Pular para o conteúdo principal

Campos do Jordão: A Novidade que Une Carros, Arte, Crochê e História no Museu CARDE!

Recentemente, tive o prazer de visitar o Museu Carde Arte Design em Campos do Jordão.
Um lugar que me surpreendeu pela união inovadora de história, carros e arte. O museu fica no charmoso Alto da Boa Vista.
Benz 10/30 PS Limousine Landaulet de 1912
Carros que Contam Histórias e uma Ideia que Gera Futuro. 
O acervo do CARDE é impressionante.
Fiat tipo 15 Bis Jardineira
São mais de 500 automóveis disponíveis.
Cerca de 80 carros são exibidos em mostras rotativas.
Cadillac 16V Cabriolet (1939) Series 39-90, coupé. Só cinco foram fabricados.
A maioria pertence à Fundação Lia Maria Aguiar, mas há também contribuições de Luiz Goshima, de seu falecido pai e da própria Lia Maria Aguiar.
É fascinante ver como modelos de diversas épocas se misturam com obras de arte.
Cord L-29 Cabriolet de 1931
Os carros mostram as referências de suas décadas e as transformações sociais. Alguns até já pertenceram a figuras conhecidas.
A ideia de criar o museu partiu da própria Fundação Lia Maria Aguiar.
Desde 2008, ela desenvolve programas em educação, arte, cultura e saúde. Esses programas são para crianças e jovens de Campos do Jordão.
O CARDE (Carros, Arte, Design e Educação) materializa essa visão. Ele usa o automóvel como fio condutor para contar a história do Brasil.
Museu Carde - Grande Hall
Um dos pontos altos é um Brasinca Uirapuru exposto sobre uma estrutura de cajueiro.
Museu Carde, O Uirapuru e a floresta Brasil
A sala é toda revestida em crochê! É uma visão única e impactante.
Pude ver de perto dois Interlagos originais da equipe Willys, dos anos 1960.
A arte e o design estão presentes em cada canto do museu.
Crochê no CARDE, Campos do Jordão
O saguão de entrada é todo forrado com painéis de crochê coloridos.
São uma verdadeira obra-prima!
Essas peças incríveis foram feitas por 200 crocheteiras do Instituto Proeza.
É um projeto social que valoriza artesãs e gera oportunidades. 
O design de todos esses painéis e do museu é assinado pelo renomado artista visual Gringo Cardia. Ele soube integrar a arte popular com a modernidade de forma brilhante.
A criatividade não para por aí! Dentro do museu, há um bar.
As mesas e cadeiras são de encaixe perfeito. Peças funcionais e belas, criadas pelo artista Morito Ebine.
Elas demonstram a preocupação com o design em todos os espaços.
Capa de Livro de Lia Maria Aguiar
Visitar o CARDE me fez entender a dimensão do trabalho da Fundação Lia Maria Aguiar. A própria Lia Maria Aguiar Góis, nascida em 2 de junho de 1938, é uma empresária, filantropa e bilionária brasileira por trás de tudo isso.
Núcleo de Saúde. Fundação Lia Maria Aguiar
Sua história é de resiliência e generosidade. Lia foi adotada ainda bebê por Amador, fundador do Bradesco, junto com suas irmãs gêmeas, Lina e Maria. Apesar de ser acionista minoritária e ter tido questões jurídicas com outros sócios no passado, sua paixão por fazer a diferença é notável.
Joias de Lia Maria Aguiar
Lia, que não tem filhos, decidiu um dia doar todo o seu patrimônio para a fundação que leva seu nome. Essa será a maior doação de uma pessoa física na história do Brasil, um gesto de imensa grandiosidade!
A Fundação Lia Maria Aguiar, sediada em Campos do Jordão, onde Lia mora, é o coração desse impacto. Seus programas socioculturais para crianças e adolescentes já receberam mais de R$ 28 milhões em investimentos. A fundação também mantém parcerias importantes, como com a Prefeitura de Campos do Jordão e o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, oferecendo serviços essenciais como diálise e exames médicos na cidade.
Museu Carde Arte Design, Campos do Jordão
Os monitores do museu interagem e compartilham conhecimento. Percebi que o projeto vai além da exposição. Ele cria uma conexão com a comunidade.

Museu Carde, Escola de Restauro
Além do museu, a Fundação mantém uma escola. Ela capacita profissionais na restauração de carros antigos. Isso garante a preservação desse patrimônio e gera oportunidades.
Hispano-Suiza 30-40 HP Series 95 de 1911
O Museu Carde Arte Design é um passeio imperdível. É para quem busca uma experiência cultural rica e diferente em Campos do Jordão. É um lugar que inspira, educa e celebra a história do Brasil sob uma nova perspectiva.

Comentários

Parabéns Virgínia, pela sensibilidade, e criatividade com que definiu essa história de amor pela arte.
Você é uma artista ao fotografar e escrever sobre suas viagens , mas esse item especialmente, o “ C.A.R.D.E. Museu do Carro em Campos do Jordão “, define com naturalidade, beleza e arte, essa obra maravilhosa.
Anônimo disse…
Adorei Virgínia!
Senti fazendo a visita com você.
Obrigada!
Cris disse…
Achei lindo Virgínia! É muito interessante como você costura a história, com os fatos e a riqueza de detalhes, nos fazendo viajar com você.
Parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...