Pular para o conteúdo principal

YYC - O belíssimo aeroporto de Calgary!

Calgary Airport
Que surpresa agradável chegar em Calgary e ver pronto o novo terminal do aeroporto internacional (YYC)!
A obra custou 2.6 bilhões de dólares, um planejamento de quinze anos e seis anos para executá-la. Ficou lindo, diferente, elegante e a cara de Calgary e do estado de Alberta. 
Todos os anos de planejamento se revelam nas obras de arte que  mostram a cidade de Calgary, os animais da região, as famosas Rocky Mountains, enfim, todo o Estado de Alberta. A ideia da empresa responsável, DIALOG, era essa mesmo, fazer com que a cidade se apresentasse aos visitantes logo na chegada.
Aeroporto de Calgary, obras de arte

As obras de arte foram executadas por artistas locais e estão nas carrosséis de bagagem, nos corredores, por todo lado! Esses búfalos são do artista Stewart Steinhauer Creston. Esculpidos à mão, agregam diversas técnicas.
Jeff Boer, aeroporto de Calgary
O artista principal é Jeff de Boer, nascido em Calgary. Imaginem que honra para ele, não é? O aço foi cortado com laser e moldados à mão
Arte no aeroporto de Calgary
Big Horn Sheep
Aeroporto de Calgary, arte.
Essa obra se chama Catch Of The Day e mostra uma águia pegando um peixe na água.
The Glacier Wall, Michael Mailhot
The Glacier Wall, obra de Michael Mailhot, realmente nos lembra que estamos em Calgary pois isso é o que se vê no horizonte lá, as Rocky Mountains e os rios com água turquesa e transparente.
Breakaway (Fuga), de Robert Spaith
YYC, Spring, de Al Stinson
Uma preocupação da DIALOG que achei muito apropriada foi o fato de insistirem em abrir espaço para pequenos comerciantes locais junto com as grandes redes. Assim, os habitantes de Calgary podem comer no seu restaurante antigo predileto, por exemplo, lá mesmo no aeroporto.
Três pinheiros de metal com onze metros de altura. Debaixo deles três animais robotizados que interagem, um castor, uma coruja e uma marmota, essa aponta a cabecinha para fora e depois volta para dentro do buraco quando nos aproximamos.
Os pinheiros, eu acho, devem ser uma referência à Douglas fir, uma conífera perene tipica da região.
 Chegar nesse aeroporto é como passear por uma galeria de arte. Adorei tudo!
Detalhe de rundlestone no aeroporto de Calgary
Outro detalhe é que fizeram acabamentos ao longo de todo o terminal com um tipo de pedra que só tem nas Rocky Mountains, a rundlestone. 
Voluntários no YYC
E para tornar tudo muito especial, do tipo "queremos te paparicar", os carrinhos elétricos com motoristas com chapéu de cowboy (idosos, diga-se de passagem) à disposição para dar carona de um terminal para outro. 
White Hatters ( chapéus brancos) no aeroporto de Calgary
O chapéu é uma referência ao Stampede, uma festa que contei AQUI nesse post. Esse pessoal é conhecido como White Hatters ( chapéus brancos), são voluntários. Verdade, juro. Eles chegam ao aeroporto para esse trabalho voluntário às quatro da manhã. Eu vi! Nem vou entrar no mérito da obra em si que é toda ecológica, inteligente e eficiente. 
Só me lembro de um outro aeroporto gostoso demais de passear, o de Amsterdã. Embora eu tenha tido uma experiência bem desagradável, o Schiphol é muito interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalmente entretenimento aos seus m