Pular para o conteúdo principal

Santo Antônio do Pinhal - Bate e volta em 2025

Gente, nunca vi uma cidade que muda tanto! Alguns comércios fecham e outros abrem. Meus posts têm que ser sempre atualizados. No entanto, algumas coisas têm permanecido.
Fui agora com amigos para, de novo, almoçar no Restaurante Donna Pinha. O lugar é bem agradável e tem um amplo estacionamento.
No interior, vários pratos de cerâmica pendurados, aqueles da Boa Lembrança. Além da comida muito boa da Chef Anouk Migotto, às vezes tem um pianista.
Santo Antônio do Pinhal, Restaurante Donna Pinha
Eu acabo sempre pedindo uma truta, já que é algo típico da região. Esta veio com molho de laranja, purê de mandioquinha salsa, pirão e arroz de nozes.
Santo Antônio do Pinhal, Restaurante Donna Pinha
O que mais nos encanta, no entanto é este aperitivo . Dentro destes copinhos tem diversos tipos de patês, cada um mais gostoso que o outro. Além da bonita apresentação ainda vem um pão quentinho envolto no guardanapo.
Logo na entrada da cidade tem um outro lugar lindo para almoçar ou simplesmente tirar umas fotos, o Restaurante Arco Íris.
Restaurante Arco-Íris, Santo Antônio do Pinhal
Pensem num lugar fotogênico! Já comi muito bem lá também.
Ao lado fica o Jardins dos Pinhais Eccoparque.
Santo Antônio do Pinhal
É bonito sim, mas não voltaria. O Amantikir de Campos do Jordão é muito mais bonito.
Se não quiserem almoçar, tem no centrinho uma coxinha famosa na Doceria Matinal. Vale a pena pedir para que fritem na hora, senão não tem graça.
Ela é famosa por conter Catupiry de verdade.
Logo adiante, ainda na rua principal, meu amigo adora o Toca do Café & Cia. Além dos cafés servidos de formas bem variadas, tem strudel quentinha que servem com um mundo de chantilly! Lá tem produtos de cerâmica artesanal para venda, como uma ponta de estoque.
Mais adiante tem o empório mais fofo que conheço, Santo Empório.
Adoro esta decoração no teto com flores secas.
Santo Antônio do Pinhal
Além do mais, lá há ótimos queijos e muitas opções de doces e delícias, algumas bem diferentes.
Não deixe de reparar, em frente, na Igreja São Benedito com seu relógio de flores. C
onstruída em 1948. Só abre em ocasiões especiais.
Gosto de comparar como mudam as flores de um ano para o outro. Bobagem minha. 
Um pouco antes do restaurante Krokodilo IV, uma amiga quis parar na Viola Padaria. Não tem charme, mas fazem lá um pão sovado muito gostoso, bom para trazer para casa. O pequeno cake de milho eu provei e adorei também.
Este é o Boulevard Araucária. Sempre tem uma loja nova e é bem convidativo para sentar e curtir a cidade. Agora ele tem uma cobertura ótima onde estão os guarda- sóis.
Um outro lugar bem gostoso para tomar um café e apreciar cerâmicas é o Jardins de Barro. Fica no caminho para o Pico Agudo. Nunca decepciona.
Dá para namorar as lindas cerâmicas feitas pela Cynthia Duarte.
Jardins de Barro, Santo Antônio do Pinhal
Ótimo atendimento, sossegado, com natureza em volta e sempre tem um bolinho e broa quentinhos.
Pico Agudo, Santo Antônio do Pinhal.
O Pico Agudo é um ponto bem turístico com uma vista linda. Fui uma vez sozinha e quase morri de medo na estrada íngreme e estreita. Lá você vê o pessoal pular de asa delta. Eles pousam lá embaixo no vale. 
Visitamos há um tempo um atelier impressionante do artista Eduardo Miguel Prado. Ele tem um papo ótimo.
Ateliê de Eduardo Miguel Prado, Santo Antônio do Pinhal
Faz esculturas belíssimas em madeira nobre que é descartada e é premiado mundialmente.
Escolheu a Serra da Mantiqueira para viver e tem lá um atelier sustentável, um viveiro de plantas, além de árvores exóticas. Roteiro do Lajeado km 1, 203. Barreiro.
Marcenaria de encaixe de Morito Ebine
Aliás, há um circuito só de artistas e seus ateliers e é bom se informar antes por causa dos horários de visita. Um deles é Morito Ebine. Este faz móveis com encaixe perfeito, sem uso de pregos. São verdadeiras obras de arte.
Morito Ebine no Carde, Campos do Jordão
Um exemplo do trabalho dele eu vi no Carde, o novo museu do automóvel e design em Campos do Jordão. O bar do museu é todo com móveis dele. 

Para quem nunca esteve na cidade, na verdade, o programa já começa assim que se deixa a rodovia, parando na Estação Eugênio Lefrève. É charmosa e famosa pelo bolinho de bacalhau e de truta ( eu sempre penso na comida). A estação é do tempo dos trens a vapor, de 1916. 
Caminhe um pouco junto ao trilho e vá até o Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora. Lá tem uma vista muito linda. 
Vocês vão observar que há esculturas de bronze por toda a cidade. São da artista libanesa Odete Eid que faleceu e doou para a cidade as suas obras. Tornou-se um museu a céu aberto.
Só uma última dica. Eu diria que uma boa parte dos programas, mesmo alguns restaurantes só abrem a partir de sexta-feira. Sempre confira antes, tá?
E não se esqueça que lá é sempre mais frio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau .