Pular para o conteúdo principal

Rothenburg ob der Tauber- Praça do Mercado, Portões e Torres

Embora eu tenha amado Dinkelsbuehl, se pudesse recomendar uma cidade na Alemanha, seria Rothenburg ob der Tauber. Que ódio de mim por não ter prestado atenção nas aulas de história!  
Arco de Röder/ Torre de São Marcos
 Essa torre fazia parte do primeiro anel da cidade. Reparem no ninho de cegonhas lá em cima! Nosso hotel gracinha, sobre o qual contei AQUI noutro post, ficava a alguns passos dessa fonte com flores.
Marktplarz- Rothenburg ob der Tauber
Em seguida já é essa praça bem grande com muitas coisas para serem apreciadas.
Town hall - Rothenburg ob der Tauber
 A Câmara Municipal domina a praça com sua fachada renascentista e arcos barrocos. A parte antiga fica atrás, em estilo gótico. A construção do prédio atual começou em 1250 depois que a velha câmara gótica foi destruída por incêndio, dez anos antes. É possível subir a torre e tem uma vista linda mas tudo que é de subir escada assim, não dá mais para mim, né?
Town Councillor's Tavern
Na fachada barroca da antiga Taberna de Conselheiros, que hoje é o Centro Turístico, tem um campanário e logo abaixo um relógio de sol, um relógio astronômico e a águia imperial só que eles não são a atração principal. Fica todo mundo esperando para ver de hora em hora o "Master Draught", ou o gole fenomenal, o trago incrível. Eu explico.
Master Draught Legend
Reza a lenda que em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, o Marechal de Campo Tilly estava furioso por que a cidade de  Rothemburg não se rendia e Tilly já tinha decidido executar quatro conselheiros. Clima tenso!! Todos os pedidos de misericórdia deram em nada e o prefeito Bezold teve que ir buscar o carrasco. Nesse meio tempo ofereceram para Tilly o melhor vinho da Francônia numa caneca onde cabiam três litros e 1/4. Ele caiu na bobagem de prometer poupar a cidade se um dos conselheiros bebesse a caneca toda num só gole. O ex-prefeito Nusch aceitou o desafio e conseguiu. Tilly ficou estarrecido mas manteve sua promessa. Dizem que Nusch dormiu três dias seguidos. Que ressaca! Mas salvou muitas vidas.

Desde 1881 tem um festival para comemorar esse feito. Imagine só! Enfim, quando o relógio bate as horas, as duas janelas se abrem e aparece a imagem do Tilly de um lado e do Nusch do outro virando a caneca. Muito legal. Eu adoro uma lenda assim tão oficial.
The Meat and Dancing House - Rothenburg ob der Tauber
Ainda na praça, essas duas casas enxaimel chamam a atenção. A vermelha está sobre a fundação original da antiga prefeitura que sofreu um incêndio em 1240. Os açougueiros venderam carnes no porão até o século XVIII. Hoje tem exposições de arte de artistas locais. A parte de cima era usada para comemorações, danças e depois para guardar uniformes militares. Hoje guarda as fantasias dos festivais. 
Fonte de São George em Rothenburg ob der Tauber
A fonte de São George é a mais bonita da cidade. Os camponeses da regiões vizinhas dançavam ao redor dela uma vez por ano para proteger Rothenburg da peste.
De acordo com uma outra lenda eles dançavam por alegria sobre um tesouro que um camponês descobriu num sonho.
Rothenburg é tão especial que foi cenário do Harry Potter e As Relíquias da Morte e foi inspiração para o vilarejo no filme Pinocchio do Walt Disney de 1940.  
Torre Röder - Rödertor
Essa é Torre Röder, por onde entramos. É a principal entrada e uma das duas únicas onde se pode subir até em cima. Na parte de baixo tem duas construções menores onde ficavam os guardas cobrando impostos sobre as mercadorias que seriam vendidas.

Roofs in Rothenburg ob der Tauber
Nunca me imaginei andando sobre um muro tão histórico. Nem estava na minha lista.
Backyards in Rothenburg ob der Tauber
De cima da muralha dá para ver os telhados e quintais das casas. 

Partes da muralha foram destruídas na última guerra mas eles reconstruíram tudo graças a doações do mundo todo. Só bomba mesmo para destruir uma coisa tão sólida e bem construída.
A Torre Branca em Rothenburg ob der Tauber
A Torre Branca faz parte da muralha de dentro, de antes da cidade crescer. Foi queimada na última guerra e reconstruída.
Plönlein - Rothenburg ob der Tauber
Esse cantinho é o cartão postal da cidade. Você já deve ter visto fotos. É chamado de Plönlein e significa pequena praça. Foi difícil tirar essa foto sem muita gente. A torre à direita é a Kobolzeller e a em primeiro plano a Siebersturm.
Torre do Castelo - Rothenburg ob der Tauber
Segundo os pesquisadores, aqui teve um castelo enorme do qual só restaram os portões. O portão é o maior e o mais antigo, do século XII. Quanto ao castelo, supõe-se que foi destruído por causa de um terremoto. 
Buraco da Agulha em Rothenburg ob der Tauber
De noite, para prevenir invasões, só abriam essa portinha no portão (adicionada em 1555) para que entrasse uma pessoa de cada vez. É chamado de buraco da agulha.
Torre do Castelo em Rothenburg ob der Tauber
Para atacar os inimigos jogavam óleo fervendo lá de cima sobre as pessoas, de dentro da boca dessa escultura.  
Deste ponto da cidade, uma vista linda. Lá no vale do rio Tauber, muitas atrações ainda para quem pode ficar por mais tempo.
Quase na entrada do portão do castelo tem o Burg Hotel que achei a coisa mais linda. Tem carinha de simples, mas é caro, viu? 
A torre Galgentor levava até o local das execuções na forca fora da cidade. Era o sinal visível da soberania legal da cidade imperial livre e foi demolido depois que isso se perdeu em 1810. Uma rota de fuga foi descoberta recentemente no antigo bastião e está aberta ao público. A cidade criou um playground de aventuras no fosso da cidade.
Vi peras, uvas e maçãs nas portas das casas. Um encanto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount