Pular para o conteúdo principal

Chapada dos Guimarães Vapt-Vupt

Nossa passagem pela Chapada dos Guimarães foi muito rápida mas deu para ter uma boa ideia da beleza de lá. É uma paisagem muito diferente.
Caminho para a Chapada dos Guimarães
Na ida, muita soja, como tínhamos visto por todo o caminho.
Chapada dos Guimarães
A primeira parada foi no Mirante da Chapada.
Do mirante dá para ver as planícies pantaneiras e a cidade de Cuiabá. Fica na face Sul dos paredões da Chapada e é um marco de altitude, equidistante entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Chapada dos Guimarães - Mirante da Chapada
Ele complementa o antigo marco localizado em Cuiabá que, segundo geógrafos é o marco exato do centro da América do Sul. Fica a 845 metros de altitude.
Chapada dos Guimarães
É de fácil acesso na beira da estrada.
Mais conhecido é o Morro dos Ventos por ter um restaurante grande (que estava fechado) e uma lanchonete onde tem um deck daqueles que você fica meio no ar. Dali vê-se um outro ângulo da vista linda.
Não recomendo na Chapada dos Guimarães
A lanchonete é um horrorzinho, desfalcada, péssimo atendimento e o banheiro mais fedorento do mundo.
Chapada dos Guimarães
A cidade em si é simplesinha, tem cara de cidade de praia com as lojinhas e pequenos restaurantes ao redor de uma praça.
Sebastião Veloz e Giva Gomez
Visitamos esse atelier muito interessante dos artistas Sebastião Veloz e sua esposa Giva Gomez. Essa cortina de cajus foi toda esculpida à mão. Eles fazem todo tipo de arte, algumas são admiráveis.
Olhem esse detalhe no quintal do atelier deles, a árvore é de verdade mas as flores foram pintadas no muro. Adorei.
Chapada dos Guimarães- banana é vida
Por pouco não comprei essa camiseta que representa tão bem o povo de lá, aliás, ô povo que gosta de banana!
Chapada dos Guimarães - Santuário de Santana
Daí tem a pracinha com um pessoalzinho à toa e tem nela o Santuário de Santana, bem preservado.
Centrinho da Chapada dos Guimarães de noite
Depois disso a opção foi jantar. Vários restaurantes simples com mesinhas para fora e cada um com um músico tocando mais alto que o outro. Uma guerra mesmo.
A comida estava gostosa e farta, tinha peixe e farofa de banana, claro. Exaustos da viagem, fomos de táxi para a casa de amigos onde íamos dormir.
A casa super confortável e num lugar bem verde.
O salão da churrasqueira redondo tem uma árvore enorme no meio.
Cachoeira Véu da Noiva - Chapada dos Guimarães
No outro dia fomos conhecer o Véu da Noiva.

Chapada dos Guimarães
Também de fácil acesso e muito lindo.
Pedra canga
Essa pedra é muito comum nos paredões da Chapada e em Mato Grosso. É a escória da jazida de ferro sem dureza para ser considerada pedra mas mesmo assim é muito usada em muros e construções.
Chapada dos Guimarães
Na estrada, já no sentido Cuiabá, essas formações parecem de outro planeta.
Chegamos por um lado na Chapada e saímos pelo outro. O Portão do Inferno ficava no caminho.
É um buracão na beira da estrada bem impressionante por que a gente não entende onde começa e onde termina.
Balneário Salgadeira- Chapada dos Guimarães
Para não dizer que não tomamos banho de cachoeira fomos no recém "modernizado" Balneário Salgadeira.
Balneário Salgadeira- Chapada Dos Guimarães
Eu não esperava um lugar tão arrumado e principalmente uma cachoeira tão enorme.
Chapada dos Guimarães - Salgadeira
O barulho é ensurdecedor. É chocante. O tempo de banho é contado. Eu fui e gostei muito por ser tão diferente.
Não dá para relaxar, tem que segurar o maiô. Mas deu para refrescar.
Esse balneário é um muito frequentado pelo pessoal de Cuiabá.
Chapada dos Guimarães
A beleza da paisagem na estrada indo para Cuiabá.
Lembrando que paramos para comer no restaurante Chapadão que eu contei AQUI noutro post com mais detalhes.

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount