Pular para o conteúdo principal

Pierogi, uma delícia ucraniana/polonesa

Pierogi em Curitiba
Eu adoro pierogi. Conheci quando visitei Curitiba e comi os famosos pierogi do Tadeu, polonês. Tinha recheio de pernil com chucrute e molho de champignon. Eu contei AQUIO polonês Tadeu Kawalec acho que é o personagem mais conhecido de Curitiba. Apaixonado pelo Papa João Paulo II, esteve em Roma para sua beatificação e levou uma bandeira enorme do Brasil e a colocou num mastro de 6 metros de altura. Esperou 15 horas na praça do Vaticano. Já apareceu até na Ana Maria Braga e vende seus pierogis nas feiras e em sua loja há 23 anos.
Pierogi em Campo Grande, MS
Daí eu comi na casa de amigos em Campo Grande, o marido é, se não me engano, descendente de poloneses e ucranianos. Estava maravilhoso, com recheio de queijo. A palavra ‘pierogi’ está no plural em polonês, o singular é ‘pieróg’ – pronunciado pie-RÚG. Os pierogi são recheados de forma semelhante a outros tipos de bolinhos de massa, por exemplo, a gyoza japonesa ou o ravioli italiano. 
Em São Paulo, na Feira de Pinheiros, comi um maravilhoso, massa bem fininha e com cebola caramelizada por cima. O restaurante se chama Polska Café & Pierogi. Não sei se ainda existe esse restaurante. Enfim, até agora adorei todos. Tradicionalmente, os pierogi são servidos com coberturas simples: cebolas fritas, bacon, manteiga derretida, creme azedo ou torresmo.
Pierogi no Canadá
Também comi na Ukrainian Heritage Village,  com recheio de batata e estava ótimo. Eu sei, comida em bandeja de isopor fica muito feia mas pedimos diversos pratos e estavam todos ótimos. Se alguém tiver uma receita, por favor, me mande. Você vai ouvir também pirogue, pierog, perohê, pyrohy ou varenike. Geralmente é servido cozido, frito ou assado e recheado com ricota e batata. A origem é polonesa e ucraniana e foi difundida pelos imigrantes que vieram para cá. 

Comentários

virginia costa disse…
Obrigada, Fábio, que bom!

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...