Pular para o conteúdo principal

Cristina, Minas Gerais

Fiquei sabendo sobre Cristina e seus premiados cafés especiais por acaso, na porta do hotel de Maria da Fé.
Um deles é da fazenda do agricultor Sebastião Afonso da Silva, bi- campeão do Cup Of Excellence, que consagra os melhores produtores de café do mundo. Ele é de família simples e tinha vinte irmãos sendo que um deles hoje concorre lado a lado com ele.  
Quem organiza visitas às fazendas de café ( Fazenda Pinhal e Fazenda Santo Antônio) é a Pousada Casarão dos Noronha Kauage.  35-3281-1962    35 3281-1005
Pousada Casarão dos Noronha Kauage
Cristina se chamava Vila do Espírito Santo dos Coquimbus e o casarão está entre as doze primeiras edificações dessa Vila.  
É de 1850. Aqui é o café da manhã. Repare no forro!
Na pousada pudemos apreciar o café premiado. Detalhes dos grãos vermelhos do café estão por todo lado.
E aproveitamos para fazer um tour pelo casarão.
Muito bonito, os quartos reformados, cada um com o tema de uma flor.
Pousada Casarão do Noronha Kauage, Cristina, MG
São doze suítes. Que beleza esses janelões e a altura do pé direito!
O casarão fica ao lado da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Lá no alto, claro. Aliás quanta ribanceira! Fico só imaginando como era antigamente, o povo subindo a pé até à igreja com aquelas roupas no verão! 
Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Cristina, MG
Foi construída entre os anos de 1949 e 1953 tendo como base a antiga Igreja Matriz do século XIX.
Cristina
 foi fundada há 213 anos e emancipada politicamente há 160. O nome é uma homenagem à Imperatriz Tereza Cristina, mãe da Princesa Isabel, que se hospedou na residência do Conselheiro do Império Joaquim Delfino da Luz. Ele era respeitadíssimo, afinal, foi por causa dele que a Princesa veio até à cidade. Seu túmulo é muito visitado no cemitério local.
Casarão em Cristina, MG
O casarão onde a princesa se hospedou não existe mais mas poderia ter sido esse aí que achamos perto da Pousada dos Noronha Kauage.
Está tão bem conservado que dá gosto ver!
Cortinas impecáveis, pinhas, esses globos de vidro, as ferragens, as eiras e beiras. 
Calçada com brasões.
Casarão em Cristina, MG
Uma joia da arquitetura da época. Esta é a porta que dá para a Praça do Chafariz, do outro lado da rua. 
Cristina, MG. Chafariz
O único chafariz em alvenaria ainda existente no Sul de Minas. Foi o primeiro serviço de canalização de água da cidade. 
Cristina, MG. Portão de ferro da hípica
Cristina fica a uns 17 km de Maria da Fé. Fomos descobrindo a cidade aos poucos, sem
roteiros e fomos parar na pequena hípica da cidade. De lá saem passeios monitorados a cavalo pelas matas. Aliás, cavalos mangalarga marchador. Aí sim!
Sindicato rural de Cristina, MG.
Vimos até um concurso de vaca leiteira no sindicato rural!
Estação Ferroviária de Cristina, MG
A
 Estação Ferroviária  foi construída no final do século XIX. Ficou abandonada muitos anos e em 1991 passou por uma completa restauração e hoje é o Terminal Rodoviário. 
Locomotiva Consolidation em Cristina, MG
Locomotiva, do tipo “Consolidation”, fabricada nos Estados Unidos em 1911 pela Baldwin Locomotive Works. Circulava nas linhas que ligava Três Corações, Itajubá, Soledade, Varginha e Machado nas primeiras décadas do século. Ao lado dela fica o Museu do Trem. 
Obra de Chico Cascateiro em Cristina, MG
Obra de Chico Cascateiro, da década de 20 do século passado, compõe o conjunto arquitetônico da Praça Santo Antônio. Muito original, sua composição imita pedras, cipós e troncos. No alto da escultura, uma reprodução do "Manequinho" que faz um sucesso enorme. Chico Cascateiro foi um criativo estucador português, muito observador, reproduzia a fauna e a flora em estucagem, gesso e argamassa. Existem muitas obras dele por todo o Sul de Minas. 
Casarão dos Noronha Kauage em Cristina, MG.
Só sei que quero voltar para me hospedar no Casarão dos Noronha Kauage, conhecer uma fazenda de café, fazer o passeio a cavalo pela mata nativa e conhecer o Parque Urbano da Cachoeira da Gruta que fica dentro do perímetro urbano.
Gente, eu sigo o Aventuras de Guto que é da região. Ele é um cara simples e com pouco dinheiro conheceu quase o mundo todo. Figura rara, bom coração, sou fã dele. Enfim, ele fez um episódio onde dormiu lá no Casarão dos Noronha Kauague. Veja AQUI
Clique para conhecer outros pontos turísticos de Cristina

Comentários

lis vissotto disse…
Quanta história tem esta pequena cidade! Também quero voltar, um dia foi pouco, deve ter ainda muita coisa à explorar! Adorei os pormenores sobre a cidade! Lindas fotos!
virginia costa disse…
Obrigada pelo comentário. Sua companhia é ótima! Vamos voltar sim! Bj

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount