Pular para o conteúdo principal

Maria da Fé, MG


Maria da Fé - MG
O turismo no interior de Minas Gerais, próximo ao estado de São Paulo, é despretensioso, quase improvisado. Sorte que no final dá tudo certo.
Maria da Fé, MG
A simpatia e hospitalidade inerente aos mineiros acaba compensando qualquer eventualidade. O que eu quero dizer é que, ao visitar qualquer dessas cidadezinhas, não se deve esperar aquele profissionalismo (impessoal) de grandes centros turísticos.
Maria da Fé - MG. Antigo casarão onde hoje é uma pousada.
Cada um vai ter um caso diferente para contar, vai depender do dia da semana, do tanto de gente, do humor do mineiro e do seu, do jeito como você os aborda, da sua pressa, da sua fome e da sua sorte. Pois é, tudo isso junto e misturado pode te render uma viagem muito agradável e você ainda volta com a mala cheia de coisas deliciosas, cada umazinha com uma história para contar.
Maria da Fé, MG. Antiga estação, hoje Centro Cultural
Daí é assim, aquele pedaço de queijo, de goiabada, de marmelada, aquele pé de moleque, o azeite, o café, até a banana, cada coisinha volta para nossa vidinha, nossa rotina, com uma memória de prazer e de saudade.

Maria da Fé, MG.
O que pode dar errado, claro, eu não vou mencionar e não estou aqui para isso, além do mais, imprevistos desagradáveis em viagens não são exclusividade do destino de hoje. Estou dando uma volta danada, na verdade, para dizer que Maria da Fé não é um destino imperdível mas pode sim ser um passeio muito agradável se você relaxar e incorporar o espírito de uma cidadezinha de interior mineira, tranquila, com uma moldura de montanhas lindas, comida honesta e gente hospitaleira. Tá? Nem mais nem menos.
Aposentados na praça em Maria da Fé, MG
Adorei essa cena dos aposentados jogando em frente à igreja. Não se vê mais isso.
Fui com amigos e ficamos no hotel Colonial Gold. Ótima localização, wifi, estacionamento e café da manhã.
Hotel Colonial Gold, Maria da Fé, MG
Bem confortável e ficava muito próximo do motivo da nossa ida até lá, o Festival de Inverno.
Nos recomendaram o restaurante Dona Marta, sem o menor charme externo.
Restaurante Dona Marta - Maria da Fé, MG
O almoço, o serviço e o interior nos surpreendeu. Comida bem feitinha no fogão à lenha, torresminho delicioso, pastelzinho, salada fresca, limão rosa, cachaça à vontade e mais sobremesas deliciosas.
Restaurante Dona Marta - Maria da Fé, MG
Preço por pessoa, R$ 23,00. Mais honesto, impossível. 
A menina do hotel disse que esse restaurante aí, o Três Marias, é tão bom quanto, só que um pouquinho mais caro.
Maria da Fé, MG
Bem no meio da cidade tem uma série de lojinhas padronizadas, simpáticas, com artesanato local.
Maria da Fé, azeites.
As que são relacionadas ao azeite são especiais pela decoração de bom gosto e pelos perfumes.
Produtos do azeite em Maria da Fé, MG
Os produtos são deliciosos e bem embalados. Tem sabonetes feitos com o bagaço e pó do caroço das azeitonas, hidratantes, esfoliantes e sérum. Aromas deliciosos.
EPAMIG, Maria da Fé, MG.
Visitamos a EPAMIG (cooperativa dos produtores de azeitona) que é a única produtora de mudas de oliveira do Brasil e que deu origem a duas variedades de oliveiras genuinamente brasileiras resultadas de cruzamentos e anos de pesquisas da instituição: a JB e a Maria da Fé.                 
EPAMIG, Maria da Fé, MG.
Dá para conhecer o maquinário e comprar mudas. Deve ser muito interessante assistir a "tortura" ( termo usado pelo funcionário muito simpático que nos atendeu) delas na época, o que acontece em março.
Logo ao lado, coisa que dá para fazer a pé,  tem o atelier do artista Domingos Tótora.
Domingos Tótora - Maria da Fé, MG
É coisa de cair o queixo. Que artista! A matéria prima dele é o papelão, esse mesmo que a gente joga fora todos os dias.
Domingos Tótora - Maria da Fé, MG
Junta o papelão triturado, água, cola branca e muita criatividade e faz essas peças belíssimas onde o papelão volta a ser rígido como a madeira que foi antes. É muito divertido ver como fazem.
Domingos Tótora - Maria da Fé, MG
Formas orgânicas, simples, gostosas de tocar. Um show.
E o moço é premiado e reconhecido internacionalmente!
Domingos Tótora - Maria da Fé, MG

Muito merecido. Compraria tudo!
Gente de Fibra - Maria da Fé, MG
Domingos Tótora também deu a maior força na fundação da Cooperativa Mariense de Artesanato, conhecida como Gente de Fibra. Estava fechada por causa do evento do festival do Azeite mas vi as peças  incríveis e delicadas na feira. São feitas de papel kraft e fibra de bananeira. Rua Teodomiro Santiago 160. Também dá para ir a pé.
Leonardo Bueno - Maria da Fé, MG
 Outro artista sensacional é o Leonardo Bueno que tem um atelier bem na entrada da cidade.
Leonardo Bueno - Maria da Fé, MG
Ficamos impressionados pela sua arte. Peças feitas com madeira recuperada. Suas obras já estão por toda parte do mundo.
Leonardo Bueno - Maria da Fé, MG
Todo mundo tirou foto com as asas, um tema que ele adora.  
Tivemos sorte de conhece-lo, foi muito gentil, nos explicou tudo, foi uma viagem por sua vida e arte. E que "moço" simpático e alto astral! Saímos fãs forever. Na foto acima é a última pessoa do lado direito.
Leonardo Bueno - Maria da Fé, MG
Essa casinha de cachorro protege do frio e de sons. Genial!
Maria da Fé, como muitas de nossas cidades, tem umas casas lindas com carinha de novela das seis que imploram por restauração. Eu sei, eu sei, temos prioridades, mas dá uma dó danada de ver. Fico só imaginando esses casarões, como seriam se fossem restaurados.
Fazenda Maria da Fé
Bem pertinho do centrinho, a uns 2 km, fica a Fazenda Maria da Fé.
Fazenda Maria da Fé
Lá eles produzem azeite, vendem queijos gostosos, tem morango, doce de leite, sorvete com azeite etc.
Fazenda Maria da Fé.
É mais um ponto gostosinho para conhecer.
Fazenda Maria da Fé 
Aberto de segunda a domingo de 9:30h às 16h. O restaurante funciona sábados, domingos e feriados. 
De todos os azeites que provei, particularmente, esse aí foi o que mais gostei.
Universidade Holística do Brasil
Um pouco mais adiante, de carro, fomos conhecer a única Universidade Holística do Brasil. Fica num lugar rodeado por mata.
Universidade Holística do Brasil
Universidade Holística do Brasil, Maria da Fé, MG
Dentro da pirâmide tem esse gongo feito à mão e essa exótica cadeira de encaixes.
Oferecem uma infinidade de cursos nessa área tais como access bars, benzimentos, cone hindu, spa espiritual, plantas medicinais, curso de tarô, radiestesia, radiônica, geobiologia, curso de mesa radiônica quântica, feng shui, reike, constelação familiar e muitos outros. Para quem gosta é uma verdadeira Disney.
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, Maria da Fé, MG
Agradável surpresa foi a Matriz. Por fora nada de tão especial. 
Na torre central está o campanário com três sinos de bronze e um relógio.
Maria da Fé, Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes.
Por dentro achei belíssima.É Patrimônio Cultural, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA.
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes - Maria da Fé, MG
As pinturas foram feitas pelos irmãos italianos Pietro e Ulderico Gentilli.
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes - Maria da Fé, MG
A Paróquia de Maria da Fé foi criada em 1908. Em 1922 alguém esqueceu uma vela acesa na sacristia e a igreja toda pegou fogo.

Maria da Fé, Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes.
Só a imagem da Nossa Senhora de Lourdes, feita de madeira, não foi consumida pelas chamas. É a mesma imagem que está no altar da foto. Enfim, após o incêndio demoliram tudo e tentaram construir uma nova igreja em 1928 mas já em 1931 acabou o dinheiro. O altar-mor , todo em mármore de Carrara, chegou da Itália em 1932. A pintura dos irmãos italianos só começou em 1939 e no ano seguinte a nova Matriz foi inaugurada. 
As esculturas em madeira e gesso são de Marino Del Fávero, também italiano. Anjos, imagens, o púlpito, detalhes das bordas das postas e arcos, capitéis das colunas e os altares das capelas laterais, foram confeccionados pelo artista em madeira marmorizada, gesso e metal.                                                                                   

Comentários

lis vissotto disse…
Adorei toda a viagem pois os mineiros são sempre hospitaleiros e os dias estavam lindos, com céu azul, o que contribuiu muito para tantas visitas interessantes!Seu blog sempre dá as melhores dicas das cidades que visita pois além do olhar sincero ainda traz a pesquisa histórica de cada local! Show
Unknown disse…
Minas e suas particularidades :)
Muito bom!

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount