Vocês não fazem ideia do sertão que era Ponta Porã há 56 anos. Íamos de Dourados até lá por uma estrada de terra. Ponta Porã tinha praticamente uma única rua principal de comércio e poucas casas ao redor.
De um lado da rua Brasil (Ponta Porã), e do outro, o Paraguai (Pedro Juan Caballero). Depois que você entra na cidade, nem percebe mais onde é Brasil e onde é Paraguai. Não há uma fronteira física, nem uma guarita.
Íamos para fazer compras na Casa China, que vendia tecidos bonitos, chicletes importados, perfumes e outras coisas interessantes. Era o máximo! Sempre almoçávamos no Pepe's, para comer sopa paraguaia e pão com azeite importado. Às vezes, havia paraguaios tocando guaranias com harpa, vestidos com roupas típicas. Era um programa muito agradável, já que eu não conhecia nada melhor.
Pedro Juan Caballero, Paraguai. Shopping China |
Hoje, a Casa China se transformou no Shopping China.
Pensem em um shopping chique!Tudo é muito bem organizado, só com produtos de alta qualidade. Dá vontade de trazer um monte de coisas para casa.
Shopping China, Pedro Juan Caballero |
O que me segurou foi o fato de eu não ter guaranis e não querer pagar em dólares no cartão. Lá, você encontra roupas de grife, comidas, cosméticos, e muito mais.
Tem material de pesca e decoração. E olhem só esses brinquedos!
A área de alimentação é imensa. Fiquei impressionada, e olha que eu não gosto de shoppings. Muito bom, mas logo estará pronto o Shopping Dubai, que vai competir diretamente com o Shopping China. Pedro Juan Caballero tem um cenário econômico vibrante, principalmente devido ao comércio fronteiriço. O Shopping Dubai terá elementos árabes na sua arquitetura. Esse mega projeto é liderado pelo Grupo Mezher. Pelo Instagram do Shopping Dubai, dá para ver que está quase pronto. Bem ao lado! Dizem as más línguas que o mesmo grupo tentou comprar o Shopping China antes, com uma ótima oferta. Os chineses não venderam. A obra está estimada em mais de 20 milhões de dólares. Terá 95.000 m² de área construída e 250 espaços comerciais, cinemas, um teatro, parque de diversões, uma grande praça de alimentação com capacidade para 800 pessoas, estacionamento para 2.000 veículos, boliche, cassino, sistemas de segurança de alta tecnologia, e o único cinema da cidade em funcionamento, com três salas premium (telas vindas de Las Vegas), poltronas com carregadores de celular por indução e filmes exibidos em português e espanhol.
Ficamos em um Ibis Styles ali perto. O trânsito é caótico. O Ibis nem é novo, e havia várias outras opções de hotel. Os amigos queriam ficar na Pousada do Bosque, mas estava lotada.
Achei o Ibis muito simpático. Estava todo decorado para a festa junina.A decoração tem como tema o tereré, que tem tudo a ver com a região. Uma parede inteira é decorada com diversas marcas de erva-mate.
Ficou muito bonitinho, com vários quadros sobre o assunto.Ibis Styles, Ponta Porã |
As ruas não têm faixas e nem semáforos, e é uma confusão de motos vindo de todos os lados.
À noite, fomos jantar no Armazém L'atelier Art & Bistrô. Aí sim fiquei surpresa. Não esperava um restaurante tão charmoso. Reparem na cabeça de onça no tronco! É lá da Cerâmica Udu de Bonito.Armazém L'atelier Art & Bistrô, Ponta Porã |
A decoração é bem do meu estilo, cheia de detalhes e com humor.
A comida é ótima e muito bem apresentada. Muita arte, antiguidades e um Espaço Kids muito legal. Atendimento de primeira. No dia seguinte, fomos ao centro para ver as lojas populares. Fomos direto em uma loja excelente, onde encontramos de tudo para a casa, a preços ótimos.
Outras lojas que minha amiga disse que são boas.Fomos também visitar o Hotel Pousada do Bosque. O hotel é da minha época e foi reformado. Achei incrível como eles aproveitaram quase tudo da estrutura antiga. Tacos antigos reciclados |
Acima, também tacos.E nesta mesa. Achei muito bem bolado. Na entrada, as antigas janelas agora formam o forro.Gente, ficou muito bom. A área da piscina.E este espaço para as crianças? Uma enorme casa na árvore. Cheia de atividades e desafios para subir.
Casa na árvore, Hotel Pousada do Bosque, Ponta Porã. |
Dedo Verde Toys, Ponta Porã. |
Pedro Juan Caballero, Restaurante Pepe's |
Era um lugar simples, agora está chique e bem cuidado. O garçom, muito simpático.
Comemos um peixe e um filet a Wellington.E, claro, sopa paraguaia. Ótima.
Na estrada, tudo mudou. Nada de gado. Só plantações. Época de seca. Ouvi muitos casos durante a viagem sobre o que aconteceu com a fortuna de Olacyr de Moraes, o "Rei da Soja", e vi muitos assentamentos na beira da estrada que só são frequentados nos fins de semana.
É uma região riquíssima e produtiva com inúmeros silos e cooperativas.
Comentários