preparando as comidas.
Todos capricham na decoração.

Comecei com um "cafezim" com bolinho de chuva.
Difícil decisão.
Carne de porco na lata, torresmo, arroz vermelho e outras delícias.
O ideal é ir no horário da abertura do dia, pois os pratos estão lindos.
Um caldeirão fumegante, no ponto para acrescentarem a mandioca.
Festa do Mineiro em São José dos Campos, Parque da Cidade.
O porco enorme no rolete estava impressionante.
Vá com fome!
Havia lá um grupo de Muladeiros e Tropeiros de Guaratinguetá.
Muladeiros e Tropeiros de Guaratinguetá 
Mostraram suas traias e contaram sua história. Me deu até saudade. Lembro-me de ver meu avô usando uma capa dessas a cavalo.
E o tanto que me lembro deste tipo de caneca feita com latas?
E a linguicinha em cima do fogão para defumar?
Alguns poucos entraram no clima na vestimenta. Essa menina estava uma gracinha.
Festa do Mineiro em São José dos Campos
Tem lugar para sentar e o clima estava fresquinho.
Tem todos os tipos de doces caseiros também.
Não conhecia a paçoca de corte.
Teve apresentação de moçambique com jovens e crianças. Dizem que o Moçambique representa os anjos que abrem caminho para o rei e a rainha do congo, enquanto o congo representa o próprio santo homenageado.  
É
sempre confortante saber que estão preservando nossa identidade e folclore. Mais tarde haverá Congada, Orquestra de Viola Caipira, Cordas da Mantiqueira, Jongo e muitas outras atividades que vão até de noite.A Congada e o Moçambique são as principais manifestações da cultura negra no Brasil. A Congada é uma manifestação cultural e religiosa de origem africana que também é usada para expressar a liberdade.
Trajando saia colorida, chapéu, fita na cintura e faixas, os congadeiros com seus instrumentos: tambor, pandeiro, sanfona, violão, viola, entre outros, fazem do congado um dos mais belos bailados. Amanhã tem mais. Ainda dá tempo.
Isso tudo acontece dentro e ao redor do Pavilhão Gaivotas, que foi originalmente construído para guardar as máquinas e equipamentos agrícolas da antiga Fazenda Sant'Anna do Rio Abaixo.
Em frente, uma exposição e venda de artesanato.
Lá sempre encontro o Edmilson (@artesedmilson), do qual sou fã, com suas panelinhas feitas com latinhas e o adorável homem de lata. Ele sempre cria coisas diferentes.
Minha amiga adorou esses bordados. Eu sou muito fã deste parque e sempre prestigio os eventos que acontecem ali. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount