Pular para o conteúdo principal

Cidade do México - Nossa Senhora de Guadalupe. Uma Jornada Cronológica Pela História e Fé

Fiquei muito emocionada quando minha nora me levou para conhecer a Basílica de Guadalupe. 
Este complexo é conhecido como "La Villa"  e é o centro da fé católica no México. Eu tinha que ir até lá. Ninguém me tira da cabeça que Ela concedeu um milagre para minha netinha do Canadá. Só me lembro de pedir a benção dela durante 40 dias. E Ela nos concedeu este presente. Havia feito uma promessa de agradecer-lhe pessoalmente. 
 Sua história é contada através de seus edifícios, que foram erguidos e reconstruídos ao longo de séculos. Eu não fazia ideia que era um lugar tão grande. 
As aparições começaram na Colina de Tepeyac em 1531. E a gente sobe por escadas até lá para ver a Capilla del Cerrito (pequena colina) que foi construída no local.

Capilla del Cerrito, Cidade do México
Esta pequena capela marca o local exato onde, segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a São Juan Diego.
É tranquilo subir as escadas.
A subida oferece uma bela vista panorâmica.
Panteón del Tepeyac, Villa de Guadalupe, Cidade do México
Bem ao lado fica o Panteón del Tepeyac que é na verdade o cemitério mais antigo da Cidade do México. 
Uma lenda popular diz que o Panteón del Tepeyac foi fundado com o túmulo de São Juan Diego (o índio que testemunhou as aparições da Virgem), que faleceu em 1548. Embora a Capela e Paróquia dos Índios seja o local tradicionalmente associado ao seu sepultamento, a lenda adiciona um ar de reverência ao Panteão.
Capela e Paróquia dos Índios, Villa de Guadalupe, Cidade do México.
Capela e Paróquia dos Índios, mais abaixo, foi construída logo após as aparições e este foi o primeiro santuário a guardar a imagem sagrada.
Ela ganhou importância por ter sido o local onde
São Juan Diego viveu e foi sepultado, atuando como o primeiro guardião da relíquia. A crescente devoção exigiu templos maiores e mais resistentes.
Templo Expiatório a Cristo Rei, a antiga Basílica.
Construíram então o 
Templo Expiatório a Cristo Rei ( a Antiga Basílica), inaugurada em 1709.
Em estilo Barroco, foi o principal templo mariano por mais de 260 anos e abrigou a imagem original.
Sua construção monumental, no entanto, não resistiu à geologia da Cidade do México. Ela passou por intensos trabalhos de estabilização para corrigir a inclinação.  
Reparem na inclinação devido ao solo da cidade que foi construída sobre um antigo lago (o Lago Texcoco). O solo é composto por argilas macias e saturadas de água. Quando essa água é drenada (para uso urbano), o solo se compacta e a cidade afunda em alguns lugares.
Já a 
Capela do Pocito (pequeno poço) foi  construída de1777 a 1791. Ela é linda. Tem uma planta circular e suas cúpulas são cobertas com azulejos Talavera. 
Capilla del Pocito
Fiquei encantada.
Ela foi erguida sobre um poço de água milagrosa.
Milagre del Pocito, Cidade do México
O poço continua lá, mas a gente não tem acesso à água por não ser mais potável.
Quadro contando sobre o milagre.
O forro acima da fonte é muito bonito. 
Hoje a capela é um exemplo da luta da arquitetura barroca mexicana contra o afundamento crônico do solo. É chocante ver o que acontece. 
Basílica Nossa  Senhora de Guadalupe
O inevitável afundamento da Antiga Basílica, que se tornou perigosa, levou à construção de um novo santuário. Inaugurada em 1976, a Nova Basílica é uma obra de arquitetura moderna, com formato circular de "manto", projetada para acolher milhões de fiéis.
obra é do arquiteto Pedro Ramírez Vázquez (o mesmo que projetou o Museu Nacional de Antropologia do México).
Nossa Senhora de Guadalupe
Para proteger o manto original, foi instalado um sistema de esteiras rolantes que permite aos peregrinos passar por baixo da relíquia sem tocá-la.
Os fiéis passam por esta entrada embaixo para chegar até às esteiras rolantes. Fica atrás do altar.
É emocionante vê-la. Pena que é rápido. A imagem da santa foi plasmada. A ciência não consegue explicar até hoje. Este ayate, o manto de fibra de cacto, resiste há 400 anos. Normalmente duraria 20 anos.
Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México
Interior da Basílica Nova. A Nossa Senhora pode ser vista de todos os lados.
Fiquei meio impressionada com esses lustres hexagonais e descobri que não carregam um símbolo religioso tão explícito, mas fazem sentido. Eles criam um efeito de "céu" ou de "galáxia" de luzes dentro do templo. Esse design remete diretamente ao manto azul-esverdeado de Nossa Senhora de Guadalupe, que é adornado com estrelas.
Eles contrastam com a enorme e escura cobertura de cobre, acentuando a sensação de que a Virgem (cuja imagem está no centro) está no centro de um universo de luz. Também "humanizam" o espaço, evitando que o interior pareça vazio ou frio.
 O desenho circular de todo o templo, incluindo a disposição das luzes, visa criar um sentimento de acolhimento e participação litúrgica para todos os 10.000 fiéis que o edifício pode abrigar.
Uma curiosidade que eu tinha era ver o "Santo Cristo do Atentado". Em 1921, na Antiga Basílica, um anarquista espanhol colocou uma bomba escondida em um arranjo de flores bem aos pés da Virgem. Daí ela explodiu.
Santo Cristo do Atentado, Villa Guadalupe
A explosão devastou o altar com degraus de mármore, vidros da Basílica e de construções próximas, tudo em volta, mas a imagem da Virgem permaneceu incrivelmente intacta. Acredita-se que um crucifixo de bronze no altar absorveu a força total do impacto. Este crucifixo, que ficou totalmente retorcido e desfigurado, é hoje uma relíquia preservada na nova Basílica como testemunho da proteção. Muito impressionante.
Lá fora, a Praça das Américas foi remodelada para receber os milhões de peregrinos. Um destaque é o monumental Carrilhão (ou Torre do Relógio).
La Villa Guadalupe
Este projeto foi financiado pelo bilionário mexicano Carlos Slim Helú e projetado pelo mesmo arquiteto da Basílica. 
Calendário asteca na Villa Guadalupe, Cidade do México
Não é apenas um relógio, mas um conjunto de diferentes marcadores de tempo: um relógio civil (convencional), um relógio solar, um relógio astrológico e um calendário asteca. E de hora em hora, o que realmente atrai as multidões, é o seu mecanismo animado. Figuras robotizadas realizam uma representação visual das aparições da Virgem a Juan Diego, do primeiro encontro com Ela até a imagem no manto. Tudo sincronizado com sinos e músicas religiosas e populares mexicanas. Isto eu perdi, infelizmente.
O lugar é tão grande e interessante que fiquei desorientada, decerto. Acho que voltaria muitas vezes para lá. Espero que tenham a oportunidade de fazerem também esta visita. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...