Virginia Costa

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Arte nas ruas de Calgary - Calgary's Street Art Gallery

Floresta urbana. Essas árvores de metal com 26 metros de altura se tornaram uma das estruturas mais controversas  já erguidas num espaço publico de Alberta. Encomendadas pelo Bankers Hall, as estruturas são na verdade vestígios do que era para ser uma galeria fechada, uma extensão do shopping ao lado. Ao invés disso, essa floresta foi amplamente aceita como um projeto de arte público feito para ajudar a reduzir as rajadas de vento ao longo do calçadão. 

No calçadão da Stephen Avenue esta escultura é tão apropriada! Chama-se a "A Conversa" e é de William McElcheran. 
Acho que todo mundo tira foto desse cavalo que fica bem no começo da Stephen Ave. Ele foi feito com restos de maquinário de fazenda pelo escultor americano Dixie Jewett. Veio numa carreta desde Sedona, Arizona.
Mais cavalos. Achei legal que na parte onde estão, no Harley Hotchkiss Gardens, o jardim foi deixado como um pasto de verdade. Eles ficam bem na estação da 4th Str. Essas oito esculturas tem o nome de Do Re Mi Fa Sol La Si Do e são do escultor Joe Fafard. Os cavalos são um presente da cidade de Calgary para os cidadãos de Quebec City comemorando os 400 anos de fundação da cidade em Julho de 1608. Tem uma outra tropa de cavalos idêntica em Quebec City. Historicamente, os cavalos da Nova França tiveram um começo nobre pois os primeiros vieram diretamente dos estábulos do Rei Luís XIV, em 1665. A descendência deles se tornou a fonte de energia para a lavoura, para a industria madeireira, para a mineração e para o transporte. No final do século 19, quando a nação se expandia, muitos cavalos foram trazidos para o Oeste,por trem, para transformar as pradarias em fazendas e as florestas em madeira serrada. 
E mais esculturas!




Esse conjunto é muito famoso e fica na Olympic Plaza. Chama-se Women Are Persons. Em Outubro de 1999 esse monumento foi presenteado à cidade de Calgary pela Fundação Famous 5 para comemorar os 70 anos do Persons Case.
 Eu explico. Na época, as mulheres não podiam se candidatar ao senado por uma questão de interpretação da lei e daí tinham 5 mulheres ativistas proeminentes (Famous 5) que conseguiram ganhar na justiça esse direito em 1929. As mulheres foram então reconhecidas como "pessoas". Foi uma longa luta delas. Tem AQUI em inglês tudo bem detalhado.
Uma rara miniatura dessa escultura que vi no Heritage Park.
Family Of Horses, um presente da Spruce Meadows para os cidadãos de Calgary em nome do setor equestre de Alberta. Escultor: Harry O'Hanlon.
The Family Of Man. A foto não faz jus à imponência dessa enorme instalação.
Foi uma doação de Maxwell Cummings e filhos para a cidade de Calgary.

Wonderland, de Jaume Plensa. Falei sobre ela na primeira parte,AQUI. Reparem no tamanho do homem ao lado dela!
"Outlaw. Bullish On Your Future". Bom, aqui tem um jogo de palavras. Bull que dizer touro e bullish on your future seria  uma mensagem de otimismo em relação ao futuro, uma quase teimosia.O touro se tornou um símbolo financeiro de prosperidade e otimismo e essa campanha Bullish On Your Future foi inspirada no touro Outlaw, o touro mais famoso  do Canadá. 
Ele nasceu em 1997, da raça brahma. Foi comprado pelo Calgary Stampede em 1999. Foi um dos maiores atletas a performar no Calgary Stampede. Considerado inteligente, teve uma carreira lendária no mundo dos rodeios tendo sido vencido nos 8 segundos uma única vez em 71 saídas do brete. Enfim, a frase foi uma campanha artística com a intenção de criar uma escultura icônica de bronze no coração do centro da cidade, representando a energia e otimismo, reconhecendo a herança e princípios ocidentais e simbolizando a cidade como um centro financeiro. O Outlaw foi esculpido pelo artista Richard Loffler. 
Sitting Eagle. Adorei!
Buffalo Trails by JoAnne Schachtel.

Nenhum comentário: