Pular para o conteúdo principal

Guaratinguetá - Dicas

Eu moro em um lugar tão privilegiado e perto de tantas cidades interessantes! Ultimamente resolvi deixar a preguiça de lado e botar o pé na estrada. Dá para fazer uma série de bate e voltas interessantes.
Paradinha na Dutra
Para quem sai de São José dos Campos, direção Rio de Janeiro, pouco antes de Caçapava tem um posto de gasolina que não tem como deixar de ver. Sempre paro aí porque gosto da loja ao lado. 
Tem vidros grandes de palmito de pupunha, pimentas, sucos de uva, tapetes de lã de carneiro etc. Dá para garimpar de tudo.
La Bufalina, Guaratinguetá
Seguindo viagem, pode-se parar em Taubaté para conhecer as figureiras. Fiz um post AQUI a respeito. Mas vamos ao motivo dessa viagem, a La Bufalina Gordinhas fazem de tudo por uma iguaria! Os proprietários, italianos de Salerno, produzem ricota e moçarela de forma artesanal, sem leite de vaca ou conservantes. Eu queria visitar a fábrica mas não é permitido. Também não pude fotografar o interior da loja, mas tudo bem. A empresa foi fundada pelos italianos Auricchio, uma família originária de Battipaglia, província de Salerno, região onde é produzida a melhor muçarela de búfala do mundo. Estão em atividade desde 1998 no Brasil com rebanho de mais de 500 cabeças. A moçarela é feita rigorosamente segundo os métodos da região DOC da Itália, onde foi criada. Tem ricota, para os interessados em uma alimentação saudável, cremosa e não possui gordura. Comprei também burrata e doce de leite de búfala (li que é menos doce e muito cremoso). A moçarela de búfala La Bufalina é totalmente produzida com leite controlado e 100% fresco. Não abre aos sábados, domingos e feriados, por isso fui hoje.  Atualizando em 2022: agora abriram uma loja em São José dos Campos!

Guaratinguetá, Catedral de Santo Antônio
Depois, no centro, não deixe de visitar a lindíssima Catedral de Santo Antônio. Adorei o azul, o altar, as pinturas no teto, tudo. Foi uma surpresa.
Guaratinguetá, Catedral de Santo Antônio
 Erguida em 1630 ! Reparem no órgão de 800 tubos! Aqui o Frei Galvão foi batizado em 1739 e rezou a primeira missa em 1762. Minha mãe falava demais nele. Ele levitava e aparecia em dois lugares ao mesmo tempo para cuidar dos doentes. Tinha dons sobrenaturais e era franciscano.
Guaratinguetá, Catedral de Santo Antonio
 Belos traços barrocos e forro de madeira azul. Na entrada, se pedirem, eles entregam as famosas pílulas. Só consegui três. Minha mãe me deu quando fui ter o primeiro bebê e eram tão antigas que fiquei com medo de morrer de infecção, rsrsr. Mas deu tudo certo. Vou guardar também para quando minhas filhas tiverem nenê ou alguém estiver gravemente doente. Elas são feitas de papel e contêm uma jaculatória (pequena oração) invocando Nossa Senhora.
Santo Antônio de Pádua e Lisboa, Guaratinguetá
A imagem de Santo Antônio de Pádua e Lisboa tem um metro e meio. É de barro cozido policromado. Sua origem é paulista/sul-fluminense e datável do século XVI/XVII. A restauração foi executada por Cristiana Cavaterra.
Guaratinguetá, Catedral de Santo Antonio
  Detalhe da flor no forro, de onde pendem os lustres.
Casa onde nasceu Frei Galvão, Guaratinguetá
 Ali pertinho, visite a casa onde Frei Galvão nasceu em 1739, mas a casa é anterior a isso. A edificação original, em taipa e pau a pique, foi reconstruída. O piso é original. 
Guaratinguetá, casa onde nasceu frei Galvão
Considerado santo ainda em vida, foi beatificado pelo Vaticano em 25 de Outubro de 1998 e canonizado em 2007 com o título de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão.
Guaratinguetá, casa de Frei Galvão
Interior da casa. Ele se consagrou à Nossa Senhora da Imaculada Conceição assinando o ato com seu próprio sangue.
Relíquias de Frei Galvão, Patrono da Construção Civil, título outorgado pelo Papa João Paulo II em Outubro de 2000.
 
 Oratório da família do Frei, do século XVIII. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, inspiradora das pílulas de Frei Galvão. Ele morreu em 1822 e está sepultado na Capela do Mosteiro da Luz que ele mesmo fundou e construiu para religiosas. Foi quando ele se destacou como arquiteto. 
Oração para Frei Galvão
Memorial de Frei Galvão, Guaratinguetá
Bem em frente tem o Memorial com objetos da família dele e uma fonte com água benta. Acredite se quiser, saí de lá muito em paz. Adorei saber mais sobre ele.
Daí peguei a Dutra de novo, sentido Rio. Encasquetei que queria experimentar o conhecido pato com laranja do Restaurante O Paturi. No km 58, passe embaixo do viaduto e vire 90 graus, senão você passa a entrada. Mesmo sabendo, eu errei. (12)3132-1975. Funcionamento: Segunda, fechado. De terça à quinta, das 11h  às 16 h e das 18h às 22h . Sextas e sábados, das 11h às  22h. Domingo, das 11h às 17h . 
Encontrei o que eu já esperava, um restaurante antigão honesto. Não tive coragem de pedir o pato porque achei caro, R$ 72,00. Pedi o prato executivo (R$ 40,00) que veio com esse patê de foie gras que não achei nada de especial. Os garçons são gentilíssimos. Derrubei duas vezes o guardanapo e "voaram" para trocar.
Restaurante O Paturi
Escolhi uma truta que fazia parte do prato executivo que inclui a sobremesa também e café. Estava ótima, achei que não iria dar conta, imagine, rsrs. Poderia ter uma apresentação melhor, não acham?
Restaurante O Paturi
Interior do restaurante. Quando a gente recebe visita de fora e não sabe onde levá-la, esse é um roteiro gostoso. Ainda pode-se parar no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida ou na Fazenda Nova Gokula, perto de Pindamonhangaba, que vai ser meu próximo passeio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount