Protegida por canhões situados na ladeira de acesso, aqui, na parte alta, ficava a sede do poder.
Encontro do Rio Bunharém com o mar |
Pode-se ver as águas do Rio Bunharém se encontrando com as do mar.
Cidade Histórica, Porto Seguro |
Esta capela completava o conjunto do antigo Colégio Residência do Salvador, a primeira escola jesuítica para meninos, criada em meados do século XVI. Um jesuíta assim a descreveu:
"O sitio é amplo, de bom prospecto ao mar, tem quatro câmaras térreas forradas e oficinas acomodadas. A igreja é pequena, bem acabada."
Porto Seguro, Cidade Histórica |
O Colégio funcionou até 1759 quando o Marques de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil. Foi usado como moradia por um professor de latim até 1820. Abandonado, resistiu até 1917 quando uma firma local retirou seus materiais para construir uma serraria na Cidade Baixa.
Iniciada em 1730, no local da antiga matriz da Vila, sua construção arruinou-se antes de ser concluída. Foi reformulada e finalizada em 1773 quando a Coroa Portuguesa incorporou a Capitania de Porto Seguro. Seu destaque arquitetônico é a torre com dois vãos sineiros, única na Bahia.
Nossa Senhora da Pena, Porto Seguro |
Conserva ainda o antigo púlpito em madeira. A devoção à Nossa Senhora da Pena, protetora das Artes, das Ciências e das Letras, remonta à época do Renascimento quando artistas e escritores tomavam a Virgem Maria como fonte de inspiração. Essa matriz é a primeira igreja dedicada à ela no Brasil. Sua festa, comemorada no dia 8 de setembro, sempre atrai um grande numero de devotos.
Museu de Porto Seguro, Cidade Histórica |
Casa de Câmara e Cadeia (1756), onde funciona o Museu de Porto Seguro.
Igreja Nossa Senhora de Misericórdia, Porto Seguro |
Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia (construída em 1526 e reconstruída em 1535) com imagem do Nosso Senhor dos Passos. Construída no local da antiga capela quinhentista, tem a fachada em estilo barroco. Da igreja primitiva restam o púlpito e a imagem do Crucificado assim descrita por um viajante jesuíta em 1583: "Na Misericórdia tem um crucifixo da estatura de um homem, o mais acabado e devoto que já vi e não sei como a tal terra veio tão rica cousa"
Porto Seguro, Cidade Histórica |
Artesanato em Porto Seguro |
Produtos do cacau |
Uma parada para cocada e sorvete.
Este passeio leva pouco tempo. Não fique depois de escurecer.
Comentários