Pular para o conteúdo principal

Quiririm - o que fazer

Quiririm, SP
Quem passeia pelas ruas da pacata Quiririm nem imagina o começo difícil que tiveram as famílias de imigrantes que aqui chegaram por volta de 1894. Mas isso ficou para trás. Hoje em dia é só alegria celebrada anualmente com muito charme durante a Festa da Colonia Italiana.
Quiririm, SP
Essa capelinha que fica na rua principal desse distrito de Taubaté é uma lembrança dessa época.
Quiririm, SP
Quiririm, SP
Foi fundada em 1895 pelo devoto Benedicto Pires de Camargo.
Casarão Indiani - Quiririm
Outro registro é o Casarão Indiani, que abriga o Museu da Imigração Italiana.
Linguiças Quiririm.
 Na rua principal tem uma paradinha imperdível e fácil de achar, a Linguiças Quiririm.
Quiririm, linguiças
Tudo caseiro e de ótima qualidade. Cada vez que vou trago algo diferente.
Tem tudo que um adulto "normal" pode querer.
Quiririm, SP
Desta vez notei que em quase todas as casas eles colocaram fotos de família homenageando os antepassados. Estilo de casas do meu tempo de Barretos!
Quiririm, SP
Na mesma rua tem também o Atelier do Fordão, artista popular de lá.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Quiririm
Depois do atelier, entrando à esquerda tem a pracinha com uma vista linda para o Paraíba do Sul. No centro dela fica a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1914.
Casa da Elisa - Quiririm
Passeio feito e levando a sério o nosso #fugindodocalor fomos para o restaurante Casa da Elisa. Atualizando em 2022. Restaurante fechado, acho que agora é só delivery. Checar antes de ir.
Quiririm- restaurante
Por mais que eu experimente os outros restaurantes da região, acabo sempre aqui. Já contei com detalhes AQUI sobre a Elisa e sua história.
Quiririm, restaurante
Tenho várias razões para gostar desse restaurante: parece que a gente está no quintal da casa de uma amiga mesmo, tem sombra de várias jabuticabeiras e a comida é honestíssima e as porções são grandes.
Quiririm, restaurante Casa da Elisa
Sabe quando o molho de tomate é de verdade?
Quiririm- nhoque de abóbora com pesto
Comemos esse nhoque de abóbora com pesto. O canteiro saudável de manjericão ficava ali do lado. Tudo "real food".
Cambucá
Dei sorte de novo de pegar a época dessa jabuticaba amarela, fruta em extinção que só vi lá no pomar da Elisa. Pense numa jabuticaba grande!! Só que é outra fruta, também conhecida como cambucá.Até o pé é igual e as frutas nascem grudadas no tronco também.
Estrategicamente,  Quiririm ainda fica a caminho de Campos do Jordão que contei AQUI e AQUI, então, se tiver tempo, vale a pena continuar viagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Aperitivos De Festa